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  • #1
    Usuário Avatar de JcPará
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    Caro MR, é muito provável que seja na mangueira que alimenta o radiador de Ar Quente. Mesmo se ele estiver isolado ainda assim há a presença desta lá por trás. Fui Vitima de rompimento desta mangueira por duas vezes. É fácil corrigir, agora se seu motor aqueceu muito é preocupante...

    Abr
    Sportage 2001 - TDI

  • #2
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    Pessoal,

    Ontem, voltando para casa de viagem a temperatura passou do meio do marcador. Imediatamente encostei o carro é desligue. Ao abrir o capô vi que tinha um vazamento de água atrás do motor, não consegui identificar se era mangueira ou selo furado.
    Completei o radiador com água que havia em uma poça e rodei até em casa sem a tampa do radiador.
    Amanhã vai para o mecânico ver o estrago.
    Amigo, boa noite


    Como o Josivaldo guerreiro disse provavelmente são as mangueiras do radiador do ar quente.

    Agora cuidado, esse motor não leva desaforo, se chegou a aquecer ou quase aquecer sua junta pode sofrer inicio de deterioração.

    Use aditivo orgânico com etileno glicol e água desmineralizada, soh assim vai poupar superaquecimentos e suas mangueiras e conexões vão agradecer. O antigo dono da minha viatura usava água comum, até hoje troco canos oxidados ou com durepox.

    Abs e boa sorte.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #3
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    Pessoal,

    Realmente era a mangueira do ar quente que rompeu.
    Foi feita a troca da mangueira e limpeza do radiador novamente. Adicionado aditivo MCT (é o que tenho utilizado desde que comprei).
    Dei umas voltas e aparentemente está tudo normal, aquecimento até a metade, nada de estufar as mangueiras nem colocar água para fora do reservatório.

  • #4
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    ... aquecimento até a metade, nada de estufar as mangueiras...
    As mangueiras estão sem pressão?
    O certo é ficarem duras (com pressão) com o motor quente.


    []s
    (DU)
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  • #5
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    EDuarte,

    Elas ficam mais rígidas e quentes do que quando está fria.
    Fiz uma viagem depois do episódio e não teve elevação de temperatura, nem perda do liquido de arrefecimento.
    Acredito estar tudo normal.

  • #6
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por MRMoraes Ver Post
    EDuarte,

    Elas ficam mais rígidas e quentes do que quando está fria.
    Fiz uma viagem depois do episódio e não teve elevação de temperatura, nem perda do liquido de arrefecimento.
    Acredito estar tudo normal.
    Perfeito...

    []s
    (DU)
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  • #7
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Pra motor a diesel tem que ser uma ventoinha bem eficiente, se não to enganado s10 ou ranger, não lembro agora, usa elétrica nos motores a diesel, mas pra quem faz trilha a maioria não recomenda!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #8
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Pra motor a diesel tem que ser uma ventoinha bem eficiente, se não to enganado s10 ou ranger, não lembro agora, usa elétrica nos motores a diesel, mas pra quem faz trilha a maioria não recomenda!

    Djalma, bom dia, pelo que sei as s10 e rangers diesel são ventoinhas viscosas, inclusive as novas viscosas utilizadas pelo Dorner, Reinaldo e Marcelo são viscosas do motor maxxion 2.5 com o eixo polia desenvolvido pelo Dorner, as poucas diesel que sei que utilizam ventoinhas elétricas com eficiência são as Sprinters e Ducatos (novas). Nas diesel não tem jeito, muitos tentaram utilizar as elétricas, mas poucos tiveram exito, o problema é que muitos deixam de fazer a manutenção adequada como troca do período correto (o manual diz 60mkm) ou manutenção no radiador, tampa etc e culpa a ventoinha, as viscosas desde de que originais e com manutenção em dia trabalham muito bem, caso contrário motores mesmo modernos não a utilizariam mais. Há casos de ventoinhas elétricas de alta eficiência como o Duran disse uma vez e neste caso custo é bem elevado cerca de R$ 3,5, são as mesmas que o pessoal dos Trollers adaptam nos motores dele.
    Outra questão que você mesmo situou, em casos estremos (trilhas) não tem gente a elétrica não da conta.
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  • #9
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Djalma, bom dia, pelo que sei as s10 e rangers diesel são ventoinhas viscosas, inclusive as novas viscosas utilizadas pelo Dorner, Reinaldo e Marcelo são viscosas do motor maxxion 2.5 com o eixo polia desenvolvido pelo Dorner, as poucas diesel que sei que utilizam ventoinhas elétricas com eficiência são as Sprinters e Ducatos (novas). Nas diesel não tem jeito, muitos tentaram utilizar as elétricas, mas poucos tiveram exito, o problema é que muitos deixam de fazer a manutenção adequada como troca do período correto (o manual diz 60mkm) ou manutenção no radiador, tampa etc e culpa a ventoinha, as viscosas desde de que originais e com manutenção em dia trabalham muito bem, caso contrário motores mesmo modernos não a utilizariam mais. Há casos de ventoinhas elétricas de alta eficiência como o Duran disse uma vez e neste caso custo é bem elevado cerca de R$ 3,5, são as mesmas que o pessoal dos Trollers adaptam nos motores dele.
    Outra questão que você mesmo situou, em casos estremos (trilhas) não tem gente a elétrica não da conta.
    Bem isso mesmo!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #10
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    Galera sou novo por aqui e as dúvidas dos outros já me ajudaram bastante a intender um pouco mais sobre a viatura.

    Vi que tem uma turma de BH aqui nesse tópico, então alguém pode me indicar boas oficinas para mexerem na Sportage 2001 Diesel?

    Desculpem se estou postando no local errado, mas antecipadamente, agradeço.

  • #11
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    Fala galera!!
    Sou novo por aqui e to fechando negócio com uma Kia Sportage 99, 2.2 a Diesel, para entrar nesse mundo de 4x4 que sempre sonhei.
    Gostaria de tirar uma dúvida.. o dono da revenda me falou sobre esse super aquecimento, que o motor esquenta muito e eu deveria trocar por um radiador melhor pois é o original.
    Por acaso ele esquenta mesmo se eu andar normal, na cidade, sem forçar o motor?
    Eu sou leigo nesse assunto e gostaria de saber pra já ter uma ideia de quanto vou gastar pra arrumar isso (se é que isso é um problema mesmo).
    Valeu!!!

  • #12
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por fanio1909 Ver Post
    Fala galera!!
    Sou novo por aqui e to fechando negócio com uma Kia Sportage 99, 2.2 a Diesel, para entrar nesse mundo de 4x4 que sempre sonhei.
    Gostaria de tirar uma dúvida.. o dono da revenda me falou sobre esse super aquecimento, que o motor esquenta muito e eu deveria trocar por um radiador melhor pois é o original.
    Por acaso ele esquenta mesmo se eu andar normal, na cidade, sem forçar o motor?
    Eu sou leigo nesse assunto e gostaria de saber pra já ter uma ideia de quanto vou gastar pra arrumar isso (se é que isso é um problema mesmo).
    Valeu!!!
    Seja bem vindo Fanio.
    Sim, as sportages tem fama de super aquecimento, mas só se tiver algum problema no motor ou sistema de arrefecimento, se estiver tudo ok não aquece, só se forçar, diesel é outra pegada.
    Vc disse que ela é 99 com motor 2.2, to achando estranho pq nesse ano ja eram importadas as 2.0 TDI.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
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