Salve Uxio,
Cara, dá um bizu no diacho do caixote, senão vou despachar para o depósito de inservíveis da família (sítio). :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...-ativa-69.html
Abraços,
Versão Imprimível
Salve Uxio,
Cara, dá um bizu no diacho do caixote, senão vou despachar para o depósito de inservíveis da família (sítio). :mrgreen:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/en...-ativa-69.html
Abraços,
Olá Uxio 69,
e galera do forum,
Boa tarde,
Qual a receita do Dana 44 na dianteira do engesa?
diferencial da rural ou Cj ?
Dianteiro ou trazeiro ?
Semi-eixos? juntar Willys com engesa?
Ah, pelas fotos e comentários tá ficando luxo ou já esta pronto?
Coisas de jipeiro.
uxio essa sujeira que parece mais alga é do proprio diesel que envelhece e fica assim diesel não pode ficar muito tempo parado ele tem que ser usado e outra dica de bombista e sempre ..sempre deixar o tanque cheio pois o contato com o ar apodrece o diesel .. o tanque sem ar mantem ele bom.. se o jeep ficar parado encha o tanque nunca deixe meio tanque pois perderá o diesel e vai fuder todo o resto bomba bicos etc..
Úxio,
Como disse dezenas de páginas atrás: TANQUE CHEIO meu amigo, ou então adaptar um "dreno" para esvaziar o tanque depois da trilha e armazenar num galão com tampa.
No meu caso, que uso gasolina a solução é mais simples, ando sempre com mais de 1/2 tanque, troco filtro de vez em quando e uso o método do "chacoalhão ", como uso o Jeep geralmente nos finais de semana, antes de dar a partida, seguro no Santo Antônio e dou umas 4 chacoalhadas no Jeep, para a sujeira que eventualmente estiver fundo do tanque subir, ficando longe do pescador que puxa a gasolina do fundo.
O interior do seu tanque me parece muito bom, acredito não ser necessária a troca por um de plástico, pois a sujeira não é do tanque e sim do óleo diesel, como informou acima o amigo Gabriel Correia, ou seja se você optar por trocar o tanque, apenas vai transferir a sujeira de um tanque para outro!!! :-D.
Acredito que CJ sabe alguma coisa sobre o sistema de dreno, salvo engano, algum colega aqui do Fórum já fez e parece que ficou bom, com certeza ele vai saber explicar melhor.
Espero ter contribuído, mas cada caso é um caso! com certeza você tem bem mais experiência e conhecimento do que eu, para resolver o problema!
Os Videos do Xtreme 4x4 são muito bons, ideias simples para resolver problemas complexos, estou gostando muito!
Grande Abraço!
Fabricio , coloca uma tela na ponta do pescador com braçadeira ... corta um pedaço de tela mosquiteiro e faz uma bolsa com braçadeira , funciona como crivo e não deixa passar sujeira ...
No meu tinha essa tela , agora está com captação por baixo com filtro de tela e dreno ...
Essa borra no tanque acontece mais em lugares que esquenta muito de dia e esfria a noite , o respiro do tanque é pra atmosfera , entra ar qdo está quente , a noite esfria e cria umidade se o tanque estiver cheio não tem como formar umidade ... os tanques dos postos estão usando fibra de carbono e valv. de pressão e vácuo pra evitar essa umidade ...
Oi Lula,
Desculpe só te responder agora. Estava em Maceió competindo no Rali Mitsubishi.
Depende muito projeto que vc tá querendo fazer. Se vc pretende usar até pneu 35, dá pra fazer algo menos complicado. Se pretende partir pra pneus maiores, aí começa a complicar um pouquinho.
Vc tem algumas opções pro D44 na dianteira do Engesa:
1) Manter a tuberia do Engesa e trocar só a bola do diferencial. Os munhões e tuberia D30 do Engesa são mais reforçados que os da F-75. Mas vc continuaria com as cruzetas nos munhões, que são mais fracas que JH.
2) Pegar um eixo D44 de Rural ou F-75 (CJ não serve), pois permite usar com JH, porém a tuberia desse eixo não é tão reforçada quanto a do Engesa. Vc presicará reforçar.
3) Pegar o eixo da Band adaptado pro Engesa. Converse com Danilo da Casa da Transmissão 4x4 (http://www.casadatransmissao4x4.com.br/). Permite JH e é tão reforçado quanto o do Engesa.
Não tenho idéia de valores. Converse com algum bom mecânico da sua cidade. Se não conhecer nenhum por aí, e como vc é de Vila Velha, converse com Roger Nunes, de Campos/RJ - http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/1728.html. Ele é o meca de Guilherme, e sabe tudo de Engesa!
Pronto mesmo nenhum jipe nunca fica. Sempre tem algo pra fazer. Acho que o Galego tá começando a terminar.
Abs,
Uxío
Oi Gabriel,
Valeu pela dica.
Fui pesquisar uma pouco na net sobre isso. O diesel quando estra em contato com o ar forma água, e esta contribui pra formação de borra.
Achei umas dicas da Bosch sobre isso, e a primeira é justamente deixar o tanque sempre cheio à noite. Tb sugere a instalação de filtros.
Seguem as dicas da Bosch.
Abs,
Uxío
===================================
www.omecanico.com.br/news.php?recid=10735
O diesel contaminado é uma das principais causas do desgaste prematuro de componentes do sistema de injeção dos veículos pesados. Por essa razão, é preciso ter cuidado com o que se abastece o caminhão. Da refinaria, passando pelo tanque do veículo até o seu consumo final, o Diesel passa por diferentes etapas, que devem ser realizadas com segurança, a fim de manter a qualidade.
"Os contaminantes mais comuns do Diesel são: água, micropartículas e o uso indevido de combustível misturado" avalia Daniel Lovizao, Engenheiro de Assistência Técnica da divisão Automotive After Market da Robert Bosch. Confira abaixo algumas dicas de como evitar a contaminação do combustível.
A presença de água no combustível pode ter origem:
- Na condensação dentro de tanques, devido à variação de temperatura. Este processo pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- Na utilização de combustível de qualidade não reconhecida, com potencial presença de água;
- Na limpeza imprópria de tanques de transportes e armazenamento, deixando água em seu interior.
A presença de micropartículas no combustível pode ter as seguintes origens:
- Quando entram no sistema por meio de tampas mal vedadas ou respiros sempre aberto. Isso pode ocorrer no armazenamento e no uso;
- No uso de filtros inadequados ou saturados, que já não impedem mais a entrada de micropartículas abrasivas;
- Na utilização de tanques de transporte e armazenamento corroídos e enferrujados, contaminados com pó.
O combustível indevido pode ter as seguintes origens:
- Na utilização de um nível de mistura de biodiesel maior que o permitido pela legislação do país ou combustível de qualidade não reconhecida;
- Na mistura com produtos não recomendados, como por exemplo, metanol, querosene, entre outros.
Para evitar a contaminação e impedir que o funcionamento do veículo seja prejudicado pelo Diesel contaminado, a Bosch dá algumas dicas essenciais:
- Mantenha o tanque cheio à noite;
- Faça a drenagem diariamente, antes da primeira utilização do veículo;
- Alguns tanques de combustível possuem recipiente separador de água, que devem ser limpos uma vez por mês;
- Realize a revisão dentro do período especificado pelo fabricante;
- Limpe o tanque de combustível a cada ano, fazendo sua troca a cada três anos;
- Troque o tanque quando ele estiver enferrujado ou com qualquer outro dano;
- Nos sistemas em que houver filtro com sedimentador, este deve ser retirado periodicamente para lim peza e análise do combustível;
- Os filtros Diesel devem ser trocados de acordo com a indicação do fabricante do veículo. "Os veículos que transitam por estradas de terra deverão trocar os filtros com maior freqüência", alerta o engenheiro da Bosch.
- No caso de troca de filtro, utilize somente produtos de qualidade, pois são os únicos com capacidade de filtragem exigida pelo fabricante. "Os filtros devem ser trocados e não lavados e reutilizados", lembra Daniel Lovizaro.
- Combustíveis com aditivos devem ser originados somente das refinarias. No caso de combustíveis misturados ou combinados, estes deverão ser usados somente segundo as normas de cada país;
- A mistura de biodiesel requer os mesmos cuidados em relação à contaminação que o Diesel;
- Complete o tanque somente em postos de confiança e de qualidade;
- No abastecimento, vede corretamente a boca do tanque e o encaixe de marcador de nível;
- Durante o a rmazenamento nos tanques de Diesel, drene-o diariamente para evitar acúmulo de água;
- Em tanques de armazenamento, deixe uma pequena inclinação na direção contrária ao abastecimento para que a água condensada seja drenada. "Eliminar a água evita também a formação de micro-organismos", avisa Lovizaro.
- Em tanques de armazenamento não utilize ligas metálicas que contenham cobre, como latão e bronze, pois elas aceleram a formação de impurezas;
- O tanque de armazenamento deve estar bem vedado para impedir a entrada de água e partículas;
- Não armazene o Diesel por muito tempo, pois isso favorece seu envelhecimento. O enferrujamento natural pode formar sedimentos que obstruem os filtros;
- Não exponha o Diesel armazenado a temperaturas muito altas, pois isso facilita seu envelhecimento e sedimentação;
- A limpeza do tanque de armazenamento deve ocorrer a cada dois anos, no máximo.
Grato pelas dicas Fabricio.
Vou procurar seguir essa dica de deixar o tanque cheio.
Vou pesquisar sobre o dreno. Como o tanque já está fora do carro, ficará fácil fazê-lo.
No tanque de plástico estamos discutindo justamente a instalação do dreno, e tb um cash tank interno.
Abs,
Uxío
Eduardo Velo.
Valeu pela dica! realmente, pode se fazer uma "bolsinha" de tela de mosquiteiro e prender com braçadeira de metal na ponta do pescador, com certeza vai impedir a entrada de "sujeira" na mangueira de alimentação de combustível, filtro e no meu caso carburador, uma vez que meu Jeep é a gasolina.
Eu dei uma pesquisa rápida no Google e encontrei algumas "telinhas" já prontas, ou seja, vendidas por até R$15,00 em lojas de Autopeças, o nome técnico é pré filtro da bomba de combustível, vai juntamente com a bomba ou bomba e boia (peça única), dentro do tanque de combustível.
Anexo 434025Anexo 434026 Anexo 434027
Como nas fotos acima, fica mais fácil de ver, a 1ª É uma bomba de combustível "Genérica" serve em vários carros, a 2ª (verde) vai acoplada na bomba/Bóia formando uma única peça, a 3ª é vendida separada, como refil de pré filtro de combustível, embora pareça muito com uma bolsa de silicone p/implante na mama com bico para regulagem, rsrsrs... acho que vou patentear a ídeia.
Enfim, é só levar o pescador na Autopeças e ver qual pré filtro se adapta melhor, inclusive existem pré filtros nos tanques das motos, que podem servir muito bem, pois tem maior área de contato que os mostrados acima.
Se possível, poste uma foto do "dreno" que você fez no seu tanque de combustível, pra gente "ter uma idéia", acredito que com uma válvula esférica de calibre pequeno e uma mangueira de combustível dê pra fazer, ficamos no aguardo!
Grande abraço!