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  • #1
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    Boa tarde concordo em explorar todas possibilidades quando falo em trocar o bocal é justamente com essa intenção , é mais barato trocar o bocal do que mecher no cabeçote se resouver polpo uma grana serto ?

  • #2
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    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Boa tarde concordo em explorar todas possibilidades quando falo em trocar o bocal é justamente com essa intenção , é mais barato trocar o bocal do que mecher no cabeçote se resouver polpo uma grana serto ?
    Dorner, sim, correto, com certeza o custo é mais baixo que trocar o cabeçote.

    Mas, se o bocal estivesse com algum problema haveria perda de pressão quando pressurizei o radiador?

    Quanto a taxa de compressão no motor, na próxima semana vou pedir para o mecânico medir (feriado essa semana não permitirá que adiante esse assunto).

    Se não me engano a taxa deste motor é 21:1, correto?

    Valeu
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  • #3
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    Sim correto 21:1 , ja ouve muitos casos aqui neste forun que tinham o mesmo problema que voce em muitos casos trocaram bocal e resolveram o problema , uma ideia , as vezses quando tem um problema e agente nao sabe a origem do problema e intereçante ir por eliminatoria para que assim se estabelessa um ponto de parrida ou referencia .

  • #4
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    Se vc viu vazando um pouco de agua pelo respiro do reservatorio, muito provavelmente é por ali que esta vazando toda a agua que vc tem que completar.
    Enquanto vc esta andando, não ve a agua vazar, qdo vc para ja não tem mais agua pra vazar, ja puxou o restinho de volta, se vc olhar o reservatorio, muito provavelmente ele estará vazio ou com pouca agua.
    Nesse caso muito provavelmente o sistema selado resolva seu problema.

    []s
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  • #5
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    Senhores boa noite

    Neste final de semana, andei bastante com a viatura, e tive uma idéia para saber o quanto de água expulsa pelo reservatório, então revesti o respiro com um pedaço de pano para servir de guia (preferi usar pano para não gerar pressão e levantar a tampa do reservatório) e fixei abaixo um "reservatório" para aparar a água que fosse para o chão, bom, neste reservatório extra, caberiam cerca de 1 litro. Rodei uns 350 km neste final de semana, temperatura mal chega a 80ºC, está muito frio em SP a noite rodando com 10ºC lá foram a temperatura fica em 60º C e na marginal ou outros avenidas ficam em 55ºC.

    Bom, ao chegar na garagem, desliguei o motor (depois de 2 minutos parado, claro) e aquele som de Fervura e voilá reservatório paralelo pela metade, coloquei de volta no radiador (complicado sustentar esse vicio em bebida deste motor) e rodei mais ainda no domingo e sempre havia água no reservatório do reservatório.

    Eduardo, falei com o meca hoje quando deixei a viatura lá e ele disse que o aperto no cabeçote aconteceu da seguinte forma: Foram divididos em 3 fazes e aperto final, sempre em cruz.

    1º Torquímetro ajustado para 03 KG apertando todos (sempre cruzando)
    Torquímetro ajustado para 07 KG apertando todos (sempre cruzando)
    3º Torquímetro ajustado para 11 KG apertando todos (sempre cruzando)
    final Torquímetro ajustado para 12 KG apertando todos (sempre cruzando)

    Voltei para reapertar o cabeçote com 1.200 km rodados (ele havia anotado, eu não lembrava). Questionei se as guias estavam no lugar ele disse que sim, todas estavam.

    Bom, ao deixar a viatura hoje, questionei sobre a junta e cabeçote, como questionei outras vezes senti que ele ficou meio incomodado, pegou um copo e fizemos o teste do copo e nada de bolhas, puxou vareta para mostrar que não tem nada de água no carter, ligamos o motor e ficamos olhando o escape e nada de vapor na saída, enfim, ele disse que coloca a oficina dele que está no mesmo local há 25 anos no fogo pela qualidade do trabalho da retifica onde o cabeçote foi testado por 2x e rasga o diploma de engenheiro que está na parede, o qual ele levou 6 anos para consegui indo para SBC todos os dias (viu que o cara ficou incomodado mesmo).

    Bom, ele disse que acha que o próximo passo é o sistema selado mesmo, que inclusive me confessou que quando montou o bloco achou as galerias de água um pouco estreitas demais em comparação com outros carros (também o cara prepara motor de opala para a galera acelerar onde não tem galerias, são túneis de água basicamente), mas quando viu a hélice da bomba d'água que possui um tamanho é bem considerável, acho que uma coisa poderia compensar a outra, mas vejo que não, a água não faz a troca de calor em tempo suficiente e o vaso de expansão pode melhorar e muito essa questão da expulsão da água.

    Ele vai pensar a melhor forma de fazer essa semana, uma vez que nunca fez de SPTG não tem muita noção do melhor local para pegar os pontos com pressão.

    Quanto ao vazamento da mangueira da turbina, creio que foi pontual, depois que instalei a mangueira correta e com fita térmica não vaza mais nada, mas a quantidade de água que ela perde ainda é a mesma que antes.

    Assim que pega-la no final da semana eu posto os resultados, obrigado a todos pela ajuda e desculpa o teste enorme.
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  • #6
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    O aperto que conheço desse cabeçote é completamente diferente, mas se não aquece nem mistura agua com oleo e vice versa deve estar ok.

    []s
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O aperto que conheço desse cabeçote é completamente diferente, mas se não aquece nem mistura agua com oleo e vice versa deve estar ok.

    []s
    (DU)
    Eduardo, qual o aperto que vc conhece? Mas, realmente não aquece, no máximo foram 100 C, e isto forçando bem na serra, não ferveu e não sumiu água em quantidade, tanto que voltei tranquilo, no máximo marcou 80C na volta. Não mistura nada de óleo e água. Mas, vc poderia me passar o aperto que vc conhece / sabe como sendo o correto?

    Obrigado
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  • #8
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    70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
    E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

    []s
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
    E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

    []s
    (DU)
    Caracas, é muito diferente mesmo....bom, como você disse certo ou errado, parece que deu certo.

    Vou pegar a viatura no final desta semana com o sistema selado, como você mesmo disse há alguns posts atrás, mal não faz e não é caro, alias, ajuda a trabalhar melhor e ganho um pouco de segurança, espero que resolva este ultimo problema para que eu possa voltar a andar com confiança.

    Posto as percepções, durante o final de semana.

    Obrigado pela ajuda até aqui.
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    70Nm, aguarda 1 hora e confirma os 70 Nm, depois 90º aguarda 1 hora e por último mais 90º.
    E dessa forma não tem necessidade de dar reaperto, mas acho que vale a tentativa de colocar o sistema selado, pois acredito que o problema tem a ver com tampa ou gargalo.

    []s
    (DU)
    Eduardo, na quarta feira foi instalado o sistema selado na viatura, o que parou o vazamento (também não poderia ser outro o resultado), contudo o meca estranhou que a temperatura começou a subir e em ritmo rápido, não passa de 95ºC, mas, sub rápido. Ficou com a pulga atrás da orelha e não quis arriscar, desmontou o cabeçote de novo e vai mandar para a retifica pela terceira fez para fazer o teste (spray, raio x, plainamento etc).

    Enfim, é ruim por ter que desmontar, mas também poderia ser aquele 0,01% que o Glaicon mencionou e ai não tem como confiar, tem que fazer. Meu medo é que o caso não seja no cabeçote e sim alguma outra coisa no bloco, algo na galeria de água que cerca os parafusos, se for isto, juro que não sei como fazer, mas, enfim, tem que ter certeza.

    A melhor das hipóteses pode ser a junta, e ai eu pergunto, sempre recomendam a junta de aço de marcas reconhecidas, contudo, há aquelas velha briga sobre junta de aço que é resistente (até demais), mas não possui aquela aderência, enquanto tem aquela linha da junta de amianto que tem a melhor aderência, mas, sua resistência é menor. Se optar por continuar a usar a junta de aço, teremos que mandar o bloco para a retifica para prepara-lo e assim obter o resultado desejado?

    Tem mais alguma idéia do que poderia estar acontecendo ou outro tipo de checagem que poderíamos fazer?

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-img-20160506-wa0004.jpg  
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  • #11
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    Se o cabeçote estiver bom (apesar de não ser novo), é interessante mandar o bloco pra verificar, ele tb pode ter alguma micro fissura ou um leve empeno na face.
    Se for usar junta de amianto tem que ser TARANTO, e se for de chapa tem que ser AJUSA e antes de montar pinta ela com spray de tinta aluminio.

    []s
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  • #12
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    Se o cabeçote estiver bom (apesar de não ser novo), é interessante mandar o bloco pra verificar, ele tb pode ter alguma micro fissura ou um leve empeno na face.
    Se for usar junta de amianto tem que ser TARANTO, e se for de chapa tem que ser AJUSA e antes de montar pinta ela com spray de tinta aluminio.

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