Vc tá meio sumido...
Versão Imprimível
Vc tá meio sumido...
Abri de novo o acoplamento para ver como estava.
Na desmontagem observei que o eixo rodava mais leve que antes.
Coloquei mais Prolonga até o espaço interno ficar completamente cheio, ao fechar tava bem pesado para rodar com a mão.
Na válvula termostática tem um sensor auxiliar, tirei.
Existe uma circular de manutenção da Kia que aconselha isso, descobrí hoje.:concordo:
LAMA!!
Voce não retificou o motor ou simplesmente trocou junta?.-Se o motor foi aplainado e ou a junta foi substituída, pode ser que o seu motor esteja muito tachado e isto provoca super aquecimento também...o radiador esta com a carenagem da ventoinha?... a falta da mesma descentraliza o fluxo de ar quente que sai do radiador em direção ao gel !... -Se isto tudo esta ok, trave a ventoinha para giro permanente. Tem que parar de ferver... abraços
Pessoal,
Neste fim de semana fui viajar, subi uma serra, o trajeto foi de 550 km. Eu abria o capô toda vez que parava em um posto para conferir o nível da água, tudo ok. Mas quando eu estava voltando na descida da serra o marcador original de temperatura acusou superaquecimento, parei imediatamente e descobri que estava quase sem freios, saia fumaça do freio dianteiro esquerdo, abri o capô e descobri que o fluído do radiador havia vazado e encharcado o freio, por isso foi difícil parar. Reparei que a água do radiador subiu até o gargalo do reservatório de expansão e começou a vazar, e eu ainda precisava percorrer quase 100 km para chegar em casa. Dei uma parada em um restaurante, tomei um café e esperei a temperatura baixar, 20 minutos depois antes de sair do restaurante abri o capô novamente, a água no reservatório agora estava na metade. Quando cheguei em casa esperei o motor esfriar um pouco, abri a tampa do radiador e completei a água, havia sujeira na borracha da tampa do radiador, parecia areia, mas a água estava limpa como sempre, bem azulzinha.
PORQUE O FLUÍDO DO RADIADOR EXPANDIU ATÉ O GARGALO DO RESERVATÓRIO?
Obs.: Troquei a tampa do radiador 4(quatro) vezes em um ano, até descobrir a melhor marca. Manutenção no radiador fiz 2(duas) vezes em um ano. Fluído do radiador troquei 10(dez) vezes em um ano (sinceramente acho que troquei umas 17 vezes). A água do radiador não é consumida, NÃO BAIXA. Seria problema na tampa do radiador?
Abraço
Oi Júlio,
Isso só ocorre em viagens mesmo, na minha opinião o que acontece é uma sequencia de fatos.
1- Viatura na estrada a temperatura do motor, componentes, cofre e tudo mais fica bem alta.
2- A ventoinha estando um pouco passada acaba demorando um tiquinho a mais para acoplar, suficiente para a temperatura chegar aos 95º.
3- A temperatura subindo a aos 95º, mesmo que por alguns instantes, é o suficiente para haver uma maior expansão da água, por isso acaba vazando alguma coisa pelo ladrão do vazo expansor.
Pra mi é o primeiro sinal que a ventoinha precisa de manutenção, tem acontecido comigo exatamente o que aconteceu com vc, porém nunca sobe mais que 97º, e por segundos apenas, é só a ventoinha acoplar que volta pra casa dos 80 e tantos graus. Quando chego ao destino está faltando alguma água no reservatório.
O que estou achando estranho no seu caso é que aconteceu em descida de serra.
Boa lama!
Robinho
Júlio, me diz uma coisa, como se comportou o guster?
Bom, a tampa do radiador certamente não é, pois não daria o mesmo defeito seguidamente.:discordo:
Partindo por eliminação: Tens certeza absoluta que o cabeçote não está com problema?
Quando comprei a minha, levei direto na Kia e fizeram aquele teste com o copo com água, para ver se saíam bolhas.
Com a análise do mecânico, ele deu certeza que meu motor não tinha fervido.
Acho que é por onde começar.
Verifique ainda a válvula termostática, pois pode ter trancado um pouquinho aberta.
Apesar do trânsito na cidade, na estrada trabalhas com o giro mais alto e contínuo, sendo insuficiente a ventilação da BR no radiador.
Olhe ainda a bomba d'água. O mecânico disse que radiador muito sujo, depois de limpo, pode afinar as pás da bomba(verdade?).
Boa sorte!:concordo:
Trojão,
Não uso Guster, uso marcador original. Já fiz aferição em aparelho na auto elétrica, está marcando certinho, ele sempre me salvou da "fervura". Na descida da serra o "freio motor" fez a temperatura aumentar, e também foi só na descida que percebi que a água havia vazado demais. Vocês notaram que eu sempre me "orgulho" (em mensagens antigas) que a minha ventoinha não é barulhenta, seria esse o problema? Ela não "ventila".
Obs.: PEÇAS QUE TEM UM ANO DE USO:
-VENTOINHA (ORIGINAL DA KIA BESTA 2.2)
-VÁLVULA TERMOSTÁTICA
-CABEÇOTE (NOVO) COM PARAFUSOS E JUNTA
-BOMBA DA ÁGUA (REVISADA OK)
-FLUÍDO DE RADIADOR (TROCADO QUASE 20 VEZES)
-COLMÉIA DO RADIADOR (REVISÃO FEITA 2 VEZES EM 1 ANO)
-TAMPA DO RADIADOR TROCADA 4 VEZES
Saem algumas bolhas do sistema, o mecânico da Kia disse que é normal... Se a água não baixar, está OK.
Abraço
Oi Júlio,
Fique tranquilo, tem uns 3 meses que começou a acontecer o mesmo com a minha viatura, vai por mim que é a ventoinha começando a dar sinal de caca.
O teste do copo no vazo expansor é assim mesmo, vez ou outra saem poucas, vagarosas e pequenas bolhas, o problema é quando sai bolhas grandes e intermitentemente, isso aliado à constante falta d'água no radiador toda manhà, coisa de um copo americano, aí é cabeçote indo pro espaço mesmo, no mais sem stress.
Boa lama!
Robinho
Ps.: mais um que confia no pau do painel...:mrgreen:
Júlio, o mecanico que foi gerente de oficina KIA durante 5 anos, me disse que o sistema de acoplamento mesmo novo, pode ter sido mal estocado e ter a vida útil afetada.:putz:
Segundo ele, a GMB e a KIA recomendam estocar na posição vertical, fora de contato com energia elétrica e sem impactos (bater, cair).
O acoplamento do meu SPT também não faz barulho.
Abra o seu e põe a borracha, o quem tem a perder?
Colocar um TÊ e ligar a mais um vaso de expansão auxiliar?
Seu problema tá meio complexo, afinal na descida era pra esfriar.
LAMA!!
Glaicon,
Descobri, o radiador furou na viagem, aí o furo minúsculo deixava entrar ar no sistema. Troquei a colméia do radiador ha pouco mais de um ano, quando fez um ano exato o radiador furou, e foi soldado, agora a solda furou de novo. O motivo: O fluído do radiador corroeu a colméia nova.
Obs.: Sempre usei o fluído com a especificação e quantidade recomendada pela Kia.
Abraço