alejotaefe,
Uso minha Sportage diesel aspirada pra trilha e para o dia-a-dia. Eu só comecei a resolver os problemas quando decidi fazer a manutenção eu mesmo em casa, faço o que posso, tudo que consertei não estragou mais. Falta mão de obra qualificada para as Sportages. Raramente visito a Kia Motors daqui da região, veja por que: (foto abaixo).
Você disse que sai água pelo respiro, 4 coisas podem expulsar a água do radiador: Cabeçote danificado(trincado ou empenado), junta do cabeçote queimada, tampa do radiador danificada(válvula de alívio travada) ou falta de torque nos parafusos do cabeçote, eu rodei com minha Sportages por 5 meses assim. Nas viagens ou nas trilhas sempre precisava completar a água. Para não ser vitima de mecânicos ruins, eu mesmo reapertei os parafusos do cabeçote da minha Sportage seguindo todos os procedimentos dos manuais de manutenção da Kia. Depois do reaperto a água nunca mais vazou pelo respiro, era só isso. A junta não estava queimada.
:arrow:Importante: Se for o seu caso, reaperte os parafusos imediatamente antes que queime a junta do cabeçote, rode o mínimo possível com sua Sportage até fazer o reaperto.
Você também comentou que trocou a tampa do radiador umas 4 vezes, que coincidência, eu também troquei a tampa 4 vezes e no fim era só falta de aperto nos parafusos do cabeçote, agora estou usando a tampa que quase joguei fora, está perfeita. A minha Sportage nunca ferveu nem com o calor de 40º daqui de São Francisco, as últimas vezes que ela esquentou foi por causa de erros dos mecânicos.
Qualquer dúvida pode me ligar que eu explico melhor sobre o reaperto dos parafusos:
47 3444 3877 (meu celular está na minha assinatura abaixo).
Abraço :concordo: