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  • #1
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    mfdomingues, o suporte do sensor esta funcionando como um dissipador de calor,principalmente pq pega bastante vento da helice do radiador, acrediro que a variação seja mais ou menos essa tbm.
    O ideal seria medir o ponto que esta o sensor original com um termometro a lazer e comparar com o auxiliar.

    []s
    (DU)

    Eduardo, obrigado pelo retorno o difícil está em conseguir um termômetro laser para medir, havia um na oficina do meu meca, mas pelo que vi sumiu.... e ele ta tão abarrotado de trabalho que não tem tempo nem de correr atrás disto agora.

    Imaginei isto também, com um suporte deste tamanho e tomando todo o vento da hélice deve está havendo perda de calor ali. Pensei em usar fita térmica para isola-lo....

    Novamente obrigado pela ajuda.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #2
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    Pessoal,

    Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

    Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
    Gostei do willitec por ser de ponteiro porem não tem alarme.
    Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.

  • #3
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    Pessoal,

    Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

    Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
    Gostei do willitec por ser de ponteiro porem não tem alarme.
    Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.
    MRMoraes, boa tarde

    Seguinte, pelo que entendi até hoje, você tem algumas possibilidades para fixar o sensor auxiliar de temperatura no motor.

    - Imerso no liquido: Este é o que eu utilizo, como o Eduardo falou anteriormente, quanto mais próximo ao cabeçote melhor, assim a troca de calor não fica comprometida e você tem uma leitura melhor, o sensor deverá sim ficar em contato com o liquido constantemente, contudo, ai que mora o problema, se faltar liquido por algum motivo (vazamento, o que é mais comum) ele pará de medir e ai, seu cabeçote vai embora, aconteceu comigo, uma mangueira rompeu, o liquido vazou todo e o ponteiro dormiu em berço esplendido aos 80ºC, funciona bem, mas sem vazamentos. Entendo que para este caso é necessário algo complementar como sensor de nível de água no vaso de expansão, algo como o yco por exemplo.

    - Em contato como cabeçote tem duas formas:
    - Encontrar uma galeria de passagem de água e usinar um acesso ao cabeçote de forma que o sensor entre em contato com o líquido que corre nas galeria, a leitura é mais precisa ainda, contudo, corre o mesmo risco do anterior, além de ser mais caro e usinar o cabeçote não é para qualquer um. Vi algo parecido no fórum das toyotas.
    - Fixar um sensor na face externa do cabeçote, neste caso não é necessário usinar, mas o sensor não é o mesmo de água ele vai mensurar a temperatura do alumínio, imagino que as marcações sejam outras devido a alta temperatura, no meu ponto de vista é complicado esse modelo porque se a água entrar em ebulição dentro do motor vai demorar alguns pontos minutos para a leitura chegar ao mostrar....

    Acho que o melhor é o mesmo que o JCPará e eu Estamos usando, mas, como disse o Eduardo melhorar a instalação para o mais próximo possível do cabeçote e com um suporte pequeno.

    Espero ter ajudado e espero que quem tenha informações mais completas ofereça sua opinião.
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  • #4
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    mfdomingues, muito obrigado pelo retorno.

    Estou estudando bastante a viatura, pois faz um mês que comprei(01/07) e acompanhando o fórum vi que não dá para descuidar a questão da temperatura.
    Semana passada retirei o radiador e mandei limpar, estava com barro nas galerias, porem o pessoal que fez a limpeza disse que a estrutura do mesmo está boa.
    Estou pensado seriamente em colocar o vaso de expansão do Peugeot 206(achei ele com um tamanho que será mais fácil de adaptar) ligando a saída diretamente na saída do radiador para o motor, e deixando a tampa cega(sem a mola de pressão) no topo do radiador, ligando a saída daquele bocal(mangueira fina) na entrada do expansor.
    Na ligação inferior do radiador(onde pretendo fazer a ligação de entrada do vaso expansor), qual "T" posso usar(pelo diâmetro das mangueiras)?

    Como em outros carros, sempre tive problemas com água, já estou me precavendo.
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
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    Pergunta básica, o sensor deve ficar emerso no liquido de arrefecimento(como alguns falam e colocar um "T" ou furar a tampa da válvula termostática) ou em contato com o cabeçote(vi em uma foto que estava presa com um suporte de alumínio)?

    Estou pensando em colocar um relógio, mas não gostei do da recetronix por ser digital, mas tem o alarme.
    Gostei do willitec por ser de ponteiro porem não tem alarme.
    Queria algo discreto que não chama-se a atenção e pudesse avisar quando a temperatura passa-se do normal.
    Caro MRMoraes,
    Quando se fala em sensor, sempre tem que está sim, imerso no líquido. No meu caso eu cortei o mangote e coloquei uma união metálica com um furo e porca soldada para receber o sensor. Sobre o marcador eu coloquei um da marca Type R que comprei de um cara em Curitiba, não é discreto como você gostaria mas marca bem. Infelizmente eu não conseguí instalar este marcador em lugar legal, ficou um pouco feio. Aí vãoSportage fervendo-20160728_125545.jpgSportage fervendo-20160728_133017.jpgSportage fervendo-20160728_132952.jpg as fotos.
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  • #6
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    Sobre o sensor, prefiro fixado ao cabeçote ou bloco sem contato com a água, pois a leitura é mais rápida, o metal é que aquece e passa calor para água e não o contrario, se for instalar acho melhor saber a temperatura do metal/cabeçote que é o que vai pro vinagre primeiro, penso que o sensor de nível no vaso de expansão também só funcione no sistema selado, senão no sistema ''aberto'' o motor/radiador pode estar seco que o vaso expansor continua cheio e a água só baixara com o vácuo quando o motor já estiver frito e frio.
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Arildo MT Ver Post
    Sobre o sensor, prefiro fixado ao cabeçote ou bloco sem contato com a água, pois a leitura é mais rápida, o metal é que aquece e passa calor para água e não o contrario, se for instalar acho melhor saber a temperatura do metal/cabeçote que é o que vai pro vinagre primeiro, penso que o sensor de nível no vaso de expansão também só funcione no sistema selado, senão no sistema ''aberto'' o motor/radiador pode estar seco que o vaso expansor continua cheio e a água só baixara com o vácuo quando o motor já estiver frito e frio.
    Arildo, sua preferencia em fixar no bloco com certeza é melhor porque de fato o que aquece primeiro é o metal, então isto te dá uma margem de segurança maior, mas não esquecendo que o referencial de temperatura de todos os motores é sempre no circuito de água que é fechado e não troca calor com o meio, já o metal, dependendo de onde fixe o sensor pode haver leitura errada, pois o metal dissipa calor pro meio ambiente.
    Bom! todos agem conforme observam. Eu estou falando com base na Engenharia, mas a engenharia também erra.
    Quando instalei o meu (ver fotos) não atentei pra alguns detalhes, então o Eduarte me mostrou algo que eu não percebí.
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  • #8
    Usuário Avatar de EDuarte
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    O melhor é colocar direto no cabeçote, em contato com o metal.
    A variação de temperatura é diferente em contato com a agua,no metal a temperatura é mais alta,no meu caso que esta no cabeçote, a temperatura varia entre 95 e 110º, tem caso que a variação chega a 120º ou mais.

    []s
    (DU)
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  • #9
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    Prezado Eduarte,

    Sabe informar o fabricante e modelo de termômetro cujo sensor é instalado em contato direto com o bloco do motor?

    Grato,

    Gabriel

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Gabriel 4x4 Ver Post
    Prezado Eduarte,

    Sabe informar o fabricante e modelo de termômetro cujo sensor é instalado em contato direto com o bloco do motor?

    Grato,

    Gabriel
    Gabriel, existem varios fabricantes de marcadores de temperatura, seja digital, analogico ou de mercurio,vai da sua preferencia e qquer um deles pode ser instalado direto no cabeçote ou em contato com a agua.
    Da uma pesquisada no ML que tem varios.

    []s
    (DU)
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  • #11
    Usuário Avatar de JcPará
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O melhor é colocar direto no cabeçote, em contato com o metal.
    A variação de temperatura é diferente em contato com a agua,no metal a temperatura é mais alta,no meu caso que esta no cabeçote, a temperatura varia entre 95 e 110º, tem caso que a variação chega a 120º ou mais.

    []s
    (DU)
    Caro Eduarte, boa noite,
    hoje furou uma mangueira de 5/8 que fica por tràs da turbina e vazou toda água. Realmente o sensor na água é um risco. Resolvi instalar na parte metálica.
    Você poderia mandar foto em qual local do cabeçote instalou?
    Desde já agradeço pela atenção..

    Att, Josivaldo
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  • #12
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    Bom dia colegas.

    A viatura do meu tio começou a esquentar, foi trocado mangueiras, bomba d'agua, e mesmo assim continuava esquentando, partiu então para troca de cabeçote, foi trocado cabeçote, junta, parafusos. Andando no transito urbano ela não esquenta, vi até a linha do meio do marcador e fica por ali, mas antes de chegar ela demora para atingir a temperatura. O teste para ver se esquentava foi uma subida de serra, e não deu outra, o ponteiro passou do meio, esquentou. Pegunta: a válvula termostática é original, ela possui duas válvulas, uma pequenininha que diz que abre aos 40º e a outra normal, maior, será que essa maior pode estar travada fechada, e apenas a pequenininha aberta, não deixando a circulação de água normal e levando a esquentar? Vi também que houve troca da tampa do radiador, a original de 0,90 bar por uma de 1,10 bar, tem algum problema essa mudança de pressão da tampa? Obrigado.
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

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