Tava na dúvida de qual velocímetro comprar. Queria um de fundo branco pra combinar com o resto dos instrumentos da linha náutica, porém a Turotest não tem.
Comentando sobre isso no tópico da Jabiraca, Edu postou que ele e o Guilherme usam o velocímetro da marca Totem, modelo Trip - http://www.rallyvirtual.com.br/sitenovo/index.php/produtos-carro/136-triptotem
Gostei muito desse equipamento, pois oferece uma série de recursos. Já vai servir pra disputar as etapas do Campeonato Baiano de Regularidade! :dance:
E no lugar atual do velocímetro penso em instalar o tacômetro (Ø 85mm). Como o velocímetro do Engesa tem 100mm de diâmetro, então acho que não vai ser complicada essa instalação.
Alguns recurso do Totem Trip:
- Odômetro parcial com precisão selecionável (1m ou 10 metros)
- Odômetro acumulado (marca até 999mil Km)
- Velocímetro digital
- Velocidade média
- Alarme de velocidade máxima (evite multas)
- Voltímetro
Anexo 432011
Principais características
- Liga / Desliga / Auto "power off" - O equipamento pode ser desligado via teclado ou desliga-se automaticamente após meia hora sem uso e com o veículo parado. Liga-se automaticamente no primeiro movimento do veículo ou com um toque em qualquer tecla.
- Tecla de zeramento instantâneo distante das demais - A tecla que zera o odômetro fica separada das demais evitando zeramento acidental.
- Função "Início de Viagem" - Mantendo-se a tecla [0 / zero] pressionada por 1 segundo zera o odômetro e a velocidade média. No fim da viagem você saberá a distância percorrida e a velocidade média.
- Odômetro digital com dupla precisão 1m / 10m (configurável) - O odômetro parcial tem precisão de 1 em 1 metro ou de 10 em 10 metros e marca até 999Km. A seleção da precisão é feita no menu de funções.
- Odômetro auto-aferível - A função [Afere] calibra o odômetro para qualquer modelo de veículo, com qualquer pneu e qualquer modelo de câmbio. Aferir o odômetro afere automaticamente o velocímetro.
- Correção rápida de odômetro - Cada toque na tecla [Seta Cima] incrementa 1m/10m e cada toque na tecla [Seta Baixo] decrementa 1m/10m do odômetro. Esta é a forma mais simples de corrigir o odômetro.
- Velocímetro digital - Apresenta o valor real já que a aferição do odômetro afere também o velocímetro.
- Alarme com bipe para excesso de velocidade, evitando multas - O equipamento possui um alarme sonoro e visual que dispara quando você ultrapassa a velocidade máxima informada via teclado. Quando você ultrapassa a velocidade do radar o equipamento emite um bipe e o visor da velocidade começa à piscar. Quando baixa a velocidade o equipamento emite um bipe com som diferente. Sendo assim você identifica que esta acima ou abaixo da velocidade somente pelo som. Simples e útil.
- Velocidade Média "on the fly" - A velocidade média apresentada pelo Trip é a real naquele instante ("on the fly"). Sendo assim pode ser utilizado para "levantamento de provas" ou para saber a velocidade média no meio de uma viagem.
- Mudança rápida entre Velocidade Média e Instantânea - As velocidades média e instantânea são apresentadas uma de cada vez. Para alternar entre Média e Instantânea basta dar dois toques na tecla [F]. Sendo assim não é necessário recorrer à menus para alternar, condição importante para uso em competições.
- Zeramento da Velocidade Média com ou sem zeramento de odômetro - Zerar a velocidade média significa iniciar a sua medição á partir daquele momento. Quando o odômetro é zerado a velocidade média também é zerada. Esta é a situação mais normal. No entanto o Trip possui função que zera a média sem zerar o odômetro, isto é, torna-se eficiente em competições onde a média muda (novo trecho) sem que o odômetro seja zerado.
- Congelamento de odômetro - No caso de competições é importante congelar o odômetro antes de uma correção. Isto permite correções precisas mesmo com o veículo em altas velocidades. Desta forma não é necessário parar o veículo para se conseguir correções precisas.
- Odômetro parcial e acumulado - Possui odômetro acumulado que pode ser usado para controle de troca de óleo, para identificar o comprimento total de uma viagem ou para auxiliar no controle do consumo do veículo. O odômetro acumulado mantém-se na memória mesmo que o equipamento seja desconectado da bateria. Além disso continua marcando com o equipamento desligado. Sendo assim você não precisa ligar o equipamento sempre que usa o veículo.
- Registra a velocidade máxima atingida - O equipamento registra a velocidade máxima atingida pelo veículo.
- Voltímetro da bateria do veículo - Através do menu você consulta a voltagem da bateria do veículo.
- Ajuste do brilho do display - O visor possui dois níveis de brilho, possibilitando nitidez durante o dia (brilho forte) e conforto durante a noite (brilho fraco).
- Contagem regressiva e Travamento de odômetro - Sob comando do usuário o odômetro pode contar regressivamente, isto é, o veículo anda para frente mas a quilometragem diminui, e também pode ser travado, parando a contagem.
- Instalação - Após instalado os fios podem ficar totalmente escondidos já que os fios saem por trás da máquina e não lateralmente. A fixação por velcro não danifica o painel do carro. Pode ser instalado em veículos com velocimetro digital original ou não. O equipamento não deve ser usado em motos por não ser a prova d´agua. Alguns veículos necessitam de adpatações extras.
- Principais Usos - Competições como Raid / Rallye de Regularidade / Cross Country / Passeio / Turismo / Expedição / Trilha
- Medição Técnica, como comprimento de estradas, tamanho de cercas e etc
Opcionais para competição:
- Trip Piloto - Trip piloto mostra para o piloto o odômetro e velocímetro.
- Controle Remoto - Controle remoto com fio. Permite congelamento do odômetro e correção com precisão sem levar as mão ao teclado, já que o controle normalmente fica na prancheta do navegador.