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  • #421
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    Exclamation Palpitero




    Pessoal como sou Sportegista há apenas um mês não sei se está na hora de meter minha colher; Mas após muito estudo neste tópico e pouco dim dim no bolso eu tive uma idéia:
    O que vocês acham de colocar um sensor(cebolinha) a mais na spt daqueles que acionam a ventuinha elétrica(isto é abre-fecha) para acionar um bipe no painel Seria o sistema mais barato de todos que e funcionaria .
    Posso patentiar e por em prática ou alguém tem objeção?

  • #422
    A vantagem do Guster digital com alarme, apesar de mais caro, é que sempre que se liga o carro pode-se ir acompanhando o aumento da temperatura e comparar com o painel, com a finalidade de saber se ele está funcionando. Ou seja, a cebolinha talvez seja difícil de monitorar o seu funcionamento.

    Citação Postado originalmente por Motinho Ver Post
    Pessoal como sou Sportegista há apenas um mês não sei se está na hora de meter minha colher; Mas após muito estudo neste tópico e pouco dim dim no bolso eu tive uma idéia:
    O que vocês acham de colocar um sensor(cebolinha) a mais na spt daqueles que acionam a ventuinha elétrica(isto é abre-fecha) para acionar um bipe no painel Seria o sistema mais barato de todos que e funcionaria .
    Posso patentiar e por em prática ou alguém tem objeção?

  • #423
    A ideia é boa, e simples. O problema dela é que na hora que acender vc pensará:

    - ferveu?
    - tá no limite?
    - alarme falso?
    - ferrou tudo?

    Com oguster, por masi que tenhamos duvidas se tá certinho ou nao, mas dá pra saber o quão quente tá o motor em relação ao que vc ta usando do motor naquela hora. Por ex: vc ta na cidade, normal, o guster apita, meu, tem problema...

    Vc ta na trilha, o guster vai te informando que ta quente e tal, mas andando de boa...ok, tudo normal...

    É por ai.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #424
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    Thumbs up Bip

    Concordo com vocês, mas o beep (acompanhado desnecessariamente ou não de uma luz) apitará na temperatura que escolhermos o bulbo, se optarmos por um bulbo da luz do painel do 147(não o da ventuinha) ele arma a 100°+ou-(não sei precisar) mas seria a hora de parar a spt, e a temperatura eu continuaria acompanhando pelo relógio original (afinal ele presta pelo menos pra dar apoio ou nem pra isto?).

  • #425
    O beep é melhor do que não ter nada. Com certeza! Mas o relógio tem suas vantagens. Em se tratando de um problema crítico da sportage que é o superaquecimento, talvez seja melhor não correr o risco.

    Pra falar a verdade eu tenho vontade de colocar um segundo relógio... ou esse beep auxiliar ao relógio...


    Citação Postado originalmente por Motinho Ver Post
    Concordo com vocês, mas o beep (acompanhado desnecessariamente ou não de uma luz) apitará na temperatura que escolhermos o bulbo, se optarmos por um bulbo da luz do painel do 147(não o da ventuinha) ele arma a 100°+ou-(não sei precisar) mas seria a hora de parar a spt, e a temperatura eu continuaria acompanhando pelo relógio original (afinal ele presta pelo menos pra dar apoio ou nem pra isto?).

  • #426
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    Novo radiex

    Hoje comprei o novo Radiex concentrado(1L dá para 8 L de reservatório), não sei se algum Sportegista já usou, ele vem num tubo verde.
    Mas na hora de esvasiar o sistema, para meu espanto, minha Spt estava com água enferrujada pura (tenho de tolerar pois pertencia a um sr de 89 anos) e ai vou ter de trocar a água várias vezes até colocar o Radiex.
    A princípio não vou varetiar ou por líquido de limpeza, pode zebrar e como ela funciona com a temperatura abaixo do meio não acho que seja necessário, pelo menos no inverno do sul.

  • #427
    Olá Motinho,

    Existem 3 tipos de aditivos de radiador: Concentrado, Superconcentrado e Pronto para uso (usado puro, sem água).

    Sinto muito ter que dizer isso Motinho, mas a Kia não recomenda o uso de aditivo SUPERCONCENTRADO, e se o sistema de arrefecimento esta "podre" por dentro, CUIDADO! Já que você comprou o aditivo, faça o seguinte: use somente meio litro, e complete com água, menos mal. Uma oficina especializada em radiadores me aconselhou trocar a água do sistema a cada quatro meses, e ir aumentando a "dose" do aditivo gradativamente para o sistema se acostumar. O correto é usar aditivo CONCENTRADO na proporção 40% aditivo e 60% de água desmineralizada. A marca recomendada pela Kia é a TOTAL LUBRIFICANTES, confira no site: http://www.totalbras.com.br/lub/lubb...8?OpenDocument

    Abraço
    4X4 Brasil
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #428
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    Citação Postado originalmente por Motinho Ver Post
    Hoje comprei o novo Radiex concentrado(1L dá para 8 L de reservatório), não sei se algum Sportegista já usou, ele vem num tubo verde.
    Mas na hora de esvasiar o sistema, para meu espanto, minha Spt estava com água enferrujada pura (tenho de tolerar pois pertencia a um sr de 89 anos) e ai vou ter de trocar a água várias vezes até colocar o Radiex.
    A princípio não vou varetiar ou por líquido de limpeza, pode zebrar e como ela funciona com a temperatura abaixo do meio não acho que seja necessário, pelo menos no inverno do sul.
    Motinho, eu fiz a limpeza total do sistema na própria concessionária da Kia, aqui em Florianópolis. Eles também usaram o aditivo Radiex, mas deve ser o tipo que contenha MONOETILENOGLICOL. Quanto ao ficar trocando água algumas vezes antes de utilizar o aditivo, creio que será pouco útil, pois muita placas de ferrugem se soltarão somente com a utilização do aditivo, resistindo ao simples trocar de água.
    O meu radiador eles tiraram para fazer o vareteamento. Acharam um furo na colméia tampado com durepóxi!
    E veja só. O serviço de vareteamento a empresa terceirizada ía cobrar R$ 150,00. Trocaram o radiador por outro totalmente refeito, com garantia, por R$ 200,00. Troquei na hora.
    Por isso, haverá o sério risco de seu radiador vazar.
    O investimento compensa. Para você ter idéia, no trânsito de Florianópolis, que é um pouco complicado, a ventoinha nem liga, bastando o girar da correia para refrigerar. O mecânico ficou acelerando o carro em 3.000 rpm`s por mais de 5 minutos direto, para a ventoinha ligar. E o ponteiro marcando certinho, logo abaixo do meio do mostrador no painel. E não esqueça de abrir o sistema de ar quente no painel do carro, para tirar a água velha dali. Aproveite ainda para trocar a válvula termostática (com furo de 4mm) e a tampa do radiador. Juntas, custarão R$ 65,00 na concessionária.
    Boa sorte.

  • #429
    Olá Glaicon,

    Há um ano quando fui á concessionária da Kia comprar aditivo para radiador eles me indicaram o RADIEX Cód.: 1822 (foto). Esse é o aditivo da RADIEX correto pra Sportage, consta até no site da RADIEX, mas tem que ser na proporção 40% de aditivo e 60% de água.

    Abraço
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-r1822-455045-big.jpeg  
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #430
    Citação Postado originalmente por glaicon Ver Post
    o mecânico ficou acelerando o carro em 3.000 rpm`s por mais de 5 minutos direto, para a ventoinha ligar. E o ponteiro marcando certinho,


    boa sorte.

    gente! Gente! Gente!


    Acreditem!!!!!!


    O ponteiro da sportage nunca marca certo.

    Aos 78º ele chega próximo do meio e estaciona.

    Vai a 95º e nem se mexe.

    Beto carneiro, o vampiro brasileiro!!! Não creu neu, si finou-se!!!

    Inté!

  • #431
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    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Olá Glaicon,

    Há um ano quando fui á concessionária da Kia comprar aditivo para radiador eles me indicaram o RADIEX Cód.: 1822 (foto). Esse é o aditivo da RADIEX correto pra Sportage, consta até no site da RADIEX, mas tem que ser na proporção 40% de aditivo e 60% de água.

    Abraço
    Foi esse mesmo o aditivo. Colocaram 3 litros de aditivo e o resto água. Pelo manual dá mais ou menos essa a proporção.
    O carro está tão afinado na temperatura que já estou "quase" esquecendo de espiar o ponteiro a cada 5 minutos.
    Júlio, encontrei o óleo da ELF (TOTAL). Coloquei o RUBIA 15-40. É esse, né? R$ 14,00 o litro. Os filtros de óleo, juntos, R$ 40,00. Já o filtro de ar, R$ 58,00!! Quase que eu que fico sem ar. Ufa!
    Abraço.

  • #432
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    Radiador novo

    Recentemente, a minha sportage começou a baixar água, coisa de 500ml a cada dois dias.
    Levei em uma oficina perto da minha casa e o veredito do mecanico foi o seguinte: Junta queimada. Tinha que abrir o motor e trocar a junta. Qdo cheguei na oficina o meca disse que meu radiador também havia furado...
    Fiquei desconfiado e resolvi retirar o carro da oficina e mandar numa casa especialista em radiadores " IAHN radiadores". contei que estava baixando agua e queria que eles verificassem o que podia ser.
    Fizeram alguns testes e em seguida veio o resultado: Radiador furado e todo corroido por dentro, sem chance de recuperação. Tinha que trocar o radiador e também trocar a ventuinha pois já não estava mais acoplando como deveria.
    Fiquei com muita raiva da primeira oficina que havia tentado me enrolar na maior cara dura, é obvio que depois que abrissem o motor com certeza eles iriam me engrupir com mais coisas....
    Quem me deu dicas preciosas foi o Julio aqui do forum, liguei para ele diversas vezes e ele foi me dando algumas dicas e testes que podia fazer.
    VALEU JULIO!!!
    Agora esta tudo resolvido, radiador novo (R$850)marca marechal e ventuinha nova (R$200)e não baixa mais nada de agua. Achei meio salgado o preço do radiador mas fiz uma pequena pesquisa e não achei nada mais em conta. De qualquer maneira pedi meu radiador e minha ventuinha usadas de volta para pesquisas.
    Falando em ventuinha, qdo o motor esta frio ela parece uma turbina qdo acelera o carro, mas a medida que o carro vai esquentado ela vai diminuindo o barulho, e só volta a fazer barulho novamente qdo pega algum congestionamento e o motor aquece um pouco mais.
    []s
    mateus
    Oo .·. oO
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