Blz amigo, tbm tenho o diesel/gasol 1994 atè 2000 porem é mto ruim pois é em russo só da pra ver mesmo os desenhos.
Abeaços
Versão Imprimível
Olá pessoal... Bom vim aki deixar uma dica pra vc´s... Sexta feira eu fiz uma limpeza no sistema de arreficiamento da minha negona, coloquei agua e 2 litros de aditivos... mais quando peguei a estrada no domingo... o ponteiro de temperatura começou a subir e ficou jogando agua pra fora... quer dizer... agua n. ESPUMA!!!! Achei muito estranho... ficar saindo espuma de dentro do radiado... só pode o carro estar com raiva!!! Dai descobri q o problema foi o aditivo... teve uma reação quimica e ficou espumando! hj eu fiz outra limpeza e só coloquei agua pra ver o comportamento do carro... Mais irei manter vc´s informados!!!
Abraços...
Cara eu ainda tenho minhas duvidas desse esquema do radiador usar esse vaso de expansão...eu acho que isso tem uma falha grande de nao voltar a agua para o sistema....fiz a mudanca com reservatorio de agua, eliminei o radiador com tampa, e tirei a valvula termostatica...o motor anda agora gelado gelado,por enquanto nao tive problema nenhum!Sobre consumo....pra mim ta tudo igual! ate porque com pneus 32 ja fazia 6 por litro nao mudou nada continua nos 6.
Pessoal a minha sportage gas/98 começou a esquentar ontem do nada, a temperatura ficou muito alta, e hoje peguei um pouco de transito durante o dia, e o dia estava bem quente, a temperatura subiu novamente, ficando um ponto acima do meio. O que será que está acontecendo!?
Amigo verifica se:
Radiador esta OK
Liquido radiador (aditivo) esta OK
Valvula termostática esta OK
Acoplamento viscoso esta OK
Isso é o básico pra você ver ....
Blz. vou verificar estes itens. Falei com o mecanico ele já falou de cara.....o pessoal costuma travar a ventuinha, mas não sei não, acho melhor ver estes itens primeiro. deve ser este acoplamento viscoso.
Valeu pessoal.
Sportage/98 Gas/GNV
Boa tarde pessoal!
Li alguns ítens sobre o funcionamento da hélice para fins de refrigeraçao do motor e fiquei com dúvidas: Entendi que ao ligar o motor estando frio, a hélice gira conforme o giro do motor e que após o aquecimento conforme a necessidade de refrigeração há um gel que não sei bem se é este termo, "dilata" fazendo com que a hélice gire com maior velocidade, gerando assim mais vento para refrigerar o motor. É este o entendimento?
Com o motor frio e desligado há dificuldade em girar a hélice com a mão, e com o motor quente consegue-se girar esta hélice com mais facilidade, é isso mesmo?
Hélice travada não se consegue girar nem com o motor frio nem quente e o funcionamento do motor fica super barulhento. Está correto?
Tenho estas dúvidas, pois no meu jipe Sportage TDI 2001 não consigo girar a hélice nem com ele frio e nem quente, porém o motor funciona normalmente sem fazer nehum barulho excessivo, a temperatura sempre normal, inclusive instalei um marcador de temperatura auxiliar, pois não se pode confiar no marcador original. A água passo meses sem ter que completar, fiz todo o motor, inclusive cabeçote a 06 meses. Enfim, entendo que a hélice esteja travada e o acoplamento viscoso esteja inoperante. Más não seria então para ela ter problema de refrigeração?
Fiz um teste com um lenço colocando próximo da hélice com o motor frio e quente, e o vento liberado é o mesmo. Na cidade ando a 80KM/H, na BR 100 KM/H, aqui em Brasília a temperatura é amena.
Algum colega do fórum poderia me tirar esta dúvida?
Agradeço
Carlos
O acoplamento viscoso estando mais frio ele nao gera aderencia na helice e por isso ira rodar suave, a medida que o motor vai esquentando o gel vai ficando denso e a aderencia da helice é maior. Isso vai ocorrendo naturalmente. O que acontece é que o gel tem vida util e quando para de funcionar, alguns furam e colocam um parafuso travando tudo. Com ela travada, a temperatura vai ficar muito abaixo e gerar um aumento de consumo.
O teste é simples, com o motor frio e desligado a helice tem de girar com facilidade. Se ela estiver travada, nao sera possivel girar a helice sem que gire o motor junto.
E com ela travada, quanto maior o giro do motor maior a velocidade da helice, e com isso gera um barulho parecido com um turbo, que nom eu caso, me matava de raiva.
Obrigado xará pelo esclarecimento.
Então a hélice do meu jipe está travada, pois tanto com o motor frio, bem como quente ela não gira utilizando a mão. O curioso é que não afeta o consumo, pois faço a média sempre que abasteço e a mesma fica sempre em torno de 13 a 13,5 Km/L diesel, outro fato curioso é que não há barulho insuportável vindo do motor, só ouço o barulho normal da turbina quando das mudanças de marcha, a temperatura fica constantemente entre 70 e 80 gráus, apenas uma vez em uma subida íngreme e com um calor em torno de 35 gráus que o ponteiro chegou próximo dos 90.
Lendo um post de um colega aqui do fórum neste mesmo tópico, no post 73, fala que os spt a gasolina não é aconselhável travar a hélice devido às rotações do motor e que diesel não há problemas , devido a estas rotações serem mais baixas. Falou também que não se trava a hélice com parafuso, e que a dica seria utilizar uma lixa, se não me engano 80 no interior do sistema da hélice. Outra questão é que com a hélice travada ao passar em lugares alagados há o risco da hélice quebrar. Talvez a hélice do meu carro esteja travada desta forma, por isso não faz barulho e nem afeta no consumo. Vou verificar esta situação e o resultado posto depois.
Um abraço!
Carlos
A sua deve estar com valvula termostatica e por isso esta mantendo a temperatura, no meu caso esta sem. E preferi mudar o sistema de mecanico para eletrica usando a ventoinha do monza, ficou muito bom.