Postado originalmente por
edusao
Bom dia rapaziada! me perdoem o mal jeito mas é que hoje estou naqueles dias. Acabei de comprar uma sport tdi 2001 (um mes mais ou menos) e a bichinha parecia um camelo, bebia bastante água. Entao troquei a tampa do radiador, por uma original da kia, e agora o sintoma mudou, em vez de "consumir água" (antes sumia tanto do radiador como do expansor), agora quando subo uma serra ela enche o expansor de água, esvaziando o radiador. Tudo isso ocorre com a temperatura marcando um pouquinho menos que o meio do relógio original no painel. Dai depois que esfria quando eu abro a tampa do radiador, é só assoprar naquele caninho de respiro que tem no bujao expansor que a água retorna para o radiador e fica tudo no nível normal de novo, tanto o radiador quanto o expansor. Claro que se eu andar bastante sem olhar daí vai jogando água fora pelo respiro. Já me falaram que é junta do cabeçote, cabeçote, ventoinha, válvula, a tampa original que nao presta, entre outras causas... Eu particularmente acho estranho pq um mecânico de confiança fez aqueles testes de compressao do motor e do sistema de radiador e constatou que está tudo dentro do normal, inclusive sem vazamentos aparentes. Por isso o que me intriga é que quando troquei a tampa do radiador a água parou de sumir, ela é expulsa para o expansor e nao volta para o radiador. Antes de eu trocar a tampa ela sumia, secava o expansor e um pouco do radiador também.
Estou nervoso pq ninguém me esclarece o que é, alguém já passou por isso?
Fico desde já muito agradecido se puderem me ajudar...
Abraços
Edusao.