Sim, ainda mais no diesel, isso é gambiarra de mecanico ruim, só serve para algo provisório, sem falar que o motor não fica na temperatura certa.
Procura o acoplamento viscoso, fica na faixa de R$200 por ai.
Versão Imprimível
valeu pela dica do seu mecanico, levei pra ele dar uma olhada e fiz orçamento completaço, pra ela ficar em dia mesmo,inclusive ele falou desta ventoinha, ja vou substituir tudo,encosto ela na quarta de manhã e pego na sexta de manhã, vou ter que dividir em duas etapas a revisão devido ser muita coisa pra fazer, nao tem nada incomodando, mas é tudo o que precisa ser feito antes de começar a dar problema , gostei do mecanico mesmo não me deixou nenhuma duvida, atencioso e pelo jeito é caprichoso tambem. fiquei feliz com o diagnostico do motor ele falou que a minha e raridade ele puxou a vareta do oleo e nao sai nada mesmo, então pensa na felicidade em saber que o motor com 255000 ta zeradinho e original,ele viu e disse que muitas mangueiras nunca nem foram tiradas do lugar , mas aí que vamos revisar mesmo pra deixar melhor ainda. agradeço a vc e todos do forum pelas dicas.
obs : será que nao é melhor colocar logo uma ventoinha eletrica, ou posso confiar nesta de acoplameto viscoso ?
Pode confiar, mas coloca um medidor de temperatura auxiliar!
Olá amigos do 4x4, durante muito tempo tive um problema parecido com o que menciona alessandro, consegui uma solução com um mestre na area de arrefecimento daqui de Ourinhos, A solução que ele deu foi blindar o radiador e mudar o sistema de resfriamento que agora utiliza um tanque reservatório de agua (como nos sistemas modernos), enfim a solução foi tão eficaz que durante meses não precisei completar mais a agua e não vejo mais a temperatura subir, alias tive até que voltar a valvula termostatica que havia sido removida para facilitar que aconteça o aquecimento normal do motor e com isso não prejudique o desempenho e nem o consumo devido o excesso de refrigeração, Caso alguem queira seguir o procedimento, nao exitem em ligar para Marcio - RADIADORES SÃO JOÃO - 14 3322 1835 - Ourinhos sp
Boa noite confrades da lama e companheiros de barro.
Acompanho o fórum há algum tempo, mas nunca postei nada.
Enfim, depois de muito ler e pesar com todos os prós e contras sobre a Sportage decidi adquiri uma, pesquisei muito e encontrei uma Grand TDI 2001, muito inteira e com a lataria totalmente lisa, de 3º dono, um senhor muito criterioso e sincero, mas por ser empresario da construção possuía muitos outros carros (Jetta, SW4, Montana, Sandero e por ai vai), por possuir muitas veiculos, ele fazia manutenção na SPTG apenas quando necessitava, sempre fazia na Kivel aqui de SP, mas por exemplo a suspensão, nunca havia sido trabalhada (segundo ele não sentia necessidade e sempre soube que a viatura era barulhenta mesmo) ou seja, comprei o veiculo as claras sabendo de toda as manutenções que deveria ser colocadas em dia e de pequenos problemas que ele mesmo apontou no momento da compra (pequeno vazamento, ar condicionado não funcionava, suspensão como disse antes etc). A viatura teve o motor retificado pelo 2º dono antes de entregar para o 3º, foram gastos 12.000 latinhas nele (retificado em Dezembro de 2013 estou com a nota fiscal em mãos), como todo motor retificado passa um pouco de compressão (o dono mesmo me mostrou na hora retirando a vareta), ou seja, tenho um veiculo que estava mais ou menos, passou pela mão de uma pessoa que não abusou dele e eu coloquei ele em dia (fiz tudo o que necessitava, todas as correias, todos os fluídos e óleos, suspensão, rolamentos do motor, braço da direção, motor de arranque, bateria, melhoramento da turbina, pequenos vazamentos de óleo e fluídos, ar condicionado, rolamento do eixo da embreagem, freio, revisão geral na caixa de marcha, reduzida, cardans, cruzetas e por ai vai) mas ai mora meu medo, ele está todo original, todo o sistema de arrefecimento dele é original com válvula termostática, acoplamento viscoso e radiador de 2 colmeias. Hoje estive em um local perto da minha casa que é muito especializado em radiadores ( o espaço deles tem cerca de 3.000 m² e está lotado com caminhões, ônibus, vans e carros, um dos mecânicos olhou a minha viatura e elogiou muito o estado e o serviço que foi realizado até o momento, comentei que farei uma viagem ao Nordeste em Dezembro e o mesmo disse que mesmo original que poderia melhorar o sistema de arrefecimento, sendo: instalando um radiador de 3 colmeias em liga de alumínio e cobre, reservatório de expansão em alumínio, melhorando a ventoinha (trocando o termostato para liberar o gel viscoso á 75ºC a 80ºC) substituindo o gel por um com menor viscosidade, atuando assim com temperatura menor de 5ºC a 8ºC menor que original, tudo isto para ter a máxima garantia contra o problema de fervura que sempre nos ronda, tudo isto ficaria em torno de R$ 900,00 a R$ 1.000,00, agora queria a opinião de vocês que estão na pista há muito mais tempo, faz sentido fazer esse investimento? alguém o fez e é garantia de nunca mais ferver? (levando em consideração que será realizado toda a manutenção preventiva e sem abusar no pedal da direita). Acham que é um preço justo?
valeu e muito lama
Seja bem vindo e parabens pela aquisição.
Colocar reservatorio de expansão em aluminio? Pra que? Dinheiro jogado fora.
Tocar Termostato pra liberar o gel mais cedo? O sistema original é mecanico e não eletrico.
O gel usado nesses sistemas não sofre alteração com a temperatura, se colocar o gel menos viscoso ele sera ineficiente fazendo a helice girar mais devagar, o correto é colocar na mesma viscosidade e quantidade ou um pouco a mais que é o que eu costumo fazer nas viaturas, isso faz com que a ventoinha trabalhe em 30% 40% da capacidade mesmo com o motor em baixa temperatura, mas qdo aquece libera o restante da capacidade, com gel menos viscoso ele vai ficar como se estivesse com o gel original ja vencido.
O sistema de arrefecimento da minha é modificado e em 8 anos nunca superaqueceu, o problema desse sistema é que ele trabalha muito proximo do limite, qquer vacilo não da tempo de evitar o estrago, o trabalho nesse sistema tem que ser feito nesse sentido, aumentar a margem de segurança.
[]s
(DU)
EDuarte, obrigado pelas resposta, talvez todo o aparato que o mecânico me explicou não seja necessário (trocar termostato, mudar o gel etc), contudo, considerar uma melhoria no sistema como radiador maior (3 colmeias) seja uma boa opção para garantir maior segurança, como você mesmo disse, o sistema original trabalha no limite.
Além disto estou agendando assim que tiver um tempo ($$$) a instalação de um medidor de temperatura e pressão do óleo extras (ja que não da para confiar muito nos originais).
Pelo que andei lendo em seus post você é mecânico (ou muito entendio do assunto), você faz, ou indica quem faz a melhoria no sistema de arrefecimento para ganhar segurança?
Sabe me dizer qual o custo médio desta modificação?
Abs
Eu faço essas alterações, seria legal avaliar o estado que esta o sistema da sua viatura.
Pelas regras do forum não posso deixar meu telefone aqui por eu ser mecanico, me passe seu email no dmv4x4 @ gmail.com que te passo o meu numero. (tire o espaço antes e depois da @)
[]s
(DU)