x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    18/01/2012
    Local
    Bayeux/PB
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por davidss6 Ver Post
    Pessoal, alguem daqui já teve problema com o tensor (ou esticador) da correia travando???

Hoje quando fui sair com minha viatura, notei um barulho estranho vindo do motor (com se tivesse algo batendo)... Fui lá ver e a correia estava bamba e batendo muito.. Corri no mecânico e lá ele verificou que o tensor da correia estava travado. Ele deu umas batitas na peça e depois disso voltou ao normal...

Como tem chovido muito por aqui esses dias, fiquei pensando se isso pode ter sido causado por humidade ou desgaste da peça?

Abs
    Bom dia, grande DAVIDSS6!

Guerreiro, eu já tive um "pró" assim como esse teu e achei que fosse o tensor, mas ao consultar um colega ele deu o "bizu" que poderia ser a polia do alternador, pois essa polia tem um detalhe que a difere das outras, ela trabalha estilo uma catraca(gira para um lado e para outro lado trava). Faz o seguinte, retira a correia (apenas na parte do alternador). Com o alternador "livre" faz os seguintes passos...

1° De frente para o alternador veja que há espaços, brechas, buracos na tampa frontal do alternador para ventilação.

2° Nesses espaços, brechas, buracos nota-se que na parte interna há uma hélice de ventilação que nos antigos alternadores ela era externa, é nela que tu vai fazer o seguinte teste.

3° Segura a polia com a mão e com a outra mão com auxílio de uma chave de fenda,caneta,palito de picolé... Trave essa hélice de maneira que ela não gira quando você for girar a polia com a mão. Use os espaços de entrada da ventilação para auxiliar-lo na hora da trava.

* A POLIA DEVE GIRAR PARA UM LADO MEIO PESADA, POIS ELA É ESTILO UMA EMBREAGEM DE MOBILETE, E PARA O OUTRO LADO ELA VAI TENTAR GIRAR TODO O MECANISMO ROLAMENTOS, ROTOR... ESSE ROTOR ESTÁ FIXADO NA HÉLICE INTERNA, COMO ELA VAI ESTAR TRAVADA PELO OBJETO QUE VOCÊ INSERIR, AO TENTAR GIRAR O LADO CONTRÁRIO ELA NÃO IRAR GIRAR.

RESUMO - Gira para um lado e outro não! KKKKKKKKK

Fiz isso na minha MÁQUINA era essa abençoada da polia do alternador, também achei que fosse o tensor, pois ao observar o motor em funcionamento via a correia dando muitos "pulos" e uns estalos no tensor kkkk.

Tentei achar uma explicação lógica e correta por essa polia ser dessa forma, mas NINGUÉM SOUBE RESPONDER A MIM DE UMA FORMA LÓGICA. Aos amigos que já têm essa explicação sobre essa abençoada polia ser dessa forma posta ai que quero entender melhor o funcionamento dela.

Um excelente domingo a todos do PARAÍBA aqui!
    MÁQUINA FRONTIER STRIKE 2005

Citação Postado originalmente por OMESTRE Ver Post
    Bom dia, grande DAVIDSS6!

Guerreiro, eu já tive um "pró" assim como esse teu e achei que fosse o tensor, mas ao consultar um colega ele deu o "bizu" que poderia ser a polia do alternador, pois essa polia tem um detalhe que a difere das outras, ela trabalha estilo uma catraca(gira para um lado e para outro lado trava). Faz o seguinte, retira a correia (apenas na parte do alternador). Com o alternador "livre" faz os seguintes passos...

1° De frente para o alternador veja que há espaços, brechas, buracos na tampa frontal do alternador para ventilação.

2° Nesses espaços, brechas, buracos nota-se que na parte interna há uma hélice de ventilação que nos antigos alternadores ela era externa, é nela que tu vai fazer o seguinte teste.

3° Segura a polia com a mão e com a outra mão com auxílio de uma chave de fenda,caneta,palito de picolé... Trave essa hélice de maneira que ela não gira quando você for girar a polia com a mão. Use os espaços de entrada da ventilação para auxiliar-lo na hora da trava.

* A POLIA DEVE GIRAR PARA UM LADO MEIO PESADA, POIS ELA É ESTILO UMA EMBREAGEM DE MOBILETE, E PARA O OUTRO LADO ELA VAI TENTAR GIRAR TODO O MECANISMO ROLAMENTOS, ROTOR... ESSE ROTOR ESTÁ FIXADO NA HÉLICE INTERNA, COMO ELA VAI ESTAR TRAVADA PELO OBJETO QUE VOCÊ INSERIR, AO TENTAR GIRAR O LADO CONTRÁRIO ELA NÃO IRAR GIRAR.

RESUMO - Gira para um lado e outro não! KKKKKKKKK

Fiz isso na minha MÁQUINA era essa abençoada da polia do alternador, também achei que fosse o tensor, pois ao observar o motor em funcionamento via a correia dando muitos "pulos" e uns estalos no tensor kkkk.

Tentei achar uma explicação lógica e correta por essa polia ser dessa forma, mas NINGUÉM SOUBE RESPONDER A MIM DE UMA FORMA LÓGICA. Aos amigos que já têm essa explicação sobre essa abençoada polia ser dessa forma posta ai que quero entender melhor o funcionamento dela.

Um excelente domingo a todos do PARAÍBA aqui!
    Perfeita explicaçao OMESTRE!;

Me falaram que essa polia quando fica "travando" , ela acaba estragando o esticador da correia. que foi o meu caso.

Segundo informaçoes, o motor a diesel quando desliga, ele dá retrocesso, e essa polia funciona justamente como o OMESTRE explicou p aliviar a tensao na correia.

Ainda nao troquei, mas achei no ML por 155,00 original GM. Parece que p trocar necessita de uma chave estriada especial, e nao é todo mundo que troca ( isso eu ainda nao confirmei)

Abrço!

Cesar
    Cesar ( Frontier 2004 4x4)

Amigos, qual a amperagem da bateria que vcs usam?

Eu estou com uma de 75 amp, mas me parece que o certo é bateria com 90AMP, confirmam?

Abs

Usuário
    Entrada
    18/01/2012
    Local
    Bayeux/PB
    Citação Postado originalmente por notec Ver Post
    Perfeita explicaçao OMESTRE!;

Me falaram que essa polia quando fica "travando" , ela acaba estragando o esticador da correia. que foi o meu caso.

Segundo informaçoes, o motor a diesel quando desliga, ele dá retrocesso, e essa polia funciona justamente como o OMESTRE explicou p aliviar a tensao na correia.

Ainda nao troquei, mas achei no ML por 155,00 original GM. Parece que p trocar necessita de uma chave estriada especial, e nao é todo mundo que troca ( isso eu ainda nao confirmei)

Abrço!

Cesar

Boa trade grande CESAR!

Seria o mesmo CESAR do Orkut?

Pois é guerreiro CESAR, essa bendita polia tem em seu centro um orifício estriado que "PQP" para encontrar alguém no dia para trocar a minha. Comprei uma polia de marca INA(caixa verde com branco), custou-me R$ 100,00 à vista, em uma loja aqui de João Pessoa, antigo lojão das baterias(o amigo CAIO deve saber onde fica).

Cara, passei a manhã inteira andando de moto com o alternador dentro de uma mochila de oficina em oficina e NINGUÉM tinha essa ferramenta para sacar a polia. Fui até a autorizada e falei com uma mecânico de lá e ele disse "deixa o alternador aqui que amanhã eu te entrego" Valor do "favorzinho R$50,00!!!!!! Mas como eu estava e tinha que troca-la ia deixar, mas bem na hora da negociação um dos amigos ligou-me dizendo que teria uma oficina no bairro do GEISEL que o mecânico de lá tem a tal ferramenta, ai fui correndo lá, pois ao chegar vi que a tal ferramenta parece a ferramenta de retirar catraca de bicicleta kkkk. Resultado, o cara cobrou-me R$ 0800!!! KKK pois é o cara disse "não vou cobrar por um serviço desses não..." Ao chegar em casa re-coloquei o alternador e uma correia nova, graça a DEUS tudo 100%.

Obs; Quando criança retirava as catracas de marcha da minha bicicleta com uma vela de motor(AP), Fui fazer o teste e a vela da moto TORNADO, CB 500 tem em seu fresado o mesmo diâmetro do estriado da polia, porem nem tentei folgar para tirar a dúvida, pois o cara colocou a polia com ajuda da ferramenta com auxílio da pistola pneumática... Mas fica ai uma dica, não sei se o sextavado da vela vai aguentar o troque de força para folgar a polia, mas...

Quanto a bateria grande CESAR, eu uso a de 75A da ACDELCO, fiz essa opção pelo precinho "camarrada" que um colega fez com uma garantia vitalícia kkkk. O problema é que ela é mais alta que a MOURA que tinha no lugar, ai o suporte não serviu mais, porem fiz outro suporte bem alinhado, pois quem tem uma MÁQUINA FRONTIER não quer ver "ganbiaras" não. Estou certo? kkkk Então acho que uma de 95A deve ser mais alta ainda ou larga de mais????
    MÁQUINA FRONTIER STRIKE 2005

Usuário Avatar de Pablo RR
    Entrada
    27/07/2009
    Local
    Boa Vista/RR
    Notec, no manual da Frontier fala em 70A.
    Quando comprei minha frontier estava com uma ACdelco de 60A. durou pouquissimo, me deixando na mao num domingo. Por falta de opção na epoca comprei um CRAL de 80A, essa desde nova, bastava deixar o carro 3 dias parado, que não pegava mais. Com 6 meses troquei por outra CRAL na garantia, em agosto agora completou 1 ano (fim da garantia), viajei semana passada a trabalho, fiquei 9 dias fora, e a bixa tava arriada e não quis mais carregar. Fiz uma pesquisa por baterias de 70A -> moura 345,00; ajax 290,00; cral 270,00 e uma grata surpresa:
    Ontem mesmo comprei uma HELIAR de 70A, achei na promoção por 230,00 com 18 meses de garantia.
    O L200 sport do meu pai é 2006, e por incrivel que pareça está na 2º bateria original (mitsubishi/heliar), por esse motivo procurei heliar.
    Ex - Frontier Xe Attack 2.8 Eletronic 4x4

Usuário Avatar de pt2maf
    Entrada
    27/01/2008
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    Olá Srs.
    Tenho uma Frontier 2006 Eletronica, na ultima sexta a danada dormiu ...e não quiz acordar .. dei na chave fez o barulho normal ... pegou e logo depois deu uns estouros no escape e apagou .... Logo em seguida dou na chave e o barulho agora parece ser só do motor de partida , o 2.8 não gira, não tem barulho de combustão e nem fumaça no escape é como o motor de partida estivesse desacoplado do 2.8 diesel e rodadando livre . Dicas ?? Vou trocar o filtro de combustivel (está na data) e vou verificar se o diesel está chegando até ele ... No aguardo

Usuário Avatar de pt2maf
    Entrada
    27/01/2008
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    A minha estava rodando com uma AC Delco que veio nela de 60 Amp. durou 2 anos e meio (segundo a data que estava anotada). Eu comprei uma Bateria Heliar Racing 12V - 75Ah , ela é um pouco maior mais cabe bem no local ... custou 325 dinheiros aqui na Capital dos Mensalões ... espero que dure uns 4 anos ....

Citação Postado originalmente por Pablo RR Ver Post
    Notec, no manual da Frontier fala em 70A.
    Quando comprei minha frontier estava com uma ACdelco de 60A. durou pouquissimo, me deixando na mao num domingo. Por falta de opção na epoca comprei um CRAL de 80A, essa desde nova, bastava deixar o carro 3 dias parado, que não pegava mais. Com 6 meses troquei por outra CRAL na garantia, em agosto agora completou 1 ano (fim da garantia), viajei semana passada a trabalho, fiquei 9 dias fora, e a bixa tava arriada e não quis mais carregar. Fiz uma pesquisa por baterias de 70A -> moura 345,00; ajax 290,00; cral 270,00 e uma grata surpresa:
    Ontem mesmo comprei uma HELIAR de 70A, achei na promoção por 230,00 com 18 meses de garantia.
    O L200 sport do meu pai é 2006, e por incrivel que pareça está na 2º bateria original (mitsubishi/heliar), por esse motivo procurei heliar.
    Pois é Pablo..

estou com heliar de 75 amp, mas de manha , sempre dá uma "amarrada" quando vira a 1°a x.

Li em algum lugar ( nao recordo se foi aqui no forum) que o pessoal tava usando de 90 amp. Ate achei da Moura, preço quase igual da Heliar.

Essa "amarrada" que dá é interessante, parece que o carro nao vai pegar, fica bem lento o arranque, mas vc segura na chave , depois de umas 2, 3 "rodadas" do motor, ele pega.

Já ficou uns 4/5 dias sem ligar, e mesmo assim pegou, arrastando , mas pegou!

estou na 3° bateria (carro 2004), estava achando q o problema fosse na correia/esticador, pois o mesmo estava com muita folga e correia "patinava". troquei tudo, e o "sintoma" continua.

Grande OMESTRE, SOU MESMO (orkut) !!!

Gr Abraço!

Citação Postado originalmente por notec Ver Post

estou com heliar de 75 amp, mas de manha , sempre dá uma "amarrada" quando vira a 1°a x.

Li em algum lugar ( nao recordo se foi aqui no forum) que o pessoal tava usando de 90 amp. Ate achei da Moura, preço quase igual da Heliar.

Essa "amarrada" que dá é interessante, parece que o carro nao vai pegar, fica bem lento o arranque, mas vc segura na chave , depois de umas 2, 3 "rodadas" do motor, ele pega.

Já ficou uns 4/5 dias sem ligar, e mesmo assim pegou, arrastando , mas pegou!

estou na 3° bateria (carro 2004), estava achando q o problema fosse na correia/esticador, pois o mesmo estava com muita folga e correia "patinava". troquei tudo, e o "sintoma" continua.
    Boa tarde amigo,
    Isto esta parecendo desgaste da Bomba Injetora, inclusive esta é uma das primeiras perguntas que são feitas quando você dá entrada em uma Bosch Truck Service.
    Segundo eles, um dos primeiros sinais de uma BI com desgaste é a dificuldade de pegar.
    Levando em consideração que você trocou a bateria e o problema se manteve...
    Isto está acontecendo apenas na primeira funcionada do dia ou faz a mesma coisa quando está com o motor quente?
    XTERRA SE 2003/2004 - "Machona"