Se quiserem uma Hilux AT com reduzida pro teste é só gritar :evil:
Versão Imprimível
Se quiserem uma Hilux AT com reduzida pro teste é só gritar :evil:
Por que não colocam as relações de cambio e da reduzida de todas pickups, incluindo amarok MT, para comparar?
R.Becker;
Desculpe discordar mas "o buraco é mais embaixo". O problema não é o ter ou não ter o torque. O problema é o esforço que você vai ter que aplicar sobre o sistema de transmissão para vencer um obstaculo sem reduzida. Exemplificando:
Se de repente você quer sair de um banco de areia com as rodas afundadas, você de repente até sairia em um veiculo de transmissão mecanica, mas teria que "queimar" embreagem demais. Ou acionar a reduzida. Num veiculo automeatico, o excesso de esforço na transmissão poderia causar aquecimento do óleo do conversor e até estol deste. Com a reduzida, você reduz a velocidade de trabalho do carro para aquela rotação, dando mais potencia disponivel na velocidade mais baixa. Esse é o ponto.
Eu não me sujeito a queimar embreagem da Ranger por qualquer coisa: Senti que vou esforçar, ligo reduzida.
Cito a Nissan: em torno de 3,827:1. Se a reduzida for de 2:1, então a primeira reduzida corresponde a 7,6:1 aproximadamente. Se a primeira marcha da Amarok automatica for reduzida como 7,6:1 não tem o que discutir: A Amarok eliminou a reduzida e colocou uma primeira marcha A/T extra reduzida!
Daniel, nota 10 para o seu comentário acima, e tentando adicionar algo, lembro a citação que "o importante não é o que um carro faz, mas como êle faz", então diante de tanta capacidade tecnólogica da VW, não duvido que a Amarok AT mesmo sem redução consiga fazer quase tudo que uma Amarok MT com redução faça, a relevante questão que você levantou é referente ao sobre esforço de componentes, quem tem experiência em dunas e areais por exemplo, sabe que é melhor andar numa 5ª reduzida com pé leve, que andar em 2ª ou 3ª com pé embaixo e sobrecarregando motor, transmissão, eixos etc, além do consumo maior de combustível. Embora seja uma tecnologia muito atrás da atual, lembremos dos bons Engesas com transmissões originais, que tinham uma 1ª superforte para sair dos enroscos, mas as vezes ela se tornava excessiva, e ao passar para 2ª o bicho simplesmente "baixava a cara e morria"! Enfim, ainda sou mais com o recurso da reduzida!
Minha opinião é que nada substitui a reduzida. Nem o controle de tração e nem redução por câmbio. A menos que a VW tenha inventado alguma coisa realmente engenhosa e colocado na Amarok pra contradizer isso.
Se a Amarok tiver o câmbio ZF, eu testei ele no novo Discovery 4 e há uma gritante diferença entre a primeira marcha e o carro em 4x4 low range. No Land Rover Experience deu pra ver muito bem isso. Alguns obstáculos, com bastante técnica, até dava pra ir sem. Já pra outros, só reduzindo. Nem o extremamente eficiente Terrain Response da Land Rover foi capaz de compensar isso. Reduzindo, passava fácil fácil. A redução não só muda a configuração do torque, mas também facilita as manobras.
Aqui em casa estávamos esperando sair a Amarok AT, mas vamos ficar mesmo com a Nova Ranger. Já vimos a versão Wildtrack ao vivo numa concessionária e o carro é bruto. Segundo soubemos, vai chegar por mais ou menos R$ 145k.
De qualquer forma, foi uma grande sacada da VW. A maioria do público que compra pickup hoje em dia é pra andar no asfalto e raramente numa estradinha de chão. Pouca gente faz questão de um carro com capacidade off-road. É muito melhor deixar essa fatia de mercado desprezível pra concorrência.
Pela perfeição que é esse câmbio ZF, não tenho a menor dúvida de que a Amarok AT será a real ameaça pra Hilux SRV porque agrada a imensa maioria e cobra um preço menor.
Abraço, :concordo:
Neilson
Daniel,
não disse que era ruim, disse mequetrefe pq como vc mesmo falou, não tem a resistencia necessária para o porte/uso do veículo.
Agora, entrando no mérito da Empresa vw. Estupidez ela vem fazendo mto tempo no Brasil. O Golf mesmo é uma prova disso, estamos 2 gerações atrás da europa, o polo tb já ficou pra titia.... Na minha opnião a troca do motor foi o menor dos problemas...
Agora, do jeito que a VW está se cercando de cuidados com a Amarok, por ser um projeto Global, aonde os outros mercados sao mto mais exigentes que o nosso aí sim seria de se estranhar.
E com sinceridade e pesar que digo isso, mandar o LIXO pra cá não é exclusividade da GM não. A Toyota mesmo, só passou a oferecer o ESP na Hilux por causa da Amarok, pq lá fora o ESP tem desde sempre. UMA LASTIMA NOSSO MERCADO.
Cito a Nissan: em torno de 3,827:1. Se a reduzida for de 2:1, então a primeira reduzida corresponde a 7,6:1 aproximadamente. Se a primeira marcha da Amarok automatica for reduzida como 7,6:1 não tem o que discutir: A Amarok eliminou a reduzida e colocou uma primeira marcha A/T extra reduzida![/QUOTE]
Daniel e Dojao Campeão.
A colocação de vcs dois está clara e correta. Mas acho que a questão esta em se a VW DEVERIA ter continuado a CAIXA DE REDUÇÂO e não ter adicionado uma ENGRENAGEM supereduzida (1ª marcha na at) na Amarok at. O efeito é o mesmo, a localização da engrenagem é que está diferente. Isso caso a relação seja realmente reduzida, coisa que ninguem aqui conseguiu levantar até agora. Se for o caso da 1ª marcha ter a relação reduzida, acredito que tenha fundamento uma vez que o câmbio tenha 8 marchas e não seria surpresa essa solução ao invés de ter que acoplar uma segunda caixa com a função de reduzir. Pode não ser o ideal para todo ou qualquer tipo de uso, mas em 90% dos casos será a solução.
EXATAMENTE!!!!
Tudo bem, também concordo com a maioria, nada vai substituir ter um cambio completo reduzido, mas se as primeiras marchas do AT derem o torque pelo menos para tirar a viatura da inercia sem dificuldades, nas situações mais trabalhosas (p. ex. peso na caçamba + carreta + subida íngreme na lama) acabou o problema..
Lembrando: estamos falando de cambio at, não tem sequer embreagem para queimar..
Agora, se essas marchas não forem tão reduzidas assim e não proporcionarem um torque bacana: "Houston, we have a problem!"
Exatamante ronie,fiz o teste ontem,a nossa mt 163cv de primeira reduzida da 12km/h,de segunda ela da 27km/h e de terceira da mais de 40km/h um poquim,na at a primeira da em torno de 37km/h em giro maximo(o que nao é necessario) ou seja,a primeira reduzida da at fica entre a segunda e a terceira da mt,pra mim em 95% dos casos ela vai resolver, mas preocupo quando eu for arrastar meu caminhao atolado e carregado com 10ton, como eu ja rastei demais na nossa mt, sempre e inevitavelmente de primeira reduzida,nao sei se a at vai conseguir mas eu nao tenho muita duvida assim pois pelos teste que eu fiz eu acho que a eletronica do cambio da conta do recado pois a hora que o trem aperta mesmo na at parece que ala aumenta a rotaçao e joga o torque nas rodas,e outra gente,a 3000rpm a at em primeira marcha esta 20km/h,ou seja tem torque maximo e a velocidade é baixa tudo bem que nao é tao baixa quanto a reduzida,pra mim nao vai substituir a reduzida de jeito nenhum mais vai superar todos os obstaculos pois é aquilo que falei,o cambio e todo o conjunto é muitooooo inteligente,eles trabalham bem demais.
É isso ai mesmo Daniel!!!! Você chegou no ponto EXATO!
A unica coisa fica por conta do cambio a/t. Excesso de patinagem em cambio A/T esquenta o óleo, diminui a vida util do lubrificante, provocando desgaste do conjunto de cambio como um todo. E fora o estol do conversor...
Obrigado a todos por todas as respostas. Lá vai mais uma "visão juvenil" desta discussão toda:
Se a Amarok MT tem 163CV - 40,8kgfm, isso significa que dadas "condições ideais" (reduzida acionada, marcha certa engatada, aceleração certa no pedal) em algum momento da curva de torque ela vai despejar 40,8kgfm nas quatro rodas. Certo?
Se a Amarok AT tem 180CV - 42,8kfm, isso significa que dadas "condições ideais" (o câmbio automático e a eletrônica farão tudo sozinhos) em algum momento da curva de torque ela vai despejar 42,8kgfm nas quatro rodas. Certo?
Pela "lógica" a AT faria tudo que a MT faz. Por que não é assim na prática?