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Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD

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  • 17/07/2013, 13:33
    gabriel correia
    6 Anexo(s)
    Uxio69 acho que tb vou de 83/78 porém eu vou manter a helice original do motor não esta totalmente alinhada com o radiador mais já vai resfriar.. e se por acaso ela não der conta o cebolão aciona as outras 2 ventuinhas acopladas no radiador que tb é de S10 na verdade essas ventuinhas serão originais 1 eu já tenho que já veio com o conjunto mais vou conseguir colocar 2 uma do lado da outra agora preciso achar outra igual se alguém souber de alguma favor me d~e um toque obrigado!!
    a ventuinha é essa que na verdade vai na frente do radiador do ar condicionado que é bem fino o radiador para depois vir o de agua será que passa e refrigera o de agua? lembrando que usarei 2 mais a do motor.. e o intercooler ficara atras da grade na frente das ventuinhas .. algumas fotos para entender..
    Anexo 422053Anexo 422054Anexo 422055Anexo 422056Anexo 422057Anexo 422058
  • 17/07/2013, 13:38
    gabriel correia
    2 Anexo(s)
    fotos do suporte do radiador S10 ...
    Anexo 422059Anexo 422060
  • 17/07/2013, 17:00
    MaGao
    Úxio,

    uma dica.. ponha um sensor de temperatura a mercúrio.. esses elétricos só vivem dando pau..

    Abraços,
  • 17/07/2013, 18:12
    Marcus Brandão
    Algumas estupidas considerações começando pelo mais importante:
    Tô nessa do Outback!
    agora o menos importante:
    sua turbina vai dar mais de um BAR? caso negativo recomendo usar uma que vá só até 1 BAR pois é mais preciso na marcação.
    O problema de passar com a hélice acionada dentro d'agua é que ela vai rasgar o radiador e não a quebra das pás. No caso da elétrica que fica na frente a empurra o ar, se sofrer pressão de água ela se dirige para a frente, não causando dano ao radiador. O risco de quebrar a ventuinha é muuuuuito pequeno pois se for de boa qualidade vai deslizar na armação.
    Como a bomba d'agua mantem a água circulando, assim que o veículo entra na água a temperatura cai e aventuinha fica desligada. Não entra água pois é feita pra pegar chuva nos peitos.
    O Gafanhoto usa uma válvula que deveria abria a 75°. Difícil é fazer chegar a essa temperatura. Chegou a 80 uma única vez. Funciona entre 65 e 75°. Tá frio? menos mal. pra atingir 65 já roda muito frio. Sendo o q20b um motor de altíssima tecnologia, quando chega perto dos 80°, baixa a rotação...
    Essa imundicie só me dá alegria
  • 18/07/2013, 00:49
    uxio69
    3 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    UXIO

    Eu iria de 83/78 , pq em caso dela armar em 85 até o motor começar a ser resfriado , a temperatura vai passar dos 85ºC .

    Oi Guilherme, cebolão comprado. É esse mesmo 83/78!

    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Eu tenho o catálogo técnico do motor MWM 2.8 sprint e diz que a temperatura de serviço da água é entre 80 a 87ºC e do óleo é entre 106 a 115ºC .

    Essa é a temperatura do 4.2 (6 cilindros). No 2.8 a temperatura é entre 80 a 85ºC. Essa informação eu achei na página 9 do Manual de Operação e Manutenção MWM Sprint (08/02 - 9.407.0.006.0160), que segue abaixo anexado.

    Será que vc tem um manual diferente do meu?


    Anexo 422191

    Anexo 422190


    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Como sabe no meu fiz o diabo para resfriar meu motor e consegui , como ele estava trabalhando com a temperatura entre 72 a 78ºC , eu retirei a hélice fix e recoloquei a original e o ENGESA voltou a trabalhar entre 80 a 87ºC , só que se eu passar dos 3.000rpm e pegar subidona ela chega aos 91ºC , comisto vou deixar assim mesmo e se passar dos 87ºC eu alivio o pé , NÃO QUERO PERDER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

    Concluindo :

    O ENGESA tem péssima aerodinâmica então vc coloca o cebolão um pouco mais frio que ele DEVE FUNCIONAR ENTRE 80 A 87ºc , ainda mais que vc tem pneuzões , e mesmo assim vc tem que ir trocando de cebolão até chegar em um acordo do motor trabalhar na temperatura recomendada pelo fabricante , pois como modificamos o carro e este motor saiu de uma S-10 , NÃO PODEMOS SEGUIR TODOS OS DADOS E RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE , A ÚNICA COISA QUE DEVEMOS SEGUIR É A " TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA QUE TEM QUE FICAR ENTRE 80 A 87ºC " , então se para que a temperatura fique nestes valores , devemos ir trocando de cebolão até chegar em um que atenda bem .

    Concordo contigo. Respeitar a temperatura do motor é fundamentel. Bom saber que a hélice original resolveu seu problema. Tem parte no Galego no Coração Valente!:mrgreen:
  • 18/07/2013, 00:50
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por gabriel correia Ver Post
    Uxio69 acho que tb vou de 83/78 porém eu vou manter a helice original do motor não esta totalmente alinhada com o radiador mais já vai resfriar.. e se por acaso ela não der conta o cebolão aciona as outras 2 ventuinhas acopladas no radiador que tb é de S10 na verdade essas ventuinhas serão originais 1 eu já tenho que já veio com o conjunto mais vou conseguir colocar 2 uma do lado da outra agora preciso achar outra igual se alguém souber de alguma favor me d~e um toque obrigado!!
    a ventuinha é essa que na verdade vai na frente do radiador do ar condicionado que é bem fino o radiador para depois vir o de agua será que passa e refrigera o de agua? lembrando que usarei 2 mais a do motor.. e o intercooler ficara atras da grade na frente das ventuinhas .. algumas fotos para entender..

    Caramba, serão 3 ventoinhas?? :shock: Teu motor vai ficar geladinho! Ótimo lugar pra levar as cervas! :mrgreen:

    Procure a ventoinha que falta numa sucata. Tenho garimpado algumas peças para o Galego e sempre tem essas ventoinhas por lá.


    Tb pensei em colocar o intercooler ali, mas ficou muito apertado com o condensador do ar cond. Vai ficar em cima do motor, e hj comprei numa sucata um scoop do Sportage pra colocar no capô.


    Anexo 422187
  • 18/07/2013, 00:55
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Úxio,

    uma dica.. ponha um sensor de temperatura a mercúrio.. esses elétricos só vivem dando pau..

    Abraços,

    Magão,

    Tb não tive boa impressão do termômetro elétrico do Galego. Era da Willtec e não achava preciso.

    Pensei em colocar um termômetro a mercúrio, mas como a Turotest e Cronomac não tem esse termômetro, resolvi continuar com o elétrico, só que desta vez de uma marca mais tradicional e reconhecida (Turotest).

    Se eu ficar desconfiado desse tb, aí definitivamente coloco a mercúrio.
  • 18/07/2013, 01:15
    uxio69
    Citação:

    Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Algumas estupidas considerações começando pelo mais importante:
    Tô nessa do Outback!
    agora o menos importante:
    sua turbina vai dar mais de um BAR? caso negativo recomendo usar uma que vá só até 1 BAR pois é mais preciso na marcação.

    Véio, boa pergunta. A turbina é a Garret APL 786-1. Procurei essa informação e não achei.. No manual não fala qual é pressão de trabalho, mas alguém disse que era 1,2.

    Citação:

    Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    O problema de passar com a hélice acionada dentro d'agua é que ela vai rasgar o radiador e não a quebra das pás. No caso da elétrica que fica na frente a empurra o ar, se sofrer pressão de água ela se dirige para a frente, não causando dano ao radiador. O risco de quebrar a ventuinha é muuuuuito pequeno pois se for de boa qualidade vai deslizar na armação.
    Como a bomba d'agua mantem a água circulando, assim que o veículo entra na água a temperatura cai e aventuinha fica desligada. Não entra água pois é feita pra pegar chuva nos peitos.
    O Gafanhoto usa uma válvula que deveria abria a 75°. Difícil é fazer chegar a essa temperatura. Chegou a 80 uma única vez. Funciona entre 65 e 75°. Tá frio? menos mal. pra atingir 65 já roda muito frio. Sendo o q20b um motor de altíssima tecnologia, quando chega perto dos 80°, baixa a rotação...

    Já resolvi isso. Comprado cebolão 83/78. Galego vai ficar numa gelada! :mrgreen:

    Citação:

    Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Essa imundicie só me dá alegria

    :chorandoderir:
  • 18/07/2013, 01:24
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Hj fui comprar alguns materiais que o eletricista me pediu.

    E o meca, além do scoop que citei acima, tab pediu uma ventoinha pequena estreita. Achei essa aí, por R$ 80. É 100% original xingling. Quando o meca viu, disse: Perfeita! :lol:

    Anexo 422196
  • 18/07/2013, 01:26
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Serviços andando. Sábado tem trilha! Pressão total! :mrgreen:

    Bateria acondicionada e bem presa!

    Anexo 422197
  • 18/07/2013, 01:27
    uxio69
    1 Anexo(s)
    Essa não escapa!

    Anexo 422198
  • 18/07/2013, 01:28
    uxio69
    1 Anexo(s)
    A cinta passa por dentro da abraçadeira.

    Anexo 422199
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