A termostática não segura a temperatura ideal do motor por mais que se resfrie o radiador?
Versão Imprimível
Raoni, acho que entendi o que Duran quer dizer. A termostática segurará a temperatura ideal do motor para cima, ou seja, libera a agua fria para trocar calor e baixar a temperatura do bloco, contudo, com o motor frio ela nada faz, e imagine com a hélice ligada travada, ela basicamente nunca atua, a minha quando na rodovia e com a temperatura externa amena não passa dos 75, com muito custo e em um dia quente (o ultimo estava a 32 indo para Mairinque) cheguei no máximo a 80, ou seja a termostática nem abriu
Havia pensando neste tipo de consequência (motor trabalhar abaixo da temperatura padrão) inclusive nota-se uma certa contaminação além do normal do óleo do motor pelo diesel (como o Duran disse, os 2 primeiros pistões não dilatam o suficientemente para vedar).
Bom, vou colocar a helice original assim que possível, como disse não foi uma.opção técnica e sim financeira.
PS: Quanto ao sumiço da água, peguei na sexta feira, o radiador do ar quente esta isolado, e mesmo assim baixou uns 700ml do radiador, rodei cerca de 130 km e dentro da cidade, agora troquei a tampando radiador por uma que não eh original, mas, de ótima qualidade e vou monitorando o nível.
Será que o retorno do reservatório pode estar com algum problema e por isto esteja dando ar nas sistema?
Abs e continuo a minha busca.
Entendi, eu achava que com a termostatica fechada um breve aquecimento do motor trabalhando já seria suficiente para manter uma temperatura por volta dos 90ºC. Não uso mostrador digital de temperatura, por enquanto apenas o original que travava a 1mm abaixo da metade do curso e agora com o silicone recarregado da viscosa o ponteiro da temperatura oscila entre uns 2 ou 3mm abaixo do meio. Irei desmontar a parte da termostática para ver como esta e postarei fotos.
A Válvula fechada, teoricamente a temperatura tende a subir, mas a hélice soprando a todo o vapor para cima do motor a temperatura fica baixando e como o Duran disse, vai baixar mais na face que sofrer maior incidência de deslocamento de ar 1º e 2º pistão.
Na minha eu instalei um medidor auxiliar de mercúrio e vejo a variação muito grande na temperatura, mas, como disse vai no máximo a 80º C (se não me engano a valvula original abre em 82º C).
Duarte, meu primo que tem uma besta (e é uma diga-se de passagem, mas é gente boa) disse algo parecido, a dele perde 1 litro de água todo dia. A água vai para o vaso de expansão e quando tem que retornar por estar com um pino quebrado, ou mal encaixado não entendi muito bem a água retorna com ar, ou seja, volta metade de água e metade do ar.
Como checo esse conjunto de mangueiras? Para mim (olha a ignorância) eram apenas mangueiras conectadas, as válvulas ficam no reservatório (radiador) e só.
Como verifico em casa mesmo?
Obrigado pela ajuda.
Tirando a tampa do vaso de expansão vc vai notar a existencia de uma mangueira por dentro, essa mangueira tem que estar conectada na mangueira que vai pro radiador, pra verificar é só soprar ela e ver por onde sai o ar.
Não pode puxar ar, apenas agua.
[]s
(DU)
Du, boa tarde
Ontem, tive que andar com minha SPTG, antes de sair coloquei cerca de 300 ml de fluído no radiador.
Fiz o teste, soltei as mangueiras do reservatório do radiador e soprei para dentro, com a tampa não entra nada de ar no sistema, apenas sem a tampa do radiado que é possível forçar a entrada de ar. Ou seja, aparentemente não são as mangueiras do reservatório que estão com algum problema.
Notei que após andar cerca de 40 km dentro da cidade quando estacionei fui "ouvir" o motor para ver se havia aquela temido som de chaleira e não observei este som, mas ao desligar o motor notei um som como se fosse água borbulhando vindo do reservatório do radiador, isto aconteceu por alguns segundos, liguei o motor e ao desligar noite o mesmo som. Não cospe água para fora do reservatório e não notei nada molhado naquela região (não parece ser junta, mesmo porque frio ele não faz isto apenas quente). Repetindo, não molha o cofre do motor, nem o reservatório e nem o chão, ou seja, nenhum vestígio de água por aquela região.
Inclusive parece que o som vem de dentro do radiador e o escuto pelo canal de ligação com o reservatório, não consegui checar o nível de fluído, pois, estava tarde e o motor estava muito quente, verei hoje a noite ou amanhã pela manhã, mas o que acha que pode ser?
Meu meca sugeriu selar o circuito, colocando a tampa no radiador sem valvula e colocando o vaso de expansão, disse que isto poderia acabar com a questão da água que foge.
O que sugere?
Abs
Se está com problema agora, selar você só vai enganar o problema, ou mascará-lo
e vai continuar esquentando, e a agua sair por outro local.
Um amigo aqui teve um problema parecido depois que ele fez o motor,
descobriu que era uma microfissura no cabeçote, ele demorou alguns meses para descobrir por onde a agua fugia e o ar entrava.
Só viu depois que tirou o cabeçote e levou na retifica,
trocado o cabeçote agora está 10. Está pelo menos desde o carnaval sem completar 1ml de agua no reservatório. e do radiador sempre no nível.
Gosto do sistema selado, é mais pratico e seguro, mas como o Rodrigo disse, vc vai estar mascarando o problema, a não ser que o problema esteja no reservatorio ou na tampa.
Observe na foto que a mangueira que fica dentro do reservatorio esta unida com a que vai pro radiador, o que costuma acontecer é que invertem essa mangueira, colocando a que não tem mangueira interna ligada no radiador, assim o radiador manda agua pro reservatorio e qdo precisar só vai puxar ar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...d=526653&stc=1
[]s
(DU)
Eduardo e Rodrigo, obrigado novamente pelas informações.
Meu cabeçote foi retificado em Janeiro e testado em Fevereiro, o mecânico enviou para a retifica depois deles devolverem com o bloco, pois, desconfiou que havia algo errado (sumiço de água) fizeram os testes novamente, limpeza geral etc e nada foi detectado, só se eu pedir para tirar-lo e enviar pela terceira vez, não vou descartar essa hipótese, mas, como é a mais cara, vou deixar um pouco para o final da lista, mas obrigado pela dica, vou utiliza-la sim, caso necessário (tomará que não seja).
Quanto as mangueiras do reservatório vou desmonta-las, limpa-las utilizando o diagrama que o Eduardo enviou, entendi que o "cano" maior é direcionado para o radiador enquanto que o "cano" menor que saem da tampa é do ladrão / respiro.
Vou tirar uma foto do conjunto que esta no meu e posto aqui para analisarem, vai que não é do carro, vai saber não é?
Por ultimo, o som de água borbulhando que ouvi, sabem ou tem ideia do que possa ser?
Muito obrigado e continuo na briga....
O som de agua borbulhando é sinal que a agua esta fervendo, mas não necessariamente superaquecendo.
Confere certinho a tampa do reservatorio, se ela estiver ok vou pedir pra vc fazer outro teste.
[]s
(DU)