Em momento algum ele precisou do 4x4LO, correto?
Naquele momento em que as rodas patinaram durante uma curva, se fosse no 4x2 ela não subiria?
Qualquer picape média subiria pela estrada do vídeo sem precisar acelerar?
Versão Imprimível
Dr. Perambulante.
Vamos por partes.
Nem aqui nem do outro lado do mundo, eu leio esses comentários de sites.
Escondido atrás de anonimos tem gente que só entra pra malhar, atacar, falar coisas descabidas.
Mas já que vc trouxe o assunto a tona, vamos lá.
Meu intuito com a reportagem foi mostrar a linha de raciocinio da vw, uma vez que aqui como não foi lançada oficialmente, não tinhamos os pq das escolhas e lá eles falam justamente o que já vinhamos especulando aqui, que é uma demanda meio que mercadológica.
Agora, o fato deles não estarem convencidos é normal. Lá eles são mais conservadores que nós. Falo com certeza por que morei lá durante pouco mais de 6 meses, e estando lá fiz questão de me interar da cultura automobilistica. Exemplos? motor 2.0 litros é pqno pra eles, tração, traseira! Afinal, esterçar e tracionar é mto para um par de rodas como eles dizem. E a cultura 4x4 deles é fantástica. Milhares de lugares para acampar, muitas estradas sem asfalto, e um povo apaixonado por 4x4. A Toyota tem uma força impressionante lá, tanto pelas hiluxes, prados e os land cruises, sem contar os lexus Lx570 que nada mais é que um land cruiser de luxo. A maioria dos carros, tem modificações, etc etc etc.
Sem contar que, a VW não tem a força da marca que tem aqui, nem fábrica a VW tem lá, e tudo importado.... Ja a toyota tem fabrica, a Holden (GM) tem fábrica, a Ford tem fábrica, então é de se esperar que realmente eles não estejam mesmo convencidos.
Tanto lá como aqui, vamos ter que esperar pra ver se o carro vai emplacar. Eu chuto que sim. No meu ponto de vista acredito que o universo de quem REALMENTE precisa da reduzida em um caro de 136mil é limitado.
Mas eu entendo a frustracao, se tivesse empolgado com o carro, com o cambio de 8 marchas full time integral e precisasse de reduzida ia ficar mto chateado de nao poder escolher a amarok.
Abraços
Olá, tem gente que fica procurando pelo em ovo, eu não posso colocar aqui o material fornecido pela VW porque é proibido, eu ja descrevi o funcionamento da caixa de transferência e como funciona a reduzida, quem tem dúvida vai na Concessionária e faz um Best Drive como o Pablo fez, tem gente também que só lê a última página do tópico e fica fazendo comentário, vou fazer um vídeo com peso na caçamba e puxando o reboque, tem gente também que só vê o veículo de longe e fica tirando conclusão, se a VW fala que pode por X quilos na caçamba e tracionar mais Y quilos é porque testou o veículo e homologou ele para ser vendido dessa forma, me desculpem a gonorância mas eu tinha que desabafar, abraço.
Marcelo,
O sistema de acoplamento viscoso não é mequetrefe não! Não tem a mesma robustez de um Torsen ou de um CT comum mas longe de ser ruim. Senão a ZF não colocaria o nome a premio!
Agora não seria estranho a VW fazer uma estupidez (usando das suas palavras as minhas) dessas: Para uma empresa que retirou o "motor de aluminio" EA113 do Golf IV (mas sabiamente conservado pela Audi no A3) e colocou a porcaria do EA111 1,6L, aspero pra kct num carro espetacular, não me admiraria que ela cometesse besteiras deste tipo.
abraços
vou te dizer que se 1% do usuários de picapes de 135 mil ou mais, realmente já precisou da reduzida senão estava fu, será muito, normalmente o cara que vai literalmente detonar o carro, compra uma picape mais barata.
alias eu só usei até hoje reduzida por precaução (ou pra não estragar por estar muito tempo sem usar), a unica vez que iria precisar de uma reduzida com certeza (e não ia adiantar de nada mesmo) foi uma vez que um caminhão de 15 m³ de areia atolou na lama na entrada da obra (o cara entrou pela entrada errada), mas como estava com a retro lá, foi a retro mesmo, e alias, essa correntinha que usaram pra arrastar o caminhão do video da amarok, a retroescavadeira estourou duas vezes uma corrente parecida nesse dia, tivemos de arrumar um cabo de aço de cerca de 1 polegada pra conseguir tirar o bixo de lá, isso sim queria ver ranger nova ou amarok puxar, uma caminhão pesado (bem mais leve que o do video, cerca de 30 ton) mas sentado na lama.
Ele usou o "Low", 4x4 reduzido, o tempo todo!
No momento que as rodas patinaram, se fosse 4x2 ou 4x4 normal, o carro morreria, na verdade o carro nem subiria a montanha se nao estivesse com a reduzida acionada.
Olha, eu nao tenho tanto conhecimento pra ter certeza do que vou falar.....mas eu nunca vi uma picape em marcha lenta e reduzida patinar parada e nao morrer como a ranger no video. Isso pra mim, nao é coisa facil de qualquer picape fazer nao. Andar sem acelerar qualquer uma anda, subir morro tb, mas patinar daquele jeito nunca tinha visto.
Augusto, picape com a reduzida ligada fica parecendo um trator. Muda completamente o carro. Fica com muita mais força!
Obrigado pela resposta.
Então, IMAGINANDO que...
- o torque disponível na 1° e 2° da Amarok AT fosse igual ao torque disponível na reduzida 4x4LO da MT...
- as capacidades de carga e reboque da AT e da MT fossem as mesmas...
...elas fariam as mesmas coisas e iriam aos mesmos lugares sem a AT precisar de 4x4Low?
(Me desculpem por esse tipo de pergunta "juvenil", mas ambas, AT e MT, custam mais de R$ 100.000,00; e eu não tenho condições financeiras de comprar e me arrepender uma semana depois...)
Se tu não quiser subir o Everest... chegam no mesmo lugar...
Uma coisa a ser considerado.. a reduzida vem da época que motor diesel tinha 30 kgf.m de torque...Hoje elas estão batendo em 47 kgf.m..
Logo, a caixa tem que ser dimensionada para esses 47..então começa a não valer a pena a reduzida..até pq tu ja tem força suficiente pra 95% dos casos.. Tu faz hoje coisas com a força do motor, que antigamente tu precisava de uma relação de engrenagem pra fazer
Isso é um ponto a lembrar...
Basicamente se usa 4x4 reduzida quando você quer andar muito devagar sem poder utilizar a embreagem. Por exemplo, numa passagem de rio você tem de andar devagar e sentir o terreno ou quando você está numa trilha apertada e quer andar devagar. Patinar a embreagem não é opção nestes casos.
Numa passagem grande na lama é importante que a velocidade é constante. Se acelerar bruscamente as rodas começam deslizar e perde a tração. Dependendo da velocidade desejada pode colocar reduzida ou não.
Agora só para arrancadas nas subidas ou com carga pesada não serve porque não pode passar para 4x4 High sem parar totalmente o veículo.
Uso 4x4 HIGH nas minas principalmente na época de chuva (lama). Com a tração traseira somente o carro se torno muito instável. Também ajuda muito nas curvas no asfalto quando chove e não tem ESP para ajudar controlar a traseira.
Espero ter te dado uma idéia
O esquema é amarrar "de bunda" uma amarok AT sem reduzida com outra reduzida e ver quem leva nabo!
Eu acho que lá pra terceira reduzida da convencional se equipara com a AT em primeira marcha.