Boa sorte.
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Sem dúvida a luta continua... E quem se estiver encomodado com o barulho que "se retire"
Não olhei exatamente mas estou perto dos 2mil km, no meu dia/dia eu não rodo muito, apenas em fds q vou fazer trilha ou vou p/ Cwb.
E ae o que achou do seu neste retorno?
GPBARBOSA, bom dia!
Te enviei um MP, dá uma olhada. Obrigado
Pessoal,
Hoje fui deixar meu carro na css novamente, depois de o mesmo ter ficado 28 dias parado lá. Eles somente resetaram a ECU e limparam a EGR. Ou seja, assim como já relatado, ontem quando fui retirar o carro, o problema apareceu .... Voltou em tempo recorde desta vez. Pois bem, hoje voltei lá para relatar que o problema estava do mesmo modo. Tive uma surpresa quando liguei o carro hoje pela manhã. A rotação começou a oscilar e depois parou (uns 5 seg. depois). Fui dar uma ré e o carro começou a engasgar como nunca. A medida que foi esquentando, ele parou de engasgar. Já quase chegando na css ele deu aquele lag na aceleração. E isto tudo sem acender a luz de injeção. Quando cheguei lá, passaram o scanner e foi detectado que um atuador (ou válvula) estava com problema. Ligaram para a fábrica e sabem o que que eles pediram para fazer?? Resetar o erro e andar novamente com o carro. Pois bem, andei juntamente com um funcionário da css e o problema não apareceu. Lógico que não iria aparecer, afinal, é a famosa Lei de Murphy (mais famosa que as leis de Newton, talvez rsrsrs..). Ligaram para a fábrica novamente e eles disseram que pelo fato de o carro não ter apresentado mais o problema, deveria voltar com o mesmo para casa. E olha que eu disse para fazerem mais testes e tal, principalmente com o motor mais frio.
Agora vem uma dúvida que vocês, assim como outros colegas mais experientes podem me solucionar. Encontrei um trolleiro velho de guerra hoje na css (tem carros a diesel desde 97 e trabalha com frota de caminhões). Segundo ele (que também possui o troller 3.2), o que estamos passando é algo com o que não estamos habituados:eletrônica, sondas e muito, mas muito sensores. Por exemplo, ele disse que já passou por muitas dessas ocasiões com os caminhões dele. Como ele possui muito contato com engenheiros, etc, ele me deu uma dica preciosa. Segundo ele, sempre quando formos ligar o carro, mais principalmente com o motor frio, devemos dar meia volta na chave, esperar com que a leitura seja completa (bomba de injeção injetando até parar o seu funcionamento por completo e as luzes do painel se apagarem) e ligar o veículo. Assim que começar a oscilação na rotação, devemos acelerar o veículo e mantê-lo em uma rotação de 1100 mais ou menos por uns 20 seg. Segundo ele, este é o tempo necessário para que as sondas lambdas leiam o software instalado na ECU (aquele barulhinho que percebemos ao ligar e desligar o carro - tec tec tec). Caso este procedimento não seja realizado da maneira correta, pode haver erros na leitura e o carro falhar em alguns momentos (daí o fato de ser intermitente). Quanto ao lag na aceleração, este se dá devido ao acelerador que é eletrônico, ou seja, ao fazermos uma ultrapassagem ou em retomadas, o ideal seria diminuirmos uma marcha para encher a turbina e logo depois voltarmos para a marcha que estávamos. Segundo ele, quando não fazemos isto, como o motor não está cheio, a aceleração demora (lag) a mandar o comando para a central, a qual muda a posição das paletas da turbina para aí sim retomar a aceleração.
Segundo ele, quando começou a fazer tudo isto, ele não teve mais problema algum com o veículo. Fiquei com esta pulga atrás da orelha. Será que isto procede? Não é possível que a fábrica não saiba destes processos, não é mesmo? E os carros que nunca apresentaram o problema?? E o pior: e os carros que foram reprogramados?
Abraços
Não procede e não tem o mínimo cabimento!
Nada do que há no Troller é novidade, acelerador eletrônico, EGR, DPF, etc. já esta a anos na Europa e no Brasil em todas as picapes, caminhões, vans, etc a diesel desde o inicio do ano passado e nenhum precisa dessas "mandingas" para funcionar...
E cuidado, que se for fazer tudo isso logo mais desenvolve um TOC. Kkkkkk
Dico, o Carroça é velhinho e eu faço isso com ele.... de manhã espero as luzes se apagarem, giro a chave e deixo ele aquecendo por uns 30 segundos (+ou- 1000 rpm), depois engato a marcha e saio sem muita aceleração até rodar por uns quarteirões, depois é só alegria, e na volta depois de rodar em transito pesado ou altas rotações fico com ele ligado por uns 30 s para arrefecer a turbina, antes de desligá-lo...meu meca disse que terei motor e turbina por muitos anos....Tomara!!!! Quanto a questão do lag, o meu 2.8 , se eu não encher o motor do pobre é pior que carro 1.0, então....rsrsrsrsrsrs
Faça o que o seu chegado falou, não custa nada... se não der certo, pelo menos vc tentou....
abç
Isto eu sempre fiz também Sandrão. Agora, acho que isto não é motivo para que o carro dê problema na oscilação da aceleração ou lag's na mesma. Sou cuidadoso também. Espero as luzes se apagarem, dou a partida, espero um pouco o motor esquentar e somente após o motor quente, que acelero um pouco mais.
Abraços
É isso ai Dico...
Como vc disse e já foi constatado, sem a reprogramação pode fazer até promessa na Serra da Piedade que este 3.2 não sara.... rsrsrsrs, mas as dicas do chegado fazem sentido para uma boa conservação do motor e periféricos... bom eu creio nisso!!!
abç