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  • #1
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    Citação Postado originalmente por vinicius100 Ver Post
    alguem ja fez essa adaptaçao na sportage
    Vinicius, boa noite.

    Se estiver perguntando, bom, vou responder.

    O cara da 2.2 do vídeo não descobriu o Brasil e ainda falou muita coisa errada. Primeiro que esses sistema "feito para países frios" eh uma viagem da mente dele. A honra usava o mesmo sistema nos civic, o mesmo, já viu Civic parando por ai? O meu antigo rodou demais, hj esta com o feliz proprietário com 400k e motor lacrado de fabrica e repito, não tem vaso de expansão eh o mesmo sistema.
    Esse tipo de adaptação eh velha conhecida aqui, eu mesmo coloquei, tirei estou testando uma opção e senão der certo posso voltar. O mal do sistema selado eh a pressão extra sobre ad mangueiras, radiador, etc o que pode vir a dar muitos vazamentos, o Gilvan estava falando esta semana no grupo do wapp que ele colocou e tirou, porque havia muitos vazamentos. O sistema eh bom para repor a água, mas se vc esta perdendo agua por ai eh porque tem problemas, eu mesmo perdi muita água pelo vaso de coleta, mas, era o cabeçote.

    Ou seja, o sistema selado pode na vdd camuflar um problema maior.

    Quando ao instalar a ventoinha elétrica, bom, para o diesel ela não eh muito bem aceita, forçará muito seu alternador, por fica ligada quase que 100% do tempo. Além disto muitas vezes não dão conta de refrigerar, porque quando entram o motor esta muito quente.

    Travar a ventoinha eh outro erro, a minha estava travada e girando com o motor, até que um dia ela não aguentou a resistência do ar e destruiu-de levando o defletor, reservatório da bomba hidráulica e a correia do AC.

    Aumentar a capacidade do radiador eh outra coisa que tem que ser melhor estudada, mais água demora mais para aquecer, mas, também demora muito mais para trocar calor (desaquecer) ou seja, vc pode ter 100lts de água se aquecer terá 100lts para se preocupar em resfriar. O correto eh você melhora o sistema de troca de calor ai com menos água vc tem menos trabalho para resfriar.

    Lembro do meu gol turbo, os 350cv faziam ele aquecer bem, trocamos a bomba de agua para dar maior vazão, trocamos a polia por uma maior, assim a água passava mais lentamente pelo bloco fazendo uma troca de cslor melhor. Trocamos a hélice por uma com maior deslocamento de ar, não mexemos no radiador (tamanho, e olha que do gol cabe 1 colher de chá).

    Todas as dicas dadas no vídeo estão neste tópico, basta ter disposição para ler....
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #2
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Vinicius, boa noite.

    Se estiver perguntando, bom, vou responder.

    O cara da 2.2 do vídeo não descobriu o Brasil e ainda falou muita coisa errada. Primeiro que esses sistema "feito para países frios" eh uma viagem da mente dele. A honra usava o mesmo sistema nos civic, o mesmo, já viu Civic parando por ai? O meu antigo rodou demais, hj esta com o feliz proprietário com 400k e motor lacrado de fabrica e repito, não tem vaso de expansão eh o mesmo sistema.
    Esse tipo de adaptação eh velha conhecida aqui, eu mesmo coloquei, tirei estou testando uma opção e senão der certo posso voltar. O mal do sistema selado eh a pressão extra sobre ad mangueiras, radiador, etc o que pode vir a dar muitos vazamentos, o Gilvan estava falando esta semana no grupo do wapp que ele colocou e tirou, porque havia muitos vazamentos. O sistema eh bom para repor a água, mas se vc esta perdendo agua por ai eh porque tem problemas, eu mesmo perdi muita água pelo vaso de coleta, mas, era o cabeçote.

    Ou seja, o sistema selado pode na vdd camuflar um problema maior.

    Quando ao instalar a ventoinha elétrica, bom, para o diesel ela não eh muito bem aceita, forçará muito seu alternador, por fica ligada quase que 100% do tempo. Além disto muitas vezes não dão conta de refrigerar, porque quando entram o motor esta muito quente.

    Travar a ventoinha eh outro erro, a minha estava travada e girando com o motor, até que um dia ela não aguentou a resistência do ar e destruiu-de levando o defletor, reservatório da bomba hidráulica e a correia do AC.

    Aumentar a capacidade do radiador eh outra coisa que tem que ser melhor estudada, mais água demora mais para aquecer, mas, também demora muito mais para trocar calor (desaquecer) ou seja, vc pode ter 100lts de água se aquecer terá 100lts para se preocupar em resfriar. O correto eh você melhora o sistema de troca de calor ai com menos água vc tem menos trabalho para resfriar.

    Lembro do meu gol turbo, os 350cv faziam ele aquecer bem, trocamos a bomba de agua para dar maior vazão, trocamos a polia por uma maior, assim a água passava mais lentamente pelo bloco fazendo uma troca de cslor melhor. Trocamos a hélice por uma com maior deslocamento de ar, não mexemos no radiador (tamanho, e olha que do gol cabe 1 colher de chá).

    Todas as dicas dadas no vídeo estão neste tópico, basta ter disposição para ler....
    Caro Vinicius, o nosso colega de luta, Domingues
    falou tudo e mais um pouco do que eu te falaria... é isso mesmo.
    A minha SPT 2001 rodou mais de um ano com a viscosa travada... voltei com o sistema original, em seguida adaptei vaso de expansão, mas estou pensando em tirá por causa da pressão extra no circuito de arrefecimento.

    Oi Domingues. quem poderia me adicionar no grupo do Whatzap? meu número é 094 99190-2402

    Grato, Josivaldo
    Sportage 2001 - TDI

  • #3
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    Citação Postado originalmente por JcPará Ver Post
    Caro Vinicius, o nosso colega de luta, Domingues
    falou tudo e mais um pouco do que eu te falaria... é isso mesmo.
    A minha SPT 2001 rodou mais de um ano com a viscosa travada... voltei com o sistema original, em seguida adaptei vaso de expansão, mas estou pensando em tirá por causa da pressão extra no circuito de arrefecimento.

    Oi Domingues. quem poderia me adicionar no grupo do Whatzap? meu número é 094 99190-2402

    Grato, Josivaldo
    Bom dia, eu instalei o sistema selado, e rodei quase 1 mês, começou a vazar a flange da válvula termostática onde havia uma fissura que com o aumento de pressão fez surgir.

    A pressão na mangueira superior era muito grande a ponto de começar a fissurar próximo da braçadeira, e olha que eu estava usando uma tampa de 1 bar. Na semana passada fui na oficina do Julio em suzano buscar um módulo de aquecimento das velas (e descobrir que na verdade o meu módulo estava bom).
    Ele me pediu para retirar o vaso e testar o original com um pequeno "macete" que era desbastar a base da borracha da tampa do radiador (tinha a original na mala) para reduzir um pouco a pressão no sistema, fiz isto na hora no esmeril e realmente baixou a pressão e até agora não estou perdendo água, mas, é um teste vamos ver se mantem assim.

    Josivaldo, eu pedi para lhe adicionar no grupo, creio que já o fizeram.

    Abs
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Bom dia, eu instalei o sistema selado, e rodei quase 1 mês, começou a vazar a flange da válvula termostática onde havia uma fissura que com o aumento de pressão fez surgir.

    A pressão na mangueira superior era muito grande a ponto de começar a fissurar próximo da braçadeira, e olha que eu estava usando uma tampa de 1 bar. Na semana passada fui na oficina do Julio em suzano buscar um módulo de aquecimento das velas (e descobrir que na verdade o meu módulo estava bom).
    Ele me pediu para retirar o vaso e testar o original com um pequeno "macete" que era desbastar a base da borracha da tampa do radiador (tinha a original na mala) para reduzir um pouco a pressão no sistema, fiz isto na hora no esmeril e realmente baixou a pressão e até agora não estou perdendo água, mas, é um teste vamos ver se mantem assim.

    Josivaldo, eu pedi para lhe adicionar no grupo, creio que já o fizeram.

    Abs
    Bom dia Domingues,
    poh que legal essa dica cara! Toda aquela adpatação do vaso e sistema selado que divulguei em fotos aquí, também estou pensando em retirar e voltar com o original. Pois continuo perdendo água (1,5 litro) a cada semana (rodo uns 30km por dia entre ir e ví ao trabalho). Também já tive a mangueirinha (de 1/2 polegada) de água da refrigeração da turbina, estourada devido a alta pressão.

    Obrigado por adicionarme no Grupo de Whatsap.
    Ah! uma pergunta... você é o Mauricio no grupo?
    Sportage 2001 - TDI

  • #5
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    Pessoal, boa noite!
    Preciso de uma luz, a viatura do meu tio ferveu, e foi trocado mangueiras, cabeçote, parafusos, junta de aço, feito os testes, tudo ok, primeira subida de serra ferveu novamente, trocado nova junta de aço, testes ok, ferveu novamente. trocado viscofan, testes ok, ferveu descendo e subindo a serra, o mecanico disse que foi defeito do viscofan, agora foi deixado para nova troca. Isso tudo com menos de 3mil km. Andando pela cidade ela só esquentou uma vez, a restante quando força mais o motor na estrada. O que será que pode ser? Algum detalhe que possa estar passando despercebido? Talvez valvula termostática?
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

  • #6
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    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Pessoal, boa noite!
    Preciso de uma luz, a viatura do meu tio ferveu, e foi trocado mangueiras, cabeçote, parafusos, junta de aço, feito os testes, tudo ok, primeira subida de serra ferveu novamente, trocado nova junta de aço, testes ok, ferveu novamente. trocado viscofan, testes ok, ferveu descendo e subindo a serra, o mecanico disse que foi defeito do viscofan, agora foi deixado para nova troca. Isso tudo com menos de 3mil km. Andando pela cidade ela só esquentou uma vez, a restante quando força mais o motor na estrada. O que será que pode ser? Algum detalhe que possa estar passando despercebido? Talvez valvula termostática?
    Eu trocaria de mecânico...
    Digaum
    BMW X5 4.4 V8 2002 (a venda)
    Renault Twingo 1.0 2001 (não vendo, não troco, não empresto)

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Digaum Ver Post
    Eu trocaria de mecânico...
    Tem alguém que possa indicar?
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Tem alguém que possa indicar?
    Tem a Fujicar, e em Colombo perto do alto Maracanã tem a Auto mecânica Rio Verde, os cara conhecem bem as sportage, forte em diesel! Japa motors, rua Venezuelea, 138, Rio verde, tel: 41-3562-7596, Fujicar: Rua Espirito Santo, 263, Vila Guaira, 3332,1871
    4X4 Brasil
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Tem a Fujicar, e em Colombo perto do alto Maracanã tem a Auto mecânica Rio Verde, os cara conhecem bem as sportage, forte em diesel! Japa motors, rua Venezuelea, 138, Rio verde, tel: 41-3562-7596, Fujicar: Rua Espirito Santo, 263, Vila Guaira, 3332,1871
    Ela tá na Fujicar desde o começo, a principio só conhecíamos ele para mexer nas sportages. Vamos ver como vai ficar agora, dependendo, vamos levar em outro lugar. Obrigado
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

  • #10
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    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Tem alguém que possa indicar?
    Indico a Trip Auto Mecânica.Endereço: R. Maj. Alberto Pereira Jorge, 57 - Seminário, Curitiba - PR, 80740-270

    Telefone: (41) 3206-9286
    Digaum
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  • #11
    Usuário Avatar de rDuran
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    Clairton o pessoal da Fujicar é muito bom, não sei se é album problema com o profissional que ta trabalhando no carro.

    Se tudo que é visivel já foi feito e possivelmente trocado. eu chuto que pode ser microfissura em cabeçote.

    Quando você ferveu o cabeçote foi trocado por um novo? qual marca? ou foi dado um passo somente? um colega comprou um novo e depois de ter feito tudo ficou com um sintoma muito parecido, bateu a cabeça, travando ventoinha, tirando valvula tesmostatica, trocando radiador, e trocou 3x junta, reapertou o cabeçote diversas vezes.

    E no fim o cabeçote que ele tinha comprado tinha uma microfissura (invisivel a olho nú) que depois de passaar por 3 retificas diferentes foi identicada. e isso fazia perder a agua e secar.
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #12
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    Obrigado pelas respostas, vou ver com meu tio. Ele vai pegar ela essa semana, daí vemos como ficou. Qualquer coisa, posto novamente.
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