Ok, farei isto no sábado (estou chegando muito tarde em casa), vou sacar fotos inclusive do processo e posto aqui para sua analise.
Obrigado
Versão Imprimível
Du, boa tarde
Como havia dito, eu completei o radiador na quarta feira antes de sair com a viatura a noite, rodei cerca de 100 km, onde uns 20 km foram por rodovia, bom, deixei-a parada até hoje (sábado) pela manhã quando abri o radiador ela pegou cerca de 1,1 litros de água desmineralizada. Troquei a tampa do radiador (rodei um pouco com uma não original, pois, com a original estava perdendo água e queria tirar a prova, mas, nota-se que ela perde água com ambas, ou seja, o problema não é a tampa e agora é uma original da Kia mesmo).
Realizei a desmontagem e remontagem da tampa do reservatório do radiador, tentei seguir o passo a passo que você havia indicado, veja por gentileza se fiz certo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...-sequencia.jpg
Veja que a minha tampa é um pouco diferente da que você mostrou em suas fotos, será que há algum problema?
Andei mais 50 km hoje, e toda vez que parava ao desligar eu tentava escutar aquele "borbulhado", contudo, com a tampa original não ouço nada, nem borbulhado nem chaleirado (graças a Deus).
Agora a tarde olhei de novo o radiador, perdeu bem pouco, cerca de 300 ml, bom, não sei se pode haver algum problema na tampa do reservatório, ou na montagem que possa estar fazendo entrar ar no sistema.
Outra questão, se eu progredir com a questão de selar o sistema, qual o melhor local de circulação? Onde eu poderia instalar o vaso? Tem algum vaso que seja "melhor" para adaptação em SPTG por exemplo que acompanhe até o suporte?
obrigado pela ajuda.
Pelas fotos a tampa do reservatório esta certa.
No sistema selado, o reservatório tem que ficar a cima ou a linha do minimo na altura do radiador.
O reservatório da pra colocar vários, C3, gol... Tudo depende de onde vc vai colocar pra saber os lados das saídas das mangueiras.
Se o problema for na tampa do radiador, vai resolver o problema, se não, vai continuar perdendo água.
Se o radiador não for original e a cx (parte de cima) não for de plástico, meça a altura do gargalo e da tampa, o gargalo tem que ter 16 mm e a tampa um pouco mais.
Observe tbm se dps de rodar bastante, tem água quente no reservatório.
Abs.
(DU)
Du, meu radiador aparentemente é original, a e a caixa é metálica, contudo, vou medir o bocal e envio fotos.
Entendo que o sistema selado é bom, contudo, tudo que estar 100% senão não resolverá, assim que postar as fotos vou aguardar sua analise para verificar se há alguma outra possibilidade.
Depois disto só arrancando o cabeçote, se tiver que fazer isto vou procurar um novo, esse foi a ultima retifica que ele aguentou.
Novamente obrigado
Veja se a tampa do radiador está vedando corretamente. Se ela não estiver bem firme acaba perdendo vapor para fora do reservatório de expansão.
Truder,
Troquei de tampa 3 x duas não originais e 1 original (que está com ela agora) a original parece que da mais pressão no sistema (ao remove-la para checar nível de água mesmo após dias parada ouço a pressão e a água bater no fundo do radiador).
Já apertei ela com ignorância, tirei e coloquei várias vezes, olhei o bocal para ver se há alguma imperfeição ou "empeno".
Um dos testes foi colocar pressão pelo reservatório para ver se voltava e não volta ar nenhum....
Vou medir o bocal como o Du indicou, confesso que neste sábado e domingo não andei muito para poder fazer uma medição do que ela andou perdendo com mais exatidão.
Amanhã vou vir trabalhar com ela, serão uns 80 km do transito travado de SP, vamos ver o que o radiador me conta.
Obrigado a todos e continuo na busca.
Bom dia Domingues , tenho acompanhado seu drama , vou tentar te ajudar .
1) troque o bocal do radiador , não adianta trocar a tampa se o bocal não veda corretamente .
2) mande vericicar a taxa de compressão deste motor com ele quente assim voce ira identificar possiveis trincas , a melhor forma é atraves do raio x mas é muito caro .
3) se você quiser desenvolvo pra você sistema selado , conversamos pelo zap zap .
Duarte, bom dia
Segue as fotos que fiz do bocal do radiador, espero ter medida da forma correta, vejo que ele tem mais ou menso os 16mm que você havia comentado.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=526943&stc=1http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=526944&stc=1
Fiz duas fotos, com a tampa e sem a tampa.
Bom aguardo comentários.
Atte,
Fala Dorner, tudo bem ?
1) Posso até optar por trocar, contudo, vale lembrar que fizemos o teste de pressão chegando até 1,8 bar e a pressão no sistema não caiu (também não surgiu vazamentos visíveis), será que mesmo assim o bocal pode estar prejudicado?
2) Fizemos esse motor a cerca de 2 meses (cabeçote e bloco) durante a retifica foi realizado testes no cabeçote e não apresentou fissuras, mesmo assim meu mecânico ao reapertar os parafusos do cabeçote ficou cismado com algo e enviou de novo o cabeçote para outro teste, fizeram toda a limpeza e novo teste e nada foi detectado, posso enviar pela terceira fez, mas confesso que será a ultima opção, pois, o tempo $$$ ta curto.
3) Quanto ao sistema selado, meu meca sabe fazer, inclusive fez alguns, a questão é que ele é da turma que do mais original melhor, sendo assim que esgotar todas as possibilidades do sistema original para depois passar para a adaptação, caso ele não sinta-se confortável em fazer eu entro em contato com vc para negociarmos.
Muito obrigado pela ajuda, se houver mais dicas fico muito contente em coloca-las em ação.
Boa tarde, não imaginei que era a parte interna, mas, aparentemente tem os 16mm, vou medir de novo por desencargo de consciência e volto a postar aqui.
Hoje vim para o trabalho, mas não consegui verificar se havia água quente no reservatório, mas, na volta casa vou fazer isto com certeza e também volto a postar.
Boa tarde concordo em explorar todas possibilidades quando falo em trocar o bocal é justamente com essa intenção , é mais barato trocar o bocal do que mecher no cabeçote se resouver polpo uma grana serto ?