Pô Macarra,
Gostei da apostila! :palmas:
Fácil leitura e bem explicativa.
Valeu! :concordo:
Versão Imprimível
Oi Guilherme, tá sumidão. Tudo bem por aí com o Coração Valente?
O tensor custa em torno de R$ 80. Original MWM.
Anexo 421009
Quando o primeiro trincou, a loja trocou na hora. Como eu tinha um segundo de reserva, coloquei esse no motor e guardei o que recebi da troca. Agora esse último já está no motor, e amanhã levo o trincado na loja pra pedir a substituição em garantia.
Também achei pouco provável que o rolamento do compressor fizesse isso, mas mesmo assim levei o compressor a uma casa de ar cond, e verificaram que a lubrificação do rolamento tinha vazado, e comprometia o funcionamento do rolamento, podendo gerar travamentos. Troquei esse rolamento e já deixei o compressor no meca. R$ 50 do rolamento (marca NSK) + R$ 20 mão-de-obra = R$ 70.
Pesquisei um pouco mais, e encontrei que também existe a possibilidade do problema ser na polia do alternador. Postei na Seção GM daqui do fórum sobre esse meu problema, e Rodrigocbt respondeu o seguinte:
"...Amigo, já mandei esse tipo de tensor pra análise em garantia da MWM e o laudo respondeu negativo como possível desalinhamento do conjunto, porém, conversando com o pessoal da assistência chegamos a dica da polia do alternador, q funciona como uma roda livre automática, travando só pra 1 lado e aliviando a vibração pro outro (Kit Rolamento tipo catraca do alternador S-10 e Frontier Outlet de Peças em Osasco / SP), e qdo ele trava a vibração do conjunto todo aumenta muito ... dá uma checada...".
Já em outro tópico, achei esse post de OMESTRE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/42249-nissan-frontier-4x4-motor-2-8-a-328.html#post1815672) encontrei a seguinte informação:
"...Guerreiro, eu já tive um "pró" assim como esse teu e achei que fosse o tensor, mas ao consultar um colega ele deu o "bizu" que poderia ser a polia do alternador, pois essa polia tem um detalhe que a difere das outras, ela trabalha estilo uma catraca (gira para um lado e para outro lado trava). Faz o seguinte, retira a correia (apenas na parte do alternador). Com o alternador "livre" faz os seguintes passos...
1° De frente para o alternador veja que há espaços, brechas, buracos na tampa frontal do alternador para ventilação.
2° Nesses espaços, brechas, buracos nota-se que na parte interna há uma hélice de ventilação que nos antigos alternadores ela era externa. É nela que tu vai fazer o seguinte teste.
3° Segura a polia com a mão e com a outra mão com auxílio de uma chave de fenda, caneta, palito de picolé, etc., trave essa hélice de maneira que ela não gira quando você for girar a polia com a mão. Use os espaços de entrada da ventilação para auxiliar-lo na hora da trava.
* A POLIA DEVE GIRAR PARA UM LADO MEIO PESADA, POIS ELA É ESTILO UMA EMBREAGEM DE MOBILETE, E PARA O OUTRO LADO ELA VAI TENTAR GIRAR TODO O MECANISMO ROLAMENTOS, ROTOR, etc. ESSE ROTOR ESTÁ FIXADO NA HÉLICE INTERNA, COMO ELA VAI ESTAR TRAVADA PELO OBJETO QUE VOCÊ INSERIR, AO TENTAR GIRAR O LADO CONTRÁRIO ELA NÃO IRÁ GIRAR.
RESUMO - Gira para um lado e outro não! KKKKKKKKK
Fiz isso na minha MÁQUINA era essa abençoada da polia do alternador, também achei que fosse o tensor, pois ao observar o motor em funcionamento via a correia dando muitos "pulos" e uns estalos no tensor kkkk.
Tentei achar uma explicação lógica e correta por essa polia ser dessa forma, mas NINGUÉM SOUBE RESPONDER DE FORMA LÓGICA. Aos amigos que já têm essa explicação sobre essa abençoada polia ser dessa forma posta ai que quero entender melhor o funcionamento dela...".
Amanhã o eletricista vai lá na oficina, e pedirei a ele para verificar tb a polia do alternador.
Que batida??:discordo:
Apesar de ter sido leiloada como sucata, a S-10 doadora não estava batida não. Pelo contrário, tava inteiraça, com pneus novos (ainda com birros) e tudo mais.
Foi apreendida por falta de pagamento do IPVA, e depois leiloada.
Anexo 421010
Foto da lateral
Anexo 421014
Estado dos pneus
Anexo 421015
Estado do motor
Anexo 421016
esses calços são de PU e o batente borracha? ficou muito rigido apenas com o de PU?
Oi Gabriel,
Como dizem que um bom conselho e canja de galinha não fazem mal à ninguém, segui os pitacos dos colegas.
Como ainda não rodei com o Galego, não sei te dizer se ficou muito rígido, mas todos afirmaram que seria bom colocar esse batentes de borracha, pra evitar: problemas na carroceria, quebra dos suportes dos calços, trincas, e também diminuir ressonâncias e aumentar o conforto.
os meus estão apenas no PU .. mais ainda não rodei..:semideiaquando andar veja se tem diferença e me fale ..ai então coloco os de borracha tb por cima esses de borracha são de que carro? tem algum especifico ?? são mais duros?
UXIO
Estou meio sumido sim , é que o CORAÇÃO VALENT estava na revisão dos eixos após o ENCONTRO DE BANANAL e foi ficando .
Agora acabei de comprar pneus novos , como sabe retirei os 33" por aquaplanar com muita facilidade meu uso é do dia a dia e trilhas , assim no dia a dia em asfalto com chuva já saí da estrada por duas vezes com os 33" , mudei para os 265X75X16 resolveu o problema da aquaplanagem e criei o problema , o da FEIURA , ficou simplesmente HORROROSO , agora comprei o 31x10,5x15 que ficaram muito bonitos , e voltou para o Rogerio fazer uma revisão na frente .
Agora neste seu problema me fez lembrar uma barulheira que tinha no meu tb , e agora com esta explicação desta POLIA MALUCA DO ALTERNADOR , acho que no meu a tal barulhira que tinha alí na frente , deve ter sido esta polia tb , vou aproveitar e pedir para o Rogerio dar uma olhada nela , pq qdo eu chegava num lugar qualquer parecia que estava chegando uma escola de samba , de tanto barulhos de ringidos chiados que tinha lá na frente ,mas esta barulhada sumiu sozinho pq ninguem conseguia distinguir de onde que partia aquela escola de samba e como o carro andava normal fui deixando , MAS ESTE ESTICADOR PARTIU TB .