Como funciona e o que fazer
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Postado originalmente por
alessandrossp
Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
Pessoal, a minha aconteceu o mesmo... ferve em transito urbano. de imediato comprei uma usada e abri (cuidado para não quebrar os parafusos porque precisa de chave estria de impacto. se quebrar a cabeça do parafuso, da um trabalhao para tirar) mas o pafaruso é fácil de achar. ai recortei uma camara de ar de bicicleta na forma redonda e coloquei sobre o disco e montei. ficou travada sem inutilizar o sistema de atracamento viscoso que é o nucleo da ventoinha. ficou travada, mas a correia canta na partida e quando acelero. tive que esticar a correia um pouco. refrigera muito bem, mas faz um barulhao na estrada. no transito urbano da para tolerar. em altas rotações ha o risco da ventoinha quebrar e furar o radiador porque ela puxa muito ar. dizem que provoca o desgaste do cilindro 1 e 2. o carro tambem ficou mais fraco porque ela pesa. o certo é manter o sistema original. Mas meu meca que trabalha na Kia me avisou que muitas originais novas ja vem com defeito. Evite furar o nucleo da ventoinha e colocar parafuso ou amarrar com arame, etc. amanha vou comprar uma bisnaga de silicone viscoso gel para colocar na minha ventoinha para testar se funciona.