:euforico:
Versão Imprimível
O motor é 2.0 turbo ou 2.2 aspirado?
Eu encontrei o cabeçote da minha em Goiânia. Estamos levantando o nome da loja e te passo. Também vou te passar o código da junta de cabeçote, é a original fabricado pela Sabó.
Aliás, meu meca está com uma outra spt com o motor detonado. É de um proprietário aqui de Brasília que entrou em contato comigo e indiquei o meca. Ele está procurando as peças para esta também e vai me mantendo informado.
Passa o ano dela também e ele pesquisa por aqui.
Pegasus, também tenho interesse na junta original do cabeçote e se possível a do volante do motor também. Não sei se precisarei das juntas da embreagem, pois comprei um kit de embreagem completo, mas não vem junta. Meu carro é Turbo Diesel 2.0 ano 2000.
Abraços e muito obrigado, desde já
Anderson. Estamos procurando a junta do cabeçote para outra sptg com motor detonado também. Até o momento não encontramos. A junta do cabeçote do motor turbo é metálica e as melhores são Ajusa (americana) e Sabó. Qualquer outra pode ter problemas. Estamos esperando o retorno de um fornecedor para o cabeçote e junta.
Quanto a junta do volante, pode ser feito com a cola usada em cabeçote, silicone preta ou cinza para alta temperatura.
##Junta de cabeçote queimada##
Apesar do meu carro ser uma Tracker Diesel Motor RF Mazda, recebi muita ajuda aqui neste fórum, pelo motor ser praticamente o mesmo. Desta forma resolvi copiar meu texto para contribuir por aqui também. Muito obrigado.
Pessoal, vou contar minha experiência para contribuir também com a galera.
Em primeiro lugar queria dizer que o carro é excelente, muito, muito, econômico, boa dirigibilidade, acabamento excepcional, realmente a potência é pouca, porém, temos que considerar que é um "jipe" e estamos no Brasil e não podemos ficar passando de 110km nessas estradas que a corrupção não deixa que fiquem em boas condições. Outra coisa importante: NUNCA, MAS NUNCA MESMO confira a água somente no reservatório de expansão, esse foi meu grande erro... como estou com o carro há mais de 2 anos e nunca tinha baixado água nem óleo e sempre olhava somente do reservatário de expansão... Tem que tirar a tampa do radiador e olhar no radiador (SEMPRE COM O CARRO FRIO) senão pode acontecer uma tragédia (queimaduras). Como pedi para trocar a correia dentada e tensor (manutenção preventiva). Acho que o mecânico que tirou o radiador fora deixou alguma coisa fora do lugar, aí faltou água no sistema. Nunca mais volto naquela oficina e olha que é bem conceituada e grande. Sem contar que o cara colocou 6 litros de óleo, tive que ir no posto "sugar" o excedente antes do pior..... Enfim, aí começa minha experiência...
Acho que o mais difícil hoje em dia é achar um bom prestador de serviço, a boa geração de mecânicos está em extinção mesmo, a garotada de hoje em dia só quer saber de WhatsApp, etc..etc... Então fica a dica, cuidado que tem muitos curiosos ou mesmo até em oficinas e concessionárias que tem profissionais que ainda não estão preparadas, devido a escassez de mão-de-obra.... Bem, estava numa sexta-feira a noite quando notei que o ponteiro passou um pouco do normal (normal é quase no meio) e foi para o meio... PRESTEM MUITO ATENÇÃO!!! se o ponteiro chegou no meio já era, deve ter queimado a junta. Isso é fato!!!!! O marcador não é muito confiável. A dica é: INSTALE UM SEGUNDO MEDIDOR DE TEMPERATURA!!!! Minha teoria é a seguinte: O sensor de temperatura do painel é medido pela água que passar por ele (fica próximo a válvula termostática), então, se faltar água, por exemplo, estourou uma mangueira, ele não vai acusar a temperatura correta, pois não passa água por ele. vejam bem, essa é a minha teoria e não sou mecânico, por isso questionem à vontade!!!!!
No caso da queima de junta de cabeçote, se não for tão grave pode haver empeno no cabeçote. Se for grave pode até derreter os pistões. No meu caso, como não conhecia nenhuma retífica por perto que poderia confiar e o trauma da oficina que trocou minha correia dentada, resolvi comprar um cabeçote completo e já pedi para vir montado e guardei o meu em casa... nunca se sabe. Desta vez, levei numa oficina que já tinha feito mais de 5 motores do Tracker Mazda RF, difícil mas achei, mesmo estando na "roça", me senti seguro, até porque de primeira o mecânico disse que gosta de usar junta marca: Ajusa, pesquisei e é a melhor mesmo. Peguei o carro já fazem 7 dias e até agora tudo 100% nenhum vazamento e nem baixa água. Vamos esperar mais alguns meses e depois posto como o carro se comporta, espero que tudo fique como está agora, ou seja, como era antes.
Troquei quase todas as mangueiras por prevenção até porque o carro tem, aproximadamente, 14 anos. Porém, estou usando as 4 (quatro) mangueiras antigas do ar quente. Preciso trocar, mas não achei por aqui, alguém pode me ajudar?
Coisas que aprendi lendo - algumas sugestões:
1 - No mercado tem dezenas de cabeçotes chineses, muito cuidado, compre sempre de primeira linha e, se possível, compre o original, nem que seja usado.
2 - Instale um segundo medidor de temperatura, ainda não o fiz, mas pretendo instalar um no cabeçote, aí temos uma real medida, só preciso saber pico de temperatura do cabeçote para registrar. Se alguém souber, por favor, me informe.
3 - Nunca confie no reservatório de expansão. Confira nível de água no radiador.
4 - Teste a tampa do radiador, ela pode ter causar prejuízo enorme e é bem baratinha, jamais use tampa de radiador xing-lig.
5 - Muito cuidado com mecânico que você não conhece.
Pessoal, espero ter contribuído.
Um abraço em todos!!!
Alguém sabe do que se trata o equipamento montado neste acoplamento viscoso da ventoinha? parece uma solenóide???
Podem acessar clicando: Sportage 95 02 Fan Clutch 702 | eBay
Anexo 487977
hum, entendi. Estava pesquisando os valores, pq acho q vou precisar. Em maio/14 foi trocado o conjunto acoplamento viscoso + helice, mas estou na dúvida se está funcionando, pois nos testes que fiz, parece que não está acoplando. Não aumenta barulho nem resistência, a não ser depois de ficar 24h parada, quando ao ligar, dá pra escutar o barulho de turbina por +- 1 minuto, depois afrouxa. Até o final da semana vou retirar ela pra dar uma olhada, daí te falo alguma coisa, mas de qualquer maneira obrigado! Vc mora onde? eu moro no Orleans mas trabalho em Campo Largo, provavelmente me mude pra lá até janeiro.