Veja qual a diferença entre os dois e adapte só o que realmente for fazer diferença.
[]s
(DU)
Versão Imprimível
Esta comparação tbm ficou um pouco desproporcional, o meu patrão tbm tem uma hillux que ta fechando 500 mil km. e nunca mexeu no motor, só nos perifericos como arranque e alternador. Ja as nossas sportages dificilmente ouve-se alguem falar que chegou aos 150 mil km sem fazer o motor..
Eu vejo e penso assim, não adianta melhorar a refrigeração da sportage ja pensando em exigir mais do motor dela, não irá guentar igual..
Levei ela no mecânico, pra trocar o flexível do alternador, pois estava vazando, aproveitei e pedi para ele verificar se estava com algum problema a tampa do radiador, algum vazamento ou outro problema no motor. Verificou e está tudo ok, aparentemente nada de anormal. Um especialista de radiador falou para ele, que a água da sportage tem que ficar no radiador cobrindo as colmeias, se passar disso ela vai jogar a água pra fora, até agora a água continua na mesma, mas vou acompanhar.
A minha está chegando aos 184mkm e ainda não foi mexido no motor, do meu tio passou dos 200mkm e também não, na minha verifico óleo e agua toda semana, troco óleo e os filtros a cada 5mkm,pelo que o mecânico falou, as duas ainda vão muito longe.
Faz um teste que eu fiz tbm, não sabia onde estava indo a agua do radiador até que peguei uma garrafinha pet, fiz um furo na tampa e prendi no respiro do vaso espansor. Ela enchia o vaso de expansão e colocava a agua fora pela mangueira do respiro do vaso de expansão. Resultado: junta queimada..
Depois de trocado a junta voltou ao normal..
Beleza galera da SUV (sportage usada velha)
É muita informação, muitos artigos, mas todas contribuiçoes de grande valia, já temos praticamente quase um manual total do veículo, mas as vistas chegam a embaralhar e por isto vamos as dúvidas.Me sinto um caçador de mitos
Tenho uma sportage diesel TDI 2001. Não sou profissional do ramo, trabalhei como mecanico diesel na adolescência antes de entrar para o funcionalismo publico.
-Veiculo fabricado por koreanos visando o mercado Russo, pais de clima muito frio e com neve, daí a necessidade de ser um veiculo 4x4, mas nada impede de rodar no restante do mundo. O fusca foi criado pelos alemaes na 2º guerra para cruzar o deserto(dai a ausencia de agua) mas não impedia o mesmo de rodar no seu próprio pais(frio e neve).
-A tracker diesel teve ediçoes que vinhão com o mesmo motor da sportage diesel, mas sem sofrer com o problema de superaquecimento, tive a oportunidade de olhar estas e constatar visualmente que o radiador é bem maior apesar do mesmo motor.O sistema da sportage é falho? Acredito que não, talvez mais sensível, necessitando trabalhar mais para compensar o clima tropical ou a fortes exigências quando solicitado do motor (subida de serras, trilhas, altas velocidades,...). Para que não ocorra problemas de aquecer é só manter o sistema em dia,( e é este o nosso grande problema ) valvula dagua, radiador limpo , viscosa boa(original é dificil de achar), liquido de radiador de qualidade e outros.devido ao alto custo ninguem faz estas manutençoes de forma preventiva,nem eu, se espera um destes componentes falhar para a troca, e aí é que pode ficar caro,e é batata, ferveu,queima a junta e empena cabeçote. Dar passe no cabeçote é começar outros problemas.
- Para não realizar a manutençao preventiva o que faço? Melhoro o sistema de arrefecimento, se algum componente der problema menimiza os danos não deixando que a temperatura dispare como costuma acontecer.
- Acabei de instalar um termometro digital na viatura com alarme sonoro com intençao de evitar o superaquecimento e pretendo migrar para uma ventuinha eletrica(porque se o sistema original bem cuidado é bom?) Porque eu não farei a troca preventiva das peças do sistema de arrefecimento. E porque acredito ganhar alguns CVs a mais tirando a correia da helice.
-Tenho um uno 2008 completo, ar-condicionado, direção hidraulica etc.. e as vezes eu dirijo na firma um uno fire tambem porem este é pelado e anda bem mais do que o meu.Menos polias para o motor tocar. Com o motor diesel não deve ser diferente, o motor na bancada ligado com um pedaço de madeira voce pressiona a polia e o motor apaga´é muito fraco o que da força é a caixa e o conjunto de engrenagens.O gasolina eu não sei se apaga.
Muito bom vamos as duvidas, que temos dentro do site diferentes informaçoes:
Sportage TDI
-Com quantos graus acopla a viscosa: 90º ou 95º?
-qual a temperatura ideal de trabalho do motor: 90º?
-superaquecimento é acima de 105º?
-o motor sendo exigido 100°, 103º é normal?
-motor trabalhando na casa dos 80° esta sendo refrigerado demais?
Fiz o furo na valvula termostatica e acho que o motor agora esta gelado demais, aqui no rio grande do sul começou o frio acho que vou ter que trocar a valvula.E com base nestes dados vou regular o termometro digital e em caso de emergencia ligar a ventuinha do ar condicionado.
Parabéns aos contribuintes:mecanicos ,eletrecistas,mexanicos como eu e gambiareiros.Não levem o ponto de vista de cada um para o intimo pessoal. Tem que ser como futebol,discussões saudaveis. Acredito no profissionalismo de cada um caso contrario não estariam dedicando seu tempo neste site. Discussões geram soluções!!
agradeço desde já e aquele abraço de quebrar costelas.
Eu não sei te dizer sobre o ponto de trabalho da temperatura, mas sobre a troca da ventoinha com acoplamento viscoso por elétrica, eu particularmente não faria. Além de ser o projeto original do carro, até onde sei todos os motores diesel usam este sistema. Em especial, se olharmos para os veículos de carga, desde os grandes aos menores, eles adotam este mesmo sistema. Tem suas razões. No interior da câmara de combustão de um carro a gasolina a temperatura chega em torno de 1200 ºC mas no diesel chega até 2200 ºC. Talvez seja este o motivo de se utilizar o acoplamento viscoso. Ele não tem um ponto de entrada, ele está sempre acoplado, mais acoplado ou menos. O viscoso quanto mais quente mais ele acopla. Uma das situações que ele aquece é quando tem diferença de rotação entre a face ligada ao motor e a face da ventoinha. O viscoso entre eles começa a aquecer por atrito e aumenta a viscosidade, consequentemente o acoplamento. Eu não tenho tido problema de aquecimento, mas estou analisando a possibilidade de aumentar o radiador e melhorar a troca térmica. Também tem o esquema que o Edu fez de colocar aletas no capô para melhorar a exaustão do ar quente de dentro do cofre do motor.
Valeu a dica Pegasus,
Realmente eu não havia olhado por este ponto de vista, com o sistema viscoso o motor tem constante refrigeração, "mais ou menos vento". Com isto surge nova dúvida, alguém já experimentou a viscosa de outro veículo e adaptou com sucesso?
Tenho conhecimento que algumas viscosas são mais firmes quando fria e outras menos (mais ou menos pesadas) gerando mais ou menos vento desde o ligamento do motor. Tem a questão do suporte e correias, temos alguma idéia de sucesso?
Aqui no Rio grande do sul me parece dificil encontrar uma viscosa boa, falando com outros proprietários de sportage me falam que estas viscosas duram 6 meses e a maioria que vejo usam as viscosas travadas.
E grande Edu você publicou alguma foto das aletas no capo, se sim diz o topico para dar uma olhada, parece uma boa idéia.
Pensei em retirar os plásticos do paralama para melhorar a questão do ar, mas na trilha vai jogar lama para cima do motor.
Abraço.
Bom dia a todos, a original da hilux dura uns 5 anos ou mais,acho que o custo/beneficio seria interessante, alguém ja tentou adaptar?
Também já percebi que a helice da l200 triton acopla bem rapido, nao sei quanto a durabilidade dela, mas acho que ela deve acoplar totalmente em 85º.
Caro Fla_Vinho, boas suas colocações e esclarecimentos. Na minha SPT2001 Diesel, já queimei uma junta e agora tive que trocar o cabeçote. Resolvi tirar a válvula termostática e travar a ventuinha, mas mesmo estando no Pará com temperatura ambiente na casa dos 35°C estou percebendo o motor frio e a perda de potência, ficando mais lento do que um Uno Mille.
Quero voltar com a embregam viscosa comprando uma outra nova mas tenho medo de outro prejuizo, então gostaria de adaptar um termômetro digital para que eu possa monitorar melhor a temperatura. Você poderia dá informação ou mostrar com fotos a adpatação desse termômetro?
A "firmeza" do acoplamento depende da viscosidade do gel que normalmente é de 7000, ja a temperatura de acionamento depende da serpentina, mas normalmente é entre 90º e 100°.
Recondicionei o meu com o gel 10000 e to extremamente satisfeito.
A vida útil do acoplamento é de 60.000 km.
[]s
(DU)
Anexo 465978Anexo 465981Anexo 465983
Eu instalei um kit da Racetronics que comprei pela internet(termometro digital, sensor,rele, sirene) eu mesmo fiz a inslação eletrica em casa, muito simples e o manual bem explicativo, retirei a tampa da valavula de temperatura e levei no torneiro para ele soldar um plug de aluminio com rosca para instalar o sensor(40 lascas ) o local para colocação do display eu copiei de outro colaborador que postou foto no site. Qualquer duvida a galera do site esta aí.
Abraço de quebrar costela.
Boa tarde EDuarte, esse gel 10000 que vc mencionou é aquele para aeromodelismo correto? quantas vezes vc acha que dá recondicionar o mesmo acoplamento com esse gel?
Desde já muito obrigado.http://www.4x4brasil.com.br/forum/im...cons/icon6.png