Maravilha, no minimo 07 anos de sorte agora.
Versão Imprimível
Olha, eu até parei de dar opinião nos últimos tempos, pra não parecer o Urubulino, que só fica vendo a desgraça.
E olha que ainda acho que tem trinca escondida naquele cabeçote desgraçado.
Mas, agora, deixa pra lá.
Sei que andarás ainda um bom tempo receoso, até pegar confiança, mas faz parte.
Eu mesmo, desde julho de 2014 não completo mais a água da SW4, mas que sempre abro o capô para conferir, ah, isso eu abro.
Agora, comprei uma Pajero Full 2008, perfeita, devidamente vistoriada na concessionária e, adivinha, lá estou eu semanalmente abrindo o capô para dar um confere.
Virou religião!:mrgreen:
Enfim, sucesso nessa nova empreitada e fase da viatura.
Reveja o aperto das mangueiras e agregados, pois carro muito fuçado, os mecânicos acabam relaxando em algumas verificações.
Viva!:concordo:
Não faço a menor ideia, mas teoricamente, qualquer motor que falte refrigeração, tenha problema no cabeçote, falte óleo, etc., VAI AQUECER, claro que tem alguns que já vem com zica pré instalado de fabrica, mas não conheço suficientemente a sportage pra lhe dar uma opinião precisa.
Luis, boa tarde.
Como o Arildo disse qualquer motor que falte água ou que possua refrigeração deficiente superaquecerá. As gasolinas podem aquecer também, soh a viscosa estiver ruim ou o radiador também que ela da pau. A questão eh que os motores a gasolina trabalham mais frios que os diesel, e um problema simples é até tolerado pelo motor a médio e curto prazo, mas as diesel não levam desaforo, tem que estar tudo perfeito e isto não eh soh com SPTGs, veja no fórum das toyotas que algo esta ruim os cabeçotes vão para o espaço também.
Tem um rapaz la que a SW4 dele, creio que 94 aqueceu 4X, problemas de falta de água foi o mais comum.
A minha superaqueceu 2X nas duas oportunidade foi a mesma coisa falta d'água porque rompimento de mangueiras, uma delas foi bem fraca, mas, na outra perdi o cabeçote (tem uma novela algumas páginas ai atrás).
Mas digo, em nenhum momento vi falha mo projeto do motor, nas duas vezes poderia ser um motor Mercedes-Benz, bmw, honda, RR que sem agua nenhum motor roda.
O difícil mesmo eh encontrar mão de obra que queira fazer dar certo, a maioria não do carro, se irrita e desiste.
Meu mecânico mesmo estava no limite da paciência, mas, encarou como um desafio a ser superado (ele sempre dizia depois desta vou virar especialista em SPTG).
E por último, acredito que a quantidade de SPTGS a diesel eh maior que a gasolina (puro achismo).
Abs
Os motores refrigerados a ar rodam muito bem sem aguá, rsrsrsrsrsrs, nessa horas lembro do velho willis com bf 161, parecia uma chaleira de gaúcho na hora do mate, furava radiador no meio do mato, parava a cada ponte pra repor aguá e boa viagem, podia estar quase seco, bastava não desligar e repor a aguá aos poucos, nem junta nunca queimou, saudosismo, mas hoje minha coluna não aguenta andar um quarteirão no lombo daquele pé de boi.
Verdade, andavam bem se o sistema estivesse ok. Deixa a circulação de ar ficar reduzida para ver ele virar uma churrasqueiras.
Os motores antigos eram feito para uma época em que a manutenção era feita pelo próprio motorista, escassez de dinheiro e não existia a tal da obsolescência programada. Com certeza os engenheiros que fizeram o Willys versão civil teriam outra visão hoje em dia.
COM CERTEZA, ano passado conversei com o engenheiro da fabricante da fabricante de rodas livre AVM, procurava o modelo para tracker, queria o modelo que vinha antigamente nos jipes, o cara me respondeu que no dias de hj com a globalização, se ainda fabricassem aquele modelo, já teriam falido a mais de uma década, pois aquilo não quebrava ''nunca'', tive que concordar com ele, comprei a mais turbo/extra/power/fodástica que tinha, recebi e realmente não tem chance de durar mais que 20/30% de sua ancestral, com a ''vantagem'' que hj vender todas as 1001 peçinhas de plastico individualmente, pra vc concertar, customizar a sua roda livre com peças descartáveis, mas toda purpurinada, rsrsrsrsrs, os próprios clientes hj não querem pagar por qualidade, querem preço, um dvd semp toshiba made in zona franca de Manaus custa uns 900,00, o ''mesmo'' made in rpc custa 99,00 parcelado em 10x, qual o cliente prefere? quanto dura? compensa consertar se estragar? assim caminha a humanidade, destruindo e poluindo, alguém acha realmente que os flex são ecológicos? diesel s10 polui menos? mesmo que tenha que poluir 10x mais pra fabricar e repor as peças de alta ''tecnologia'', só opinião pessoal, sem nenhuma aversão aos novos tempos, apenas expondo pontos de vista, bom fim de semana e voltem a sportage.
O principal é cuidados com o sistema de arrefecimento, a colocação de um medidor auxiliar é de muita ajuda, uma vez que o original não da pra confiar muito!
Boa noite caro Djalma,
você pode me informar alguma loja aí na região de Curitiba onde posso comprar alguns itens para Sportage a Diesel 2000? como:
- bucha da bandeja superior
- pastilhas de freio
- coifa da homocinética (lado roda)
- tampa radiador (0,9bar)
- válvula termostática (80 graus)
Grato pela atenção...
Prezados companheiros, boa tarde
Acharam que a novela havia acabado? Eu também pensei, mas, ainda não tem sempre um pouco mais a ser escrito.
Vamos, bom, como muito sabem substitui o cabeçote por um novo, junta nova, parafusos novos, aperto do cabeçote no padrão informado e reaperto (apesar de dizerem que não é necessário pedi para confirmarem o torque aplicado).
Bom, o carro ficou bom, a temperatura não sobe (alias, aqui está meio gelado estes dias ela fica em 55ºC no máximo vai a 65ºC) e pela manhã como pego Rodovia custa para aquecer e logo cai quando tiro o pé devido ao ar sendo forçado na grade dianteira.
O que ocorre agora é que o meu radiador continua a baixa água, coisa de meio litro a cada 200 km, a água sai pelo respiro do reservatório, o motor não ferve e não superaquece, tenho o mostrador auxiliar e a temperatura fica sempre na mesma citado anteriormente.
Tirei a tampa original e coloquei uma da Florio que tinha, verifiquei que a pressão é ligeiramente maior, mas, se pisar a 100 ou 110 km/h ela coloca água para fora com mais vigor.
Se abri o radiador com o motor frio em funcionamento a água não é colocada para fora, dá para ver nitidamente ela circulando e sem bolhas.
Estou achando que há grandes chances de ser o bocal do radiador, o que os senhores acham que pode ser?