x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por lucasaboboreira Ver Post
    a trincada foi feia hein....com o motor parado e sem uso do veículo?? não sei se o rolamento ocasionaria tamanha rachadura no tensor....vou deixar para a galera mais experiente neste motor....aqui tem algumas informações teóricas...http://www.schaeffler.com/remotemedi..._rtk_es_pt.pdf
    Pô Macarra,

Gostei da apostila!

Fácil leitura e bem explicativa.

Valeu!
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    E não é barato este tensor não em ??? Comprei recente para o meu tb , pois havia quebrado tb , mas no meu caso tinha muito tempo de uso .

Como não tem quase nenhum tempo de uso , vc poderia pedir pra trocar na garantia ainda . Vai lá que seja defeito de fábrica ???
    Oi Guilherme, tá sumidão. Tudo bem por aí com o Coração Valente?

O tensor custa em torno de R$ 80. Original MWM.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-mutacao-219.jpg

Quando o primeiro trincou, a loja trocou na hora. Como eu tinha um segundo de reserva, coloquei esse no motor e guardei o que recebi da troca. Agora esse último já está no motor, e amanhã levo o trincado na loja pra pedir a substituição em garantia
    .

Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Um rolamento do compressor travado acho pouco provável , a correia poli-V arrebentaria primeiro .

E qdo vc colocar outro novo e se não achar nada de errado , fica olhando o funcionamento dele para ver se tem GRANDES OSCILAÇÕES com o motor funcionando.
    Também achei pouco provável que o rolamento do compressor fizesse isso, mas mesmo assim levei o compressor a uma casa de ar cond, e verificaram que a lubrificação do rolamento tinha vazado, e comprometia o funcionamento do rolamento, podendo gerar travamentos. Troquei esse rolamento e já deixei o compressor no meca. R$ 50 do rolamento (marca NSK) + R$ 20 mão-de-obra = R$ 70.

Pesquisei um pouco mais, e encontrei que também existe a possibilidade do problema ser na polia do alternador. Postei na Seção GM daqui do fórum sobre esse meu problema, e Rodrigocbt respondeu o seguinte:

"...Amigo, já mandei esse tipo de tensor pra análise em garantia da MWM e o laudo respondeu negativo como possível desalinhamento do conjunto, porém, conversando com o pessoal da assistência chegamos a dica da polia do alternador, q funciona como uma roda livre automática, travando só pra 1 lado e aliviando a vibração pro outro (Kit Rolamento tipo catraca do alternador S-10 e Frontier Outlet de Peças em Osasco / SP), e qdo ele trava a vibração do conjunto todo aumenta muito ... dá uma checada..."
    .

Já em outro tópico, achei esse post de OMESTRE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/42249-nissan-frontier-4x4-motor-2-8-a-328.html#post1815672) encontrei a seguinte informação:

"...Guerreiro, eu já tive um "pró" assim como esse teu e achei que fosse o tensor, mas ao consultar um colega ele deu o "bizu" que poderia ser a polia do alternador, pois essa polia tem um detalhe que a difere das outras, ela trabalha estilo uma catraca (gira para um lado e para outro lado trava). Faz o seguinte, retira a correia (apenas na parte do alternador). Com o alternador "livre" faz os seguintes passos...

1° De frente para o alternador veja que há espaços, brechas, buracos na tampa frontal do alternador para ventilação.

2° Nesses espaços, brechas, buracos nota-se que na parte interna há uma hélice de ventilação que nos antigos alternadores ela era externa. É nela que tu vai fazer o seguinte teste.

3° Segura a polia com a mão e com a outra mão com auxílio de uma chave de fenda, caneta, palito de picolé, etc., trave essa hélice de maneira que ela não gira quando você for girar a polia com a mão. Use os espaços de entrada da ventilação para auxiliar-lo na hora da trava.

* A POLIA DEVE GIRAR PARA UM LADO MEIO PESADA, POIS ELA É ESTILO UMA EMBREAGEM DE MOBILETE, E PARA O OUTRO LADO ELA VAI TENTAR GIRAR TODO O MECANISMO ROLAMENTOS, ROTOR, etc. ESSE ROTOR ESTÁ FIXADO NA HÉLICE INTERNA, COMO ELA VAI ESTAR TRAVADA PELO OBJETO QUE VOCÊ INSERIR, AO TENTAR GIRAR O LADO CONTRÁRIO ELA NÃO IRÁ GIRAR.

RESUMO - Gira para um lado e outro não! KKKKKKKKK

Fiz isso na minha MÁQUINA era essa abençoada da polia do alternador, também achei que fosse o tensor, pois ao observar o motor em funcionamento via a correia dando muitos "pulos" e uns estalos no tensor kkkk.

Tentei achar uma explicação lógica e correta por essa polia ser dessa forma, mas NINGUÉM SOUBE RESPONDER DE FORMA LÓGICA. Aos amigos que já têm essa explicação sobre essa abençoada polia ser dessa forma posta ai que quero entender melhor o funcionamento dela...".

Amanhã o eletricista vai lá na oficina, e pedirei a ele para verificar tb a polia do alternador.

Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Apesar que não ver marcas que denunciem, pode ser da batida que transformou a S-10 em doadora..
    Que batida??

Apesar de ter sido leiloada como sucata, a S-10 doadora não estava batida não. Pelo contrário, tava inteiraça, com pneus novos (ainda com birros) e tudo mais.

Foi apreendida por falta de pagamento do IPVA, e depois leiloada.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0476.jpg
    4X4 Brasil
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Foto da lateral

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0477.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Estado dos pneus

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0478.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Estado do motor

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0480.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    A S10 doadora nao era batida. Estava rodando, com baixissima km. Foi a leilão por causa de documentação.

Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Realmente parece ser problema de fabricação ou erro de montagem.
    Erro de Montagem???? Tá de sacanagem né?

O meca projetou o acelerador de partículas LHC do CERN, e não vai saber montar um simples tensor que é quase P&P?????
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    A correia deve ter dado uma travada, por isso trincou...

Tenho um esticador seminovo para vender.....
    Mas Caveso, vc concorda que a correia não trava por si só?

Então, algumas das polias tá gerando o travamento da correia. O problema é descobrir qual.

Valeu pela oferta do esticador, mas já tenho um de reserva!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de gabriel correia
    Entrada
    15/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    esses calços são de PU e o batente borracha? ficou muito rigido apenas com o de PU?

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por gabriel correia Ver Post
    esses calços são de PU e o batente borracha? ficou muito rigido apenas com o de PU?
    Oi Gabriel,

Como dizem que um bom conselho e canja de galinha não fazem mal à ninguém, segui os pitacos dos colegas.

Como ainda não rodei com o Galego, não sei te dizer se ficou muito rígido, mas todos afirmaram que seria bom colocar esse batentes de borracha, pra evitar: problemas na carroceria, quebra dos suportes dos calços, trincas, e também diminuir ressonâncias e aumentar o conforto.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de gabriel correia
    Entrada
    15/08/2012
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimento: 1
    os meus estão apenas no PU .. mais ainda não rodei..quando andar veja se tem diferença e me fale ..ai então coloco os de borracha tb por cima esses de borracha são de que carro? tem algum especifico ?? são mais duros?

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Oi Guilherme, tá sumidão. Tudo bem por aí com o Coração Valente?

O tensor custa em torno de R$ 80. Original MWM.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-mutacao-219.jpg

Quando o primeiro trincou, a loja trocou na hora. Como eu tinha um segundo de reserva, coloquei esse no motor e guardei o que recebi da troca. Agora esse último já está no motor, e amanhã levo o trincado na loja pra pedir a substituição em garantia
    .

Também achei pouco provável que o rolamento do compressor fizesse isso, mas mesmo assim levei o compressor a uma casa de ar cond, e verificaram que a lubrificação do rolamento tinha vazado, e comprometia o funcionamento do rolamento, podendo gerar travamentos. Troquei esse rolamento e já deixei o compressor no meca. R$ 50 do rolamento (marca NSK) + R$ 20 mão-de-obra = R$ 70.

Pesquisei um pouco mais, e encontrei que também existe a possibilidade do problema ser na polia do alternador. Postei na Seção GM daqui do fórum sobre esse meu problema, e Rodrigocbt respondeu o seguinte:

"...Amigo, já mandei esse tipo de tensor pra análise em garantia da MWM e o laudo respondeu negativo como possível desalinhamento do conjunto, porém, conversando com o pessoal da assistência chegamos a dica da polia do alternador, q funciona como uma roda livre automática, travando só pra 1 lado e aliviando a vibração pro outro (Kit Rolamento tipo catraca do alternador S-10 e Frontier Outlet de Peças em Osasco / SP), e qdo ele trava a vibração do conjunto todo aumenta muito ... dá uma checada..."
    .

Já em outro tópico, achei esse post de OMESTRE (http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/42249-nissan-frontier-4x4-motor-2-8-a-328.html#post1815672) encontrei a seguinte informação:

"...Guerreiro, eu já tive um "pró" assim como esse teu e achei que fosse o tensor, mas ao consultar um colega ele deu o "bizu" que poderia ser a polia do alternador, pois essa polia tem um detalhe que a difere das outras, ela trabalha estilo uma catraca (gira para um lado e para outro lado trava). Faz o seguinte, retira a correia (apenas na parte do alternador). Com o alternador "livre" faz os seguintes passos...

1° De frente para o alternador veja que há espaços, brechas, buracos na tampa frontal do alternador para ventilação.

2° Nesses espaços, brechas, buracos nota-se que na parte interna há uma hélice de ventilação que nos antigos alternadores ela era externa. É nela que tu vai fazer o seguinte teste.

3° Segura a polia com a mão e com a outra mão com auxílio de uma chave de fenda, caneta, palito de picolé, etc., trave essa hélice de maneira que ela não gira quando você for girar a polia com a mão. Use os espaços de entrada da ventilação para auxiliar-lo na hora da trava.

* A POLIA DEVE GIRAR PARA UM LADO MEIO PESADA, POIS ELA É ESTILO UMA EMBREAGEM DE MOBILETE, E PARA O OUTRO LADO ELA VAI TENTAR GIRAR TODO O MECANISMO ROLAMENTOS, ROTOR, etc. ESSE ROTOR ESTÁ FIXADO NA HÉLICE INTERNA, COMO ELA VAI ESTAR TRAVADA PELO OBJETO QUE VOCÊ INSERIR, AO TENTAR GIRAR O LADO CONTRÁRIO ELA NÃO IRÁ GIRAR.

RESUMO - Gira para um lado e outro não! KKKKKKKKK

Fiz isso na minha MÁQUINA era essa abençoada da polia do alternador, também achei que fosse o tensor, pois ao observar o motor em funcionamento via a correia dando muitos "pulos" e uns estalos no tensor kkkk.

Tentei achar uma explicação lógica e correta por essa polia ser dessa forma, mas NINGUÉM SOUBE RESPONDER DE FORMA LÓGICA. Aos amigos que já têm essa explicação sobre essa abençoada polia ser dessa forma posta ai que quero entender melhor o funcionamento dela...".

Amanhã o eletricista vai lá na oficina, e pedirei a ele para verificar tb a polia do alternador.

UXIO

Estou meio sumido sim , é que o CORAÇÃO VALENT estava na revisão dos eixos após o ENCONTRO DE BANANAL e foi ficando .

Agora acabei de comprar pneus novos , como sabe retirei os 33" por aquaplanar com muita facilidade meu uso é do dia a dia e trilhas , assim no dia a dia em asfalto com chuva já saí da estrada por duas vezes com os 33" , mudei para os 265X75X16 resolveu o problema da aquaplanagem e criei o problema , o da FEIURA , ficou simplesmente HORROROSO , agora comprei o 31x10,5x15 que ficaram muito bonitos , e voltou para o Rogerio fazer uma revisão na frente .

Agora neste seu problema me fez lembrar uma barulheira que tinha no meu tb , e agora com esta explicação desta POLIA MALUCA DO ALTERNADOR , acho que no meu a tal barulhira que tinha alí na frente , deve ter sido esta polia tb , vou aproveitar e pedir para o Rogerio dar uma olhada nela , pq qdo eu chegava num lugar qualquer parecia que estava chegando uma escola de samba , de tanto barulhos de ringidos chiados que tinha lá na frente ,mas esta barulhada sumiu sozinho pq ninguem conseguia distinguir de onde que partia aquela escola de samba e como o carro andava normal fui deixando , MAS ESTE ESTICADOR PARTIU TB .

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4