Postado originalmente por
guilhermeabreu
Como sabe no meu fiz o diabo para resfriar meu motor e consegui , como ele estava trabalhando com a temperatura entre 72 a 78ºC , eu retirei a hélice fix e recoloquei a original e o ENGESA voltou a trabalhar entre 80 a 87ºC , só que se eu passar dos 3.000rpm e pegar subidona ela chega aos 91ºC , comisto vou deixar assim mesmo e se passar dos 87ºC eu alivio o pé , NÃO QUERO PERDER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .
Concluindo :
O ENGESA tem péssima aerodinâmica então vc coloca o cebolão um pouco mais frio que ele DEVE FUNCIONAR ENTRE 80 A 87ºc , ainda mais que vc tem pneuzões , e mesmo assim vc tem que ir trocando de cebolão até chegar em um acordo do motor trabalhar na temperatura recomendada pelo fabricante , pois como modificamos o carro e este motor saiu de uma S-10 , NÃO PODEMOS SEGUIR TODOS OS DADOS E RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE , A ÚNICA COISA QUE DEVEMOS SEGUIR É A " TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA QUE TEM QUE FICAR ENTRE 80 A 87ºC " , então se para que a temperatura fique nestes valores , devemos ir trocando de cebolão até chegar em um que atenda bem .