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    Uxio69 acho que tb vou de 83/78 porém eu vou manter a helice original do motor não esta totalmente alinhada com o radiador mais já vai resfriar.. e se por acaso ela não der conta o cebolão aciona as outras 2 ventuinhas acopladas no radiador que tb é de S10 na verdade essas ventuinhas serão originais 1 eu já tenho que já veio com o conjunto mais vou conseguir colocar 2 uma do lado da outra agora preciso achar outra igual se alguém souber de alguma favor me d~e um toque obrigado!!
    a ventuinha é essa que na verdade vai na frente do radiador do ar condicionado que é bem fino o radiador para depois vir o de agua será que passa e refrigera o de agua? lembrando que usarei 2 mais a do motor.. e o intercooler ficara atras da grade na frente das ventuinhas .. algumas fotos para entender..
    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-ventuinha-eletyrica-s10.jpgEngesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-gedc5684.jpgEngesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-gedc5682.jpgEngesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-gedc5687.jpgEngesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-gedc5706.jpgEngesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-gedc5707.jpg

  • #1454
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    fotos do suporte do radiador S10 ...
    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-gedc5544.jpgEngesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-gedc5542.jpg

  • #1455
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    Úxio,

    uma dica.. ponha um sensor de temperatura a mercúrio.. esses elétricos só vivem dando pau..

    Abraços,

  • #1456
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    O problema de passar com a hélice acionada dentro d'agua é que ela vai rasgar o radiador e não a quebra das pás. No caso da elétrica que fica na frente a empurra o ar, se sofrer pressão de água ela se dirige para a frente, não causando dano ao radiador. O risco de quebrar a ventuinha é muuuuuito pequeno pois se for de boa qualidade vai deslizar na armação.
    Como a bomba d'agua mantem a água circulando, assim que o veículo entra na água a temperatura cai e aventuinha fica desligada. Não entra água pois é feita pra pegar chuva nos peitos.
    O Gafanhoto usa uma válvula que deveria abria a 75°. Difícil é fazer chegar a essa temperatura. Chegou a 80 uma única vez. Funciona entre 65 e 75°. Tá frio? menos mal. pra atingir 65 já roda muito frio. Sendo o q20b um motor de altíssima tecnologia, quando chega perto dos 80°, baixa a rotação...
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  • #1457
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    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    UXIO

    Eu iria de 83/78 , pq em caso dela armar em 85 até o motor começar a ser resfriado , a temperatura vai passar dos 85ºC .
    Oi Guilherme, cebolão comprado. É esse mesmo 83/78!

    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Eu tenho o catálogo técnico do motor MWM 2.8 sprint e diz que a temperatura de serviço da água é entre 80 a 87ºC e do óleo é entre 106 a 115ºC .
    Essa é a temperatura do 4.2 (6 cilindros). No 2.8 a temperatura é entre 80 a 85ºC. Essa informação eu achei na página 9 do Manual de Operação e Manutenção MWM Sprint (08/02 - 9.407.0.006.0160), que segue abaixo anexado.

    Será que vc tem um manual diferente do meu?


    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-manual-mwm-capa.jpg


    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-manual-mwm-pagina-9.jpg



    Citação Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Como sabe no meu fiz o diabo para resfriar meu motor e consegui , como ele estava trabalhando com a temperatura entre 72 a 78ºC , eu retirei a hélice fix e recoloquei a original e o ENGESA voltou a trabalhar entre 80 a 87ºC , só que se eu passar dos 3.000rpm e pegar subidona ela chega aos 91ºC , comisto vou deixar assim mesmo e se passar dos 87ºC eu alivio o pé , NÃO QUERO PERDER O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO .

    Concluindo :

    O ENGESA tem péssima aerodinâmica então vc coloca o cebolão um pouco mais frio que ele DEVE FUNCIONAR ENTRE 80 A 87ºc , ainda mais que vc tem pneuzões , e mesmo assim vc tem que ir trocando de cebolão até chegar em um acordo do motor trabalhar na temperatura recomendada pelo fabricante , pois como modificamos o carro e este motor saiu de uma S-10 , NÃO PODEMOS SEGUIR TODOS OS DADOS E RECOMENDAÇÕES DO FABRICANTE , A ÚNICA COISA QUE DEVEMOS SEGUIR É A " TEMPERATURA DE SERVIÇO DA ÁGUA QUE TEM QUE FICAR ENTRE 80 A 87ºC " , então se para que a temperatura fique nestes valores , devemos ir trocando de cebolão até chegar em um que atenda bem .
    Concordo contigo. Respeitar a temperatura do motor é fundamentel. Bom saber que a hélice original resolveu seu problema. Tem parte no Galego no Coração Valente!
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    Citação Postado originalmente por gabriel correia Ver Post
    Uxio69 acho que tb vou de 83/78 porém eu vou manter a helice original do motor não esta totalmente alinhada com o radiador mais já vai resfriar.. e se por acaso ela não der conta o cebolão aciona as outras 2 ventuinhas acopladas no radiador que tb é de S10 na verdade essas ventuinhas serão originais 1 eu já tenho que já veio com o conjunto mais vou conseguir colocar 2 uma do lado da outra agora preciso achar outra igual se alguém souber de alguma favor me d~e um toque obrigado!!
    a ventuinha é essa que na verdade vai na frente do radiador do ar condicionado que é bem fino o radiador para depois vir o de agua será que passa e refrigera o de agua? lembrando que usarei 2 mais a do motor.. e o intercooler ficara atras da grade na frente das ventuinhas .. algumas fotos para entender..
    Caramba, serão 3 ventoinhas?? Teu motor vai ficar geladinho! Ótimo lugar pra levar as cervas!

    Procure a ventoinha que falta numa sucata. Tenho garimpado algumas peças para o Galego e sempre tem essas ventoinhas por lá.


    Tb pensei em colocar o intercooler ali, mas ficou muito apertado com o condensador do ar cond. Vai ficar em cima do motor, e hj comprei numa sucata um scoop do Sportage pra colocar no capô.


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    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Úxio,

    uma dica.. ponha um sensor de temperatura a mercúrio.. esses elétricos só vivem dando pau..

    Abraços,
    Magão,

    Tb não tive boa impressão do termômetro elétrico do Galego. Era da Willtec e não achava preciso.

    Pensei em colocar um termômetro a mercúrio, mas como a Turotest e Cronomac não tem esse termômetro, resolvi continuar com o elétrico, só que desta vez de uma marca mais tradicional e reconhecida (Turotest).

    Se eu ficar desconfiado desse tb, aí definitivamente coloco a mercúrio.
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    agora o menos importante:
    sua turbina vai dar mais de um BAR? caso negativo recomendo usar uma que vá só até 1 BAR pois é mais preciso na marcação.
    Véio, boa pergunta. A turbina é a Garret APL 786-1. Procurei essa informação e não achei.. No manual não fala qual é pressão de trabalho, mas alguém disse que era 1,2.

    Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    O problema de passar com a hélice acionada dentro d'agua é que ela vai rasgar o radiador e não a quebra das pás. No caso da elétrica que fica na frente a empurra o ar, se sofrer pressão de água ela se dirige para a frente, não causando dano ao radiador. O risco de quebrar a ventuinha é muuuuuito pequeno pois se for de boa qualidade vai deslizar na armação.
    Como a bomba d'agua mantem a água circulando, assim que o veículo entra na água a temperatura cai e aventuinha fica desligada. Não entra água pois é feita pra pegar chuva nos peitos.
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    Já resolvi isso. Comprado cebolão 83/78. Galego vai ficar numa gelada!

    Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
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    Hj fui comprar alguns materiais que o eletricista me pediu.

    E o meca, além do scoop que citei acima, tab pediu uma ventoinha pequena estreita. Achei essa aí, por R$ 80. É 100% original xingling. Quando o meca viu, disse: Perfeita!

    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-ventoinha.jpg
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    Serviços andando. Sábado tem trilha! Pressão total!

    Bateria acondicionada e bem presa!

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    Essa não escapa!

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    A cinta passa por dentro da abraçadeira.

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