Postado originalmente por
AbreU
Achei sim Giuberto...
Bem, depende da forma que você enxerga o Troller.
Se for como um carro de competição, rally indoor e etc, realmente o 3.0 era um motor mais adequado.
Mas se for como um carro para trilhas, grandes subidas, obstáculos difíceis, o motor 3.2 é um motor mais adequado.
Realmente consta essa diminuição da inclinação lateral, mas não acho que seja culpa do motor.
Se fosse culpa do motor, seria por conta do sistema de lubrificação? Acho difícil, pois um motor que pega quase 9 litros de óleo, a diesel, não teria dificuldades de lubrificar a 40graus.
Mudança do centro de gravidade eu também não acredito, pois o motor está na mesma altura do antigo 3.0...
Acredito que isso tenha sido mais uma forma de "adequar" o carro aos padrões Ford, lembrando que ela agora dá 2 anos de garantia no Troller.
No mais já estou começando a gostar muito do novo motor.
O torque em baixa é muito gostoso. Hoje passei o dia andando nele, e realmente a dirigibilidade do motor melhorou muito.
A situação que mais me chamou atenção, é aquela situação onde você vem de quarta marcha, freia um pouco (deixa a rotação cair até uns 1.200Rpm) e depois retoma a aceleração.
Nessa situação o Troller 3.0 vibrava muito, não tinha muita força e era necessário reduzir uma marcha.
No 3.2 não há essa vibração, e o torque já a 1.200Rpm é impressionante. A retomada está excelente.
Na pratica isso representa muito menos reduções de marcha andando com ele na cidade.
Quanto ao peso a mais, eu tenho balança de solo na empresa, tenho o peso do meu ex carro também, vou verificar o peso do 3.2 para comparar.
Eu andei com ele nas dunas e gostei. Sabendo a hora de trocar de marcha, ele anda bem.
O que não pode é deixar a rotação subir demais, no 3.0 havia potência até 4milRpm, no 3.2 só há até uns 3.500˜3.600, depois disso o motor perde muita potência.
Então é se acostumar a manter a rotação mais baixa e aproveitar a força do TGV.
Abraços.