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Convex Datacenter
  • #1789
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    Citação Postado originalmente por rpetrucci Ver Post
    EDuarte isso faria a temperatura subir somente após 3 mil giros ? Pois é isso que acontece. Ola as fotos do relógio ....

    Anexo 395147
    Andando na cidade, tudo normal ....

    Anexo 395148
    Quando coloco de 3mil ou mais giros, o ponteiro começa a subir e começa a ir agua para o reservatório de expansão ...
    Depois de uns 5 minutos andando a 3000 rpm, a temperatura sobe consideravelmente criando pressão no sistema, se a tampa não estiver boa, não vai conseguir segurar essa pressão e expulsar agua demais pro reservatorio de expansão.
    Depois de +/- uns 10 ou 15 minutos em baixo giro ja tem que ter pressão no sistema.

    []s
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  • #1790
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Depois de uns 5 minutos andando a 3000 rpm, a temperatura sobe consideravelmente criando pressão no sistema, se a tampa não estiver boa, não vai conseguir segurar essa pressão e expulsar agua demais pro reservatorio de expansão.
    Depois de +/- uns 10 ou 15 minutos em baixo giro ja tem que ter pressão no sistema.

    []s
    (DU)
    Grato pelo retorno....

    Comprei a tampa nova ... e por curiosidade media a minha hélice com a que a autopeça tinha e para minha surpresa a minha é uns 2cm mais curta .. como to no pavor comprei a nova e vou instalar ... sera que pode ser esse meu problema ...

    A pressão das minhas mangueiras esta igual a bongo que tenho aqui na empresa ... rigida mas nada estufado...

  • #1791
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Alexandro, se me permite, ambos os sistemas são expansivos, a diferença é que um é selado e o outro aberto, ambos os sistemas usam reservatório de expansão.
    O sistema original é tão eficiente qto o sistema que vc fez (selado), a diferença é que vc esta com tudo novo e limpo, por isso a eficiência, mas se vc relaxar e não fizer a manutenção preventiva como no sistema original, terá o mesmo problema.
    Concordo que deveria ter sido tropicalizado, mas infelizmente não foi, pra isso precisa de uma circulação/refrigeração maior de agua que só é possivel com radiador maior, e como vc citou, mais vento.
    Sempre usei o sistema original e nunca tive problemas, mas troco a agua/aditivo e a tampa do radiador uma vez por ano e fico de olho no acoplamento viscoso.
    Uma vez usei ventoinha eletrica apenas por uma semana, voltei pro original por ser bem mais eficiente na refrigeração, alem de manter uma refrigeração baixa mesmo desacoplada devido estar girando constantemente.
    Ja a eletrica só refrigera qdo liga e com a temperatura ja no limite, se ela pifar não tem como saber e não da tempo pra nada, pro uso no dia a dia é excelente, ja instalei em algumas sportages e estão satisfeitos, pro uso um pouco mais severo não presta não.
    Resumindo, se manter o sistema limpo, com agua desmineralizada e aditivo e não relaxar com a tampa e acoplamento, o sistema é confiável... mas infelizmente poucos fazem isso, e quem faz, garanto que eta satisfeito...

    Isso é a "minha" opinião por experiencia, não apenas por achismo.

    []s
    (DU)
    Ok Eduarte legal essa e´sua opiniao ?
    Amigo presta atençao netes diagramas .
    Sistema orijinal :
    A 78graus o primeiro estajio da vauvola termoestatica começa a abrir , a 82g esta totaumente aberta , a 86g começa a abrir o segundo estajio , a 88g esta totaumente aberto , a 92g começa a acoplar o acoplamento viscoso (embreajem viscosa) , a 95g esta totaumente acoplado e transmitindo integraumente o movimento para a elice , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , sao dados fornecidos pela propria kia .

    Sistema Dorner :
    A 75graus começa a abrir o primeiro e unico estajio , a 80g esta totalmente aberto , a 86g o interrupitor temoestatico (famoso sebolao) libera corrente eletrica para alimentar a ventoinha eletrica , fasendo com que a temperatura dessa para 82g e assim desligando a ventoinha , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , cada componente do sistema foi minuciosamente estudado e para que assim foce bem adecuado ao sistema , esse estudo durou aprocimadamente de 7 a 8 meses .
    Ventoinha eletrica:
    Eduarte imajina voce numa trilha e atola seu carro , voce fica la asselerando seu carro a 3000rpm derrepente voce olha a temperatura subindo , istintivamente voce vai tirar o pe´ , nesse momento o motor vai dimnuir o foco de calor porem tanbem vai diminuir a rataçao da ventoinha e a capacidade de ventilaçao resultado , ou a temperatura vai se manter aonde esta ou vai continuar a subir ou seja se esta quase fervendo vai permanesser neste quase se ja esta fervendo vai comtinuar a ferver e chegar a fundiçao termal(ja era pro motor) .Agora se seu carro ter ventoinha eletrica acontece justamente o contrario , no momento em que voce tirar o pe´o motor vai diminuir o foco de calor e a ventoinha estara a toda velocidade porque ela nao e´movida pelo motor fasendo com que a temperatura dessa rapidamente , isso nao e´achismo e sim puro raciocinio lojico .
    Em resumo , a ventoinha eletrica e´superior em tudo , dura bem mais , conheço carros com 20anos de uso e a ventoinha ainda e´orijinal em quanto a mecanica dura 2anos ou 70milkms . Por nao ser movida pelo motor proporciona uma maior economia . Amenta a vida utio do motor por ser mais precisa no controle da temperatura etc.. So´ faço uma reçauva tem que ser de boa qualidade nada de xingilingue , so´bosh ou similar.
    Recipiente de espançao :
    Eduarte pença em 2 recipientes A , B no recipiente A cabe esatos 1litro , no recipiente B cabe esatos 1,1litro (ou1litro e 100ml) em ambos vamos abastecer com esatos 1litro de agua , agora vamos aquecelos ate 90graus pergunta o que acontece com os 2 recipientes ? com o aquecimento da agua as moleculas se afastam uma das outras o que almenta o volume da agua resultado , o recipiemte A estoura porque a capacidade dele e de esatos 1litro porem o volume da agua (90graus)a essa temperatura e bem maior , ja no recipiente B nao estoura porque a tem espasso para a agua se espandir , isso nao e´achismo mas e sim pura fisica de materiais .
    No sistema orijinal tem uma vauvola de dentro da tampa do radiador , ela e´um embulo que tem uma mola que pressiona o embolo de cima para baixo , em baixo do embolo tem o bouçao de agua que esta sendo aquecido e precionando o embolo para cima ate ele dar vasao para um cano laterau e chegando ao recipiente de alojamento de fluido (uma espese de ospedero temporario).
    Recipiente de espaçao e´uma camara onde o fluido circula constantimente e tem espasso para se espandir , aucontrario do outro sistema o fluido circula atraves de mangueiras e nao pela vauvola de pressao , o que passa pela vauvola e´apenas ar quente e nada mais .
    Pergunta , qual dos 2 sistema sao mais propicio a falha?No sistema orijinal o fluido passa pelo embolo , qualquer sujeira que tenha na agua e´suficiente para trancalo nao permitindo com que a agua se espanda normaumente resultado estoura vasamento em todo sistema (mangueiras radiadores etc..)ja no recipiente de espaçao a agua nao passa pela vauvola de controle de preçao por isso dificomente ela ira trancar , nao e´achismo e sim conhecimento tecnico.
    Eduarte se voce prestar atençao a grande sacada desse sistema nao e´a ventoinha eletrica ou o recipiente de espançao (uma andorinha nao fas verao) mas sim a temperatura operacional mediana de trabalho que e´9graus mais baixo e a armunia de cada componente do sistema .
    Vou botar um ponto final nesta pendenga .
    No final deste ano eu com minha familia fisemos uma viajen de um dia , rodamos 1500kms por serras (serra do rio do rastro , serra do corvo branco etc...) estradas de chao batido (50kms) , ficamos presos em um engarrafamento por 4horas e pra fexar fis de florianopoles a jaragua em 4horas a uma velocidade de cruseiro de 120 , 130km/hs .Porem acreditem (chupa essa manga eduarte)o fluido do meu carro esta vencido , quando abro a tampa esala um cheiro de saloba (fluido contaminado com ferrujem) a pate de baixo do recipiente esta sujo de ferrujem , este sistema ja rodou 30000kms e tem um ano e meio de uso ou seja eduarte de novo nao tem nada , segundo o que voce disse o sistema orijinal funciona bem quando o fluido esta novo pois bem o meu sistema e´tao eficiente e parrudo que mesmo com fluido velho ou vencido ele da´conta do recado mesmo em uso mais severo .
    Eduarte nao estou aqui para mostrar que sou melhor que voce ou alguem aqui do forun mas sim para acabar com esse mitos lendas de sertos cabelos branco que acham que sabem tudo mas na verdade nao sabem nada , estou aqui para ajudar esses petruccis da vida que tanto precisam de ajuda de nos aqui do forun . Eduarte quando fiser algun questionamento sobre meus progetos , faça com enbasamento tecnico nao com achismo , quando fiser faço questao de ler e respomder a autura .
    Valeu obrigado pela atençao e boa sorte para todos .
    AlexandroDorner

  • #1792
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    Amigos sei apenas de uma coisa, no meu carro é tudo novo e ta uma nhaca !
    Na bongo da empresa é selado e ta um show, mais de 160mil e nunca encomodou.
    Na ducato do meu pai é selado e ta mais que show, o veio ja rodou 240mil e nada de atrapalhar.

    A única conclusão que chego é que é uma MERCADORIA esse sistema da sportage ....

  • #1793
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    Citação Postado originalmente por rpetrucci Ver Post
    Amigos sei apenas de uma coisa, no meu carro é tudo novo e ta uma nhaca !
    Na bongo da empresa é selado e ta um show, mais de 160mil e nunca encomodou.
    Na ducato do meu pai é selado e ta mais que show, o veio ja rodou 240mil e nada de atrapalhar.

    A única conclusão que chego é que é uma MERCADORIA esse sistema da sportage ....
    Se vc acha que é por causa que o sistema é aberto, coloca o selado, qquer mecanico que se prese sabe fazer esse sistema.
    De todas as sportages que conheço, só na sua que o sistema aberto não funciona, coloca o selado e pronto.

    []s
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  • #1794
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    EDuarte a questão não é essa, vamos acalmar os animos....
    O fato é que no meu carro ta tudo novo e não funciona, ja gastei mais de 15mil nessa brincadeira, tudo zero, e não funciona.

    Comprei outra tampa hoje para testar.

    Quanto so a minha não funcionar, estranho o fato do topico em questão ser o maior do forum, sempre com uma amigo novo com problemas antigos, SPORTAGE FERVENDO. Acredito que não seja somente o da minha que não esta funcionando; talvez o seu funcione muito bem.

    Só para ilustrar o que digo, na volta do carnaval me deparei com mais nada menos que 5 sportages na beira da estrada FERVENDO, tavez a minha não foi a 6 por estar com aditivo que eleva o ponto de ebulição da água a 105ºC e ter um relogio que realmente funcione para controlar.

    Estou buscando ajuda aqui e não iniciando uma discução filosófica, pois o fato é que realmente o sistema não funciona, pois se funcionasse não teriamos tantos posts como temos, nem mesmo esse tópico teria 150 páginas sobre essa questão.

  • #1795
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    Encontrei uma matéria na internet sobre a L200, la diz que uma das causas do superaquecimento é o excesso de diesel na camara de compustão, será que pode ser meu caso ?

    Segue o link: http://quatrorodas.abril.com.br/auto...0-301668.shtml

  • #1796
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    Alexandro, não vou esticar esse assunto denovo pq isso ja foi amplamente discutido.
    Como disse anteriormente, pro dia a dia até que é eficiente, pro trabalho pesado não serve, até porque, a ventoinha elétrica não funciona dentro da agua ou barro, mas acho que vc sabe disso né...
    Apenas pra constar, não questionei seu projeto, expus minha experiencia, e outra, não falei nada sem embasamento tecnico como vc citou, eu sou tecnico e faço manutenção/preparação em sportage a 5 anos e com sucesso, então acho que sei bem o que estou falando.

    []s
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  • #1797
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Alexandro, não vou esticar esse assunto denovo pq isso ja foi amplamente discutido.
    Como disse anteriormente, pro dia a dia até que é eficiente, pro trabalho pesado não serve, até porque, a ventoinha elétrica não funciona dentro da agua ou barro, mas acho que vc sabe disso né...
    Apenas pra constar, não questionei seu projeto, expus minha experiencia, e outra, não falei nada sem embasamento tecnico como vc citou, eu sou tecnico e faço manutenção/preparação em sportage a 5 anos e com sucesso, então acho que sei bem o que estou falando.

    []s
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    EDuarte voltando ao foco será que meu problema pode ser diesel demais aos 3mil giros ? Meus bicos não troquei até pq o bombista falou que estavam bons ... devo troca-los ? Meu carro faz bastante fumaça aos 3mil giros, bem preta... na outra vez que pedi para o bombista tirar a fumaça o carro ficou pior que um carro mil, voltei nele e ele botou devolta.

    Para trocar o bico compro apenas o elemento ou tenho que comprar o bico completo ?

    Valeu ....

  • #1798
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    Eduarte no momento em que voce entra com um carro dentro da agua , automaticamente a temperatura do motor cai rapidamente por isso a ventoinha nao e´acionada . Nao existe ventoinha capas de trabalhar dentro do barro seja mecanica ou eletrica (nao e´triturador de barro) . Se voce trabalha com preparacao de SUVs legal amigo , chou de bola , isto siguinifica que voce tem um bom coecimento tecnico porem porque voce nao defende essa bandeira comigo?voce sabe qui estou serto entao deixe o orgulho de lado e defenda esse progeto junto commigo .

  • #1799
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    EDuarte a questão não é essa, vamos acalmar os animos....
    O fato é que no meu carro ta tudo novo e não funciona, ja gastei mais de 15mil nessa brincadeira, tudo zero, e não funciona.

    Comprei outra tampa hoje para testar.

    Quanto so a minha não funcionar, estranho o fato do topico em questão ser o maior do forum, sempre com uma amigo novo com problemas antigos, SPORTAGE FERVENDO. Acredito que não seja somente o da minha que não esta funcionando; talvez o seu funcione muito bem.

    Só para ilustrar o que digo, na volta do carnaval me deparei com mais nada menos que 5 sportages na beira da estrada FERVENDO, tavez a minha não foi a 6 por estar com aditivo que eleva o ponto de ebulição da água a 105ºC e ter um relogio que realmente funcione para controlar.

    Estou buscando ajuda aqui e não iniciando uma discução filosófica, pois o fato é que realmente o sistema não funciona, pois se funcionasse não teriamos tantos posts como temos, nem mesmo esse tópico teria 150 páginas sobre essa questão.
    Como mencionei anteriormente, ninguem faz manutenção no sistema de arrefecimento, em qquer veiculo, seja ele novo ou velho, selado ou aberto, se não fizer manutenção ferve mesmo, no caso da sportage é pior pq não foi tropicalizada, mas se estiver limpo e com todas as peças em ordem, funciona bem.
    Como vc mesmo mencionou, o topico é grande pq a sportage é problematica na refrigeração, mas todos que por aqui passaram resolveram o problema com o sistema original.
    Mas dar pitaco é complicado, sem ver a viatura e fazer os testes coerentes fica dificil, por isso que parei de participar do forum como antes.
    Se bem que não manjo nada de diesel, nem sei pq estou dando pitaco...rsss

    []s
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  • #1800
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    Eduarte no momento em que voce entra com um carro dentro da agua , automaticamente a temperatura do motor cai rapidamente por isso a ventoinha nao e´acionada . Nao existe ventoinha capas de trabalhar dentro do barro seja mecanica ou eletrica (nao e´triturador de barro) . Se voce trabalha com preparacao de SUVs legal amigo , chou de bola , isto siguinifica que voce tem um bom coecimento tecnico porem porque voce nao defende essa bandeira comigo?voce sabe qui estou serto entao deixe o orgulho de lado e defenda esse progeto junto commigo .

    Puts... Beleza Alexandro... é isso aí, vamos fazer o sistema selado que é melhor pra fazer trilha galera.

    []s
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