Pessoal,
A título de contribuição vou colocar a minha "experiência" neste assunto:
- Comprei minha SPTG em março deste ano e a temperatura jamais saiu daquele ponto 1 mm abaixo do traço central. Mesmo em ladeiras com reduzida, em trânsito pesado de Sampa e na subida da serra de Santos, jamais saiu do ponto. Se não fosse pela saida do zero até aquele ponto, quando ligava pela manhã, podia jurar que o ponteiro havia travado...
Pois bem: Outro dia fui surpreendido com o ponteiro um pouquinho acima do meio. Como ele voltou à posição tradicional em alguns minutos, não dei muita bola pra isso, porém, já era um sinal que alguma coisa não andava bem...
No dia seguinte, sai de manhã e peguei uma estrada asfaltada. Depois de meia hora, no meio de uma subida, fui surpreendido com vapor dágua saindo por todos os buracos imagináveis do painel. Quando olhei no ponteiro da temperatura, ele estava encostado no H. Abri o capô e o vapor tomou conta da viatura inteira, além de um chiado de panela de pressão.
Desolado, sentei no barranco e me pus a esperar que a temperatura voltasse ao normal, quando eu pretendia dar partida, já que o motor tinha morrido antes de eu parar no acostamento.
Nisso parou um caminhão e o mtorista me ofereceu agua para o radiador. Com cuidado abrimos a tampa do radiador e colocamos toda a agua existente, mas que ainda fora insuficiente.
Quando o vapor e a chiadeira diminuiu, tentei dar partida, que nada, antes o motor dava meia volta e pegava, agora, quase acabei com a bateria e nada. O caminhoneiro ja tinha ido, pois lhe dissera que ligaria para o guincho.
Quando tentava ligar para a seguradora, chegou um cara com uma Pampa e se ofereceu para me rebocar até sua oficina na cidade, que ficava a uns 5 km dali. Entre ficar na estrada deserta e ir para a cidade, preferi a segunda, mesmo com a ajuda de um mecânico desconhecido.
Chegando em sua oficina, após alguns testes, o motor chegou a pegar, mas não tinha força e soprava toda agua pela tampa do radiador. Foi ai que veio o decreto: Queimou a junta do cabeçote.
Optei então por guinchar a viatura até Ribeirão Preto e leva-la a um mecânico conhecido meu. O diagnóstico não foi diferente: Junta queimada.
Retirado o cabeçote, e encaminhado à retífica, tive a boa noticia que não havia fissuras, portanto, a aplainagem dele resolveria a questão.
Já que estava desmontado, resolvi já fazer limpeza dos bicos.
Ambos os mecanicos deram como causa o emperramento da Valvula termostática e ambos me aconselharam a montar novamente sem ela. Relutei, mas concordei em deixar a dita cuja de fora.
Pronto o serviço, cabeçote no lugar, aproveitei para trocar as correias e o oleo e filtros, embora não tivesse havido mistura de agua no óleo.
A viatura pegou na primeira e voces não imaginam a minha cara de felicidade...
- Quando fizer 1000 km voce traz ela aqui pra reapertar o cabeçote e adiantar a bomba...Disse o mecanico.
Sai e no mesmo dia tinha uma viagem de 200 Km. Resolvi ir com ela. Foi uma beleza... Mas o ponteirinho não parava no lugar de costume. sempre dava uma escapadinha pra cima e depois voltava...
Deve ser a falta da válvula, pensei...
Mas o pior não foi isso... Pra tirar o cabeçote o mecanico deixou vazar o gas do ar condicionado e tive que fazer a viagem no calor...
Chegando à tarde em Ribeirão fui direto numa oficina de AC e coloquei o gas de volta, pois no dia seguinte iria fazer outra viagem, agora de 300 Km.
Na dia seguinte, agora com ar, iniciei a viagem com um olho na pista e outro no ponteiro.
O ar fez o motor forçar mais e pimba... Novamente o ponteiro teimou em chegar no H. Não chegou porque quando estava em 3/4 eu baixava a velocidade para 90 por hora e ele voltava.
Fui e voltei com esta preocupação de ficar de olho no ponteiro e baixar a velocidade nos momentos críticos.
De volta ao mecanico, contei a historia pra ele e ele sem pestanejar: "É o gel da Ventoinha"...
Não sabia que a ventoinha usava gel... Não consegui comprar só o gel e como não queria fazer adaptações, comprei uma ventoinha nova. Aproveitei e comprei também uma válvula, já que o pessoal aqui do forum disse que a falta da valvula pode aumentar o consumo.
Trocada a ventoinha e a valvula a viatura ficou perfeita. Fiz a mesma viagem dos 300 km e o ponteiro voltou a dormir na posição 1mm abaixo do meio.
Esta semana completo os 1000 km, ai vou fazer o reaperto do cabeçote e coloca-la na estrada novamente. Agora serão 2000 Km, pois vou a Florianópolis, Ai sim vou estar tranquilo pra fazer a viagem que estou planejando pro fim do ano: Deserto do Jalapão.
Espero ter contribuido com a minha experiência. Ao todo o meu gasto foi:
Retifica + Juntas.... R$ 690,00
Correias ............... R$ 88,00
Ventoinha............. R$ 260,00
Valvula ................ R$ 40,00
Mão de obra.......... R$ 300,00
Total.................... R$ 1.378,00
Abraços,