Postado originalmente por
Davilson
Amigos, tenho uma grand a mais de 12 anos, esta com 260 m/km, meus sistema de refrigeração é original; radiador com 3 colmeias, mangueiras ok, válvula termostática original, liquido adequado para diesel e nunca tive problema com aquecimento. minha opinião: motor diesel não pode trabalhar com temperatura abaixo de 85/90º, pode ocorrer desgastes além do normal no motor, consumo alto de combustível por queima inadequada, fumaça, perda de potencia, torque etc.. a válvula termostática original abre com +- a 85º e fecha a 88º sob condições normais de temperatura, velocidade etc... fora dessas condições a válvula se mantem aberta o tempo todo e o acoplamento viscoso entra em ação para reforçar e manter a temperatura perto dos 90º em qualquer situação, subidas, serras, trilhas etc... no meu caso nunca vi necessidade de fazer qualquer modificação no sistema, pois considero muito bom já viajei por regiões muito quente e muito frias: atacama, patagonia e sul da argentina no inverno . Também é preciso saber dirigir veículo com motor a diesel......