x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3

Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Úxio,

Fazer um dreno no tanque de plástico não deve ser complicado, basta colocar o tanque de combustível na posição que vai ficar, observar o ponto mais baixo, fazer um furo, instalar uma válvula de esfera (acredito que vede melhor) e uma pequena mangueira de combustível, que você pode deixar fixa na válvula, ou somente colocá-la com for drenar o diesel.

O Cash tanque interno, num tanque de combustível plástico é um pouco mais complicado! Você vai ter que cortar o tanque de plástico para inserir o cash, fixar (não sei de qual forma), depois vai ter que vedar muito bem para não dar vazamento e se der algum probleminha, vai ter que abrir de novo.

Utilizar um Cash tank interno de qual material?, plástico? Alumínio? Aço? lembrando que o Diesel é muito mais "agressivo" com o plástico e borrachas que a gasolina. uma mangueira de borracha p/ uso com gasolina, se for usada com Diesel, ela estufa e parte.

Se você fizer um cash tanque interno, que nada mais é do que um tanque dentro do outro, como vai fazer para limpá-lo, vai ser obrigatório o uso do "dreno" para esvaziar o tanque de combustível e Cash, caso contrário o diesel dentro do Cash vai armazenar sujeira também, e você vai estar transferindo o problema com a sujeira, do tanque de combustível para o Cash.

Sendo que os Cash externos , já vem com dreno para combustível, que fica na sua base.

Eu entendo que um cash interno é uma coisa a menos em baixo do Galego e pra ficar enroscando nas trilhas, mas há de se levar em conta outros fatores como os acima explicitados.

A própria fabricante do seu tanque de plástico tem um modelo de Cash, em plástico para ser instalado externamente.

Fotos do Cash Externo em Plástico.

Anexo 434028Anexo 434029
    Cash externo em Metal, com "bujão" para drenagem do combustível.
    Anexo 434037
    Espero ter levantado alguns questionamentos pertinentes, com certeza você e demais colegas do Fórum poderão contribuir de forma mais criativa, e com mais conhecimento, o importante é compartilhar ideias, de qualquer forma todos saímos ganhando!!!

Grande Abraço, boa sorte na empreitada!!!

Obrigado Fabrício pelas informações.

O Cash Tank precisa ser instalado necessariamente abaixo do tanque?

Tenho algum espaço entre o tanque e o protetor do tanque, mas não sei se seria suficiente. No site da CLA não tem as medidas do Cash.

Achei esse vídeo:

CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Fabricio , vou aproveitar que estou trocando os calços e tirar umas fotos amanhã ... foi soldado meio tubo no fundo do tanque com saída pra frente e rosca de 1/2" npt onde conectei o tubo de saída pra queima , o retorno continua por cima , tem um furo com rosca na parte de traz desse meio tubo com um parafuso de cabeça alem para dreno ...

Segue foto da bolsa de tela na ponta do pescador , é um troço simples que funcionou muito bem pra mim por 8 anos , e olha que tinha muita sujeira no tanque qdo tirei pra colocar a saída por baixo ... mandei tb soldar um tubo na entrada de diesel , um pto a menons pra entrada de sujeira ...

abs ...
    Meu pescador tem um pequeno filtro, cujos orifícios de passagem do diesel são microscópicos. Aí qualquer sujeira maior obstrue. Vou tirar uma foto e posto aqui.

Aqueles filtros maiores me parecem mais interessantes.
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    Eduardo Velo.

Realmente a telinha presa na ponta do pescador é uma coisa bem criativa e simples de se fazer. Antes de você postar a foto, eu fiquei na dúvida, se a telinha não iria ser "corroída" pelo combustível, mas como você afirmou acima, ela aguentou um bom tempo, está em "melhor" estado que a braçadeira que usou pra prendê-la, mas apesar de enferrujada, a braçadeira parece ainda estar cumprindo sua função, talvez dê um pouco de trabalho para tira-la.

Com as imagens do "dreno" do tanque de combustível ficou melhor de entender e mais ilustrativo. Na verdade você criou um bujão de escoamento com o "cano" soldado ao tanque, ficando em nível inferior a este, muito bem bolado! e funcional!, necessita apenas de um funil e um galão com tampa, ou até mesmo um galão com a parte superior cortada (aberta) para recolher diretamente o combustível do dreno.

Agora em se tratando de um tanque de plástico, que é o que o Úxio pretende instalar, onde não é possível criar um bujão de escoamento, pois a vedação seria difícil, eu adicionaria na parte traseira do tanque (próximo ao para-choque traseiro, digamos assim), extremidade esquerda ou direita, uma válvula de 1/4, como na imagem abaixo, no fundo do tanque com a saída apontada diretamente para baixo.

Anexo 434364

Vou tentar explicar melhor: Na parte de baixo (fundo do tanque), lado esquerdo ou direito, faz se um furo com uma furadeira manual, onde o "macho" da válvula vai ser "rosqueado", com a saída apontando para o chão.

Pelo "buraco" onde a bóia é inserida, pode se acrescentar arruelas de vedação e uma porca para apertar a rosca da válvula pelo lado de dentro do tanque (usando uma chave e a própria mão inserida no buraco).

Para drenar o tanque é só parar numa "rampa" com pequeno aclive, com uma das rodas traseiras sobre um calço de madeira ou um tijolo (qualquer coisa), abrir a válvula que deverá estar no lado oposto, (onde o combustível vai ficar concentrado) e drenar todo o combustível.

A Operação parece complicada mais na prática é até bem simples, e só se assegurar que o Jeep não vai descer de ré e te atropelar, basta o freio de mão estar bem regulado, ou por garantia, calçar pelo menos duas rodas com pedaços de viga de madeira, que todo bom Jipeiro tem em sua garagem/oficina e pronto!, é só abrir a válvula manualmente e drenar o combustível.

Obrigado por postar as fotos, deu pra ter uma boa ideia de como adaptar o dreno, grande abraço!
    Apesar de parecer prático, acho que não rola!

Aqui é cheio de corneteiro.

Vira e mexe desligam a RL dos outros na trilha.

Se coloco uma válvula dessa, meu diesel vai somir rapidinho!

Mas a idéia é boa!

Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por MaGao Ver Post
    Eu coloquei um bujão com arruela de bronze..
    e coloquei 1 filtro raccor.. resolveu meus problemas de agua e sujeira..

Abraços,
    Caramba,

Esse assunto tá rendendo! Não esperava tanto.

Começamos falando de como evitar a formação de água no diesel, depois falamos do Cash Tank, em seguida do dreno e agora vc comenta o filtro raccor.

Fui pra internet pesquiasr, pois não conhecia.

Magão, que modelo tá no Calango? No site da Parker tem vários!

Como foi instalado? Tem fotos?

Valeu!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Fabricio , tudo nas nossas vtrs tem que ter praticidade pra poder mexer pensando qdo tiver no meio do nada , que é onde a gente costuma ir ... rs , o tanque do meu engesa é inox original de fábrica , chapa bem fina , deixa o tanque bem leve , mas é ruim de soldar até pra soldador experiente , meu meca mandou para um soldador especializado em soldas inox em Sorocaba pra fazer o trampo , o tubo é de inox e a conexão de 1" NPT macho x 1/4 NPT fêmea de inox tb e o adaptador é de liga de latão .
    Num tanque de plástico ou de fibra teria que estudar bem como colocar um dreno sem deixar vulnerável ... essa valv. de dreno do tanque que vc colocou na foto ficaria vulnerável numa trilha e tb pra roubar o diesel do tanque , sei que o Uxio é rico e não ia ligar pra isso , mas faria falta numa trilha ... rs , colocaria bujão como o Magao , é bem mais seguro ...
    Magao tem 2 filtros separadores de água no Q20B que são originais da linha GM e funciona perfeitamente , mas se não tivesse partiria pro Raccor , acho que é um baita filtro e até valoriza a vtr ...
    Tinha justamente pensado sobre a facilidade de escoarem meu diesel por ali!

Edu, como assim o Raccor valoriza a vtr?
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por jaime_sandim Ver Post
    Grélo

Chegaram?
    Cade as fotos?
    Grélo,

KD? Chegaram? E as fotos?

Os meus ainda estão sendo produzidosm e por enquanto não me cobraram nada. Ansiedade da zorra!
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por Italo Padilha Ver Post
    Fala Uxio!

Obrigado pelo retorno. Vou à Curitiba amanhã e vou encomendar uns para mim então

Abraços,
    OK, Ítalo,

Lembre-se de pedir um pouco mais de forro e espuma no assento, ok?

Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de Italo Padilha
    Entrada
    08/09/2013
    Local
    Mogi das Cruzes/SP
    Agradecimentos: 0
    Tea with me!

Essa observação já está incluída!

Abraços,
    ENGESA F1 4 CILINDROS TODO ORIGINAL...AINDA
    TERATOGESA in project

Usuário Avatar de Grélo
    Entrada
    06/12/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Os meus brinquedos novos tentaram me entregar nos últimos 3 dias, mas eu estava viajando.
    Entregarão amanhã!

Abração,

Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9
    Fala Úxio! enquanto você estava meio sumido, nós fomos tentando adiantar alguma coisa por aqui no seu Tópico, esperamos que seja útil !!!

Vamos lá :

Cash Tank: as fotos que postei, trata-se de um cash tank, da C.L.A, com capacidade para dois litros de combustível, instalado externamente ao tanque de combustível, não sei informar as medidas do mesmo, apenas sua capacidade.

Como seu Jeep é movido à Diesel, portanto não existe bomba dentro do tanque, como nos veículos com injeção eletrônica movidos à gasolina/alcool/flex, nem externamente junto ao tanque (como em alguns veículos), a instalação do Cash tank deve ser feita de modo a este ficar abaixo da linha de combustível do tanque, ou o mais próximo dela, segue abaixo o manual de instalação do Cash Tank da C.L.A:

"Debaixo do veiculo, após já ter feito um suporte para o cash tank e este estar fixado para receber as mangueiras, faça as conexões necessárias para que o veiculo funcione adequadamente".

"As duas saídas devem ser conectada nas duas entradas do cash tank e a saída do cash tank deve ser levada para o carburador ou bomba injetora, no caso do veiculo for movido a óleo diesel".

"Quando o veiculo for movido a óleo diesel ou for a injeção eletrônica o retorno pode ser feito no próprio cash tank".

"Se o veiculo for carburado, não há necessidade de retorno, o componente do cash tank deve ser usado como respiro deste recipiente".

Vamos às considerações:

Geralmente o que se vê, é a instalação do Cash na longarina do chassí, por questão de praticidade e por ficar geralmente "abaixo do nível tanque", que originalmente fica embaixo do banco do motorista nos Jeep Willys/Ford, no meu fica na traseira entre as longarinas.

Por que o Cash "deve" ficar abaixo do nível de combustível do tanque? Resposta simples: por gravidade o combustível do tanque o mantêm sempre cheio (capacidade plena de 2 litros) cumprindo com sua função de manter sempre combustível na linha de alimentação, e se você quiser, pode até drenar todo o combustível do tanque por ele!.

Agora, se por qualquer outro motivo, o cash for instalado acima do nível de combustível do tanque, teoricamente!!! a bomba injetora, depois que "puxar" todo o ar do sistema, deve encher cash de diesel ( todo mundo sabe o quanto é difícil expelir o ar do sistema de alimentação de um motor movido à diesel).

Agora a dúvida: mesmo que a bomba injetora retire todo o ar do sistema e encha o cash, será que ao desligar o motor a pressão na linha de alimentação será mantida para que o diesel armazenado no cash não retorne ao tanque por gravidade? Acredito que sim, a não ser que exista, ou seja instalada uma válvula unidirecional para impedir este retorno.

Conclusão: Num veículo movido à Diesel o melhor é instalar o cash ao nível do fundo do tanque de combustível, ou o mais próximo possível dele, pois, você não vai andar com o tanque vazio, quase sempre haverá combustível descendo por gravidade para o cash tank, mantendo-o cheio.

Num veículo movido a gasolina, uma bomba elétrica instalada logo na saída do pescador para o cash (instalado acima do tanque) talvez resolvesse o problema, assim que acionada pela chave, a bomba teoricamente encheria o Cash tank alimentando o motor. É apenas uma teoria!!! eu particularmente nunca ví.

Sobre o Pré-filtro (telinha), a ser instalada na ponta do pescador de combustível dentro do tanque, são bem duráveis nos veículos à gasolina/alcool, eu diria mais ou menos uns 10 anos. Não existe manutenção! só são trocadas se apresentarem algum defeito, dando "falta" de combustível. É mais fácil a bomba elétrica queimar (por motivo não relacionado ao pré-filtro) do que o pré-filtro dar problema.

O que precisa ser verificado é se o pré-filtro vai ter a mesma durabilidade utilizando-se o Diesel como combustível, eu creio que sim! pois, no Engesa do Eduardo Velo uma simples telinha de mosquiteiro aguentou 8 anos...

Segue foto da bolsa de tela na ponta do pescador , é um troço simples que funcionou muito bem pra mim por 8 anos , e olha que tinha muita sujeira no tanque
    Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-pescador.jpg

Realmente a durabilidade do pré-filtro, tem que ser levada em conta, pois o acesso ao interior do tanque é dificil.

No meu caso, a entrada da bóia de combustível no tanque, ficou embaixo do assoalho na traseira do Jeep, se eu precisar trocar a bóia, primeiro tenho que retirar o tanque, ou recortar o assoalho para garantir o acesso, e depois "bolar" uma tampa que abra e feche, mesmo assim a "tampa" vai ficar mais ou menos embaixo do banco traseiro.

Espero ter ajudado, sugestões e dúvidas estamos ai, Grande Abraço!

Usuário Avatar de Eduardo Velo
    Entrada
    22/04/2003
    Local
    Santo Andre/SP
    Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Tinha justamente pensado sobre a facilidade de escoarem meu diesel por ali!
    Edu, como assim o Raccor valoriza a vtr?
    Se vc ver um motor com esse filtro é sinal que é bem tratado ... rs , a maioria não coloca esse filtro por falta de espaço no cofre do motor , mas ele pode ser instalado em qqer lugar entre o tanque e a BI , até no chassi na saída do tanque , só fica ruim de manutenção ...

abs ...
    Engesa F3 - Q20B - Original - Packard Clipper 1957 - na tela do micro . eduardovelo@yahoo.com.br

Usuário Avatar de MaGao
    Entrada
    26/02/2008
    Local
    Maceió/AL
    Que viagem! Não estava recebendo notificações desse tópico ..

Vou tirar as fotos e te mandar Uxio!

abraçosabraços

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4