es uma bomba de agua de uma esportage 2.0 tdi, las pa de la ventuinha estan dentro do motor nao fico uma em nel rotor da bomba de agua
Versão Imprimível
es uma bomba de agua de uma esportage 2.0 tdi, las pa de la ventuinha estan dentro do motor nao fico uma em nel rotor da bomba de agua
Amigos, alguem ja testou a circulação de água na serpentina de refrigeração de oleo na base do filtro?
Acho que ninguém aqui testou a circulação da água na serpentina... Qual seria sua dúvida Nava? Alguma maneira eficiente para testar a circulação?
Abraço
Júlio,
Lembra do prob. da tampa original...bem, novamente o fluído foi para o tanque auxiliar e nada de voltar, acabei colocando a genérica q já estava no porta-luvas e nunca mais acontenceu...muito doido isso, o acabamento da original parece ser bem melhor, contudo não cumpre a função corretamente...ou será tivemos muito azar na compra? A minha original tb é zerada...Abs.
Ah, sei la, comprovar se ta ok. Tipo, tirar a mangueira da saida e ver se ta circulando...
O melhor é eliminar a tampa e fazer um sistema selado, vai gastar cerca de R$ 150,00 e nunca mais se preocupar com a tampa.
julio fala pra mi e como foi esperimentaste como te fue
Miguel, não acredito que resolvi este problema do cabeçote... Já economizei R$ 900,00 por sua causa, obrigado.
Abraço :concordo:
Vou usar esse tópico pra não criar um novo!
Seguinte, após resolver a situação da embreagem sangrando o sistema e gastando alguns litros de fluido me deparei com outro problema, dessa vez mais grave.
A famigerada "fervura" do motor! Ele chegava naquela marca do meio e ficava um tempo, passado um periodo pam! Subia sem parar, aconteceu algumas vezes e eu sempre parei antes de chegar na marca máxima, acontece que eu percebi que mesmo quando estava antes da marca do meio ficava aquele barulho de chaleira fervendo e criava-se muita pressão dentro do radiador(tampa é nova) a ponto de rasgar a mangueira de retorno da agua.
Enfim o diagnostico foi que estava vazando compressão pro radiador ????
A solução seria trocar junta e aplainar o cabeçote, feito isso me volta a camionete sem mais problemas de aquecimento e aparentemente com tudo resolvido... ledo engano, ao que parece os problemas só se dividiram em fatias menores.
1) O motor voltou com uma barulheira de vento insuportável, parece um caminhão, quando chega na faixa do turbo me sinto dirigindo uma scania! O que me leva a crer que eles fizeram algo com a ventoinha.
2) Tenho quase certeza que ela ficou mais fraca
3) Antes da "arrumação" era só dar o arranque e ligava quase instantaneamente, agora ele precisa girar um pouco pra dar a partida e as vezes tenho que tentar duas vezes, mesmo com ela "quente".
4) Abri o radiador agora e percebi que está cheio de um lodo, que parece oleo mas tem cheiro de diesel, embora não entenda como possa entrar diesel no radiador...
5) A temperatura agora não chega nem perto da marca central, raramente sai muito alem da marca de baixo, o mecanico falou que trocou o sensor então não pode ser erro de medição! Pelo meu parco conhecimento de motores eu sempre soube que um motor diesel deve esquentar até sua temperatura normal para ter a correta lubrificação e pela minha experiencia com a sportage essa temperatura é um pouco abaixo da marca central correto?
E é 'SÓ' essas coisinhas que estão a me incomodar :dance:
Desculpe pela extensão do texto, abraços.
tio-mica,
Não tem de que se desculpar, o texto tá de bom tamanho.
1- A ventoinha deve estar realmente travada, com a viatura fria tente girá-la com a mão se não girar é pq travaram mesmo, eu acho uma fria andar com ela travada.
2- O fato dela ter ficado mais fraca pode ser por fechamento da bomba, dê uma pequena abridinha na bomba e perceba o comportamento da potência e também da fumaça, mas confira o filtro de ar, se estiver passado enfraquece e fumaceia mais.
3- Demorando a pegar pode ser a bomba ou as velas aquecedoras, a bomba como o próprio nome diz é uma bomba mesmo, mas as velas é só vc tirar e testar ligando direto na bateria mesmo, se encandecer instantaneamente é a bomba.
4- Troque você mesmo a água do radiador, faça isso semanalmente por umas 4 vezes, coloque pouco aditivo só pra não deixar enferrijar mesmo, na derradeira lavada coloque um bom aditivo na proporção 40% aditivo 60% água, e só daí um ano que se preoculpara novamente.
5- O sensor deve estar errado ou marcando errado, deve ficar sempre um tiquim abaixo do meio, e dalí não sai mais, de jeito nenhum.
Mas antes de tudo isso faça o teste das bolhas na garrafa, e perceba se tem pressão no radiador com a viatura fria pela manhã.
Qualquer coisa estamos aí!:concordo:
Boa lama!
Robinho
Pessoal,
Semana passada percebi que a água do radiador se expandia acima da metade do reservatório de expansão, e começou a aparecer forte pressão no radiador quando abria a tampa com o motor frio pela manhã, além de aparecer sujeira na borracha da tampa.:cry: Toda vez que eu ia viajar, a água do radiador subia até a boca do reservatório de expansão e começava a vazar, faltava água, e é claro, surgiam algumas bolhas de ar no reservatório. Também tinha um vazamento de óleo na junta do cabeçote.:putz: Eu pensei em comprar outra tampa de radiador, seria a 5º tampa em pouco mais de um ano, mas deduzi que eu só estava mascarando o problema comprando novas tampas.:pensativo: Putz! Eu achava que o problema sempre estava nas tampas defeituosas e não era nada disso, todas tampas que comprei estavam boas.:shock: Resolvi ler o procedimento que está escrito na tampa de válvulas(foto esquerda) e falei com um mecânico "expert" em Sportage, ele possui todos os manuais técnicos de todas as Sportages. O mecânico ainda me emprestou um torquímetro e me informou o quando de torque teria que dar nos parafusos do cabeçote e quanto de aperto angular seria necessário executar após usar o torquímetro. É claro que um “Gambitequeiro” como eu não ia levar a Sportage pra oficina só pra fazer isso,:discordo: resolvi fazer isso em casa pra ter certeza que o serviço seria bem executado. Apertei os parafusos do cabeçote, seguindo a seqüência de aperto e todos os procedimentos do manual técnico da Kia(foto direita). Após o re-aperto percebi que a água se expande muito pouco no reservatório(normal), até parece um sistema de arrefecimento do tipo aberto dos carros mais novos. A pressão na tampa do radiador sumiu, as bolhas desapareceram completamente, o vazamento de óleo que escorria da junta parou, e o melhor de tudo: Voltei a usar a tampa original da Kia que comprei ano passado, ela está absolutamente nova, as 3 tampas que tenho estão ótimas:mrgreen:. Eu troquei 4 vezes a tampa do radiador e no fim era só re-aperto nos parafusos do cabeçote. A todos que tem Sportage a diesel: Quem dirige por horas, quando pára para conferir a água e percebe que a água do radiador expandiu até a boca do reservatório e começou a vazar, pode ter certeza que está faltando aperto nos parafusos do cabeçote. A água não pode vazar em nenhuma situação. Quando troquei o cabeçote a mais de um ano, o mecânico com certeza não seguiu os procedimentos do manual técnico da Kia, quando apertei os parafusos me assustei, alguns estavam "atarraxados" de aperto e outros estavam frouxos, podia ter queimado a junta. Um conselho: Não quer que o mecânico erre? Faça você mesmo. :pipoca:
Abraço :concordo:
Bom, pelo jeito o Júlio vai abrir o tópico "vendem-se tampinhas":mrgreen:
Júlio, essa história do correto reaperto acredito que seja verdadeira.
Para teres uma idéia, quando comprei a SPT e levei na Kia para mostrar ao meu amigo, que é o gerente da loja, e falando sobre cabeçote, junta, tampa e outras coisas que vão para o espaço com a fervura, eles falou exatamente sobre as porcas e parafusos da parte superior do motor, "que também devem ser trocados, pois eles são flexíveis".:shock:
Foi isso mesmo o que ele disse. Os parafusos suportam determinada pressão, e esta se perde com os trabalhos de aperta-desaperta.
É verdade MAAT?
Por isso, se você fizer novamente o serviço "só pra confirmar se tá bem apertado", lembre-se disso.:concordo:
Um abraço.