Postado originalmente por
leobnaval
Tudo tranquilo!
Então antonios vou tentar passar a idéia...
A relação de marcha funciona da seguinte forma, o motor quando em funcionamento atingi uma certa rotação e você tem controle dessa rotação através do acelerador.
A relação de marcha do câmbio faz o seguinte recebe essa rotação e transforma ela através das engrenagens fazendo uma troca, ele troca rotação por torque nas marchas que possuirem relação até 1,0;1 (um pra um), pode também possuir a relação 1,0:1 nessa caso o que entrar vai sair. e ainda pode possuir marchas consideradas over-drive, com relação inferior a 1,0:1, como geralmente são as 5ª marchas tipo 0,8:1.
Citando uma relação 4,0:1 o câmbio multiplica 4 vezes o torque e dividi por 4 a rotação.
Enquanto que na 0,8:1 o câmbio multiplicará por 0,8 o torque e divide a rotação por 0,8, note que nesse caso ele irá aumentar a rotação de entrada e diminuir o torque, diferente do que ocorre nas outras relações.
Como numa bicicleta em que você troca de marchas para alterar a relação da velocidade pela força necessária do ciclista fazer no caso o ciclista é o motor e o câmbio e diferencial são as marchas da bicicleta.
ou seja temos um motor com torque de 20 kgfm a 2000 rpm e 50 cv nesta rotação.
se a relação da 1ª marcha é 4,0:1
Após passar pelo câmbio que está com 1ª engrenada irá sair uma rotação de 500 rpm, um torque de 80 kgfm e a potência mantêm sempre a mesma os 50 cv (a potência apenas desconta as perdas na transmissão dela, mais vamos considerar que o sistema é ideal e não possui perdas).
Essa rotação de 500 rpm é a que vai entrar no diferencial, porém o diferencial tambem possui uma relação que vou considerar de 5,0:1, logo ao entrar uma rotação de 500 rpm, um torque de 80 kgfm e a potência de 50 cv.
Sairá para as rodas 100 rpm, torque de 400 kgfm e a potência de 50 cv.
E qual a importancia desses valores?
São eles que ditam o desempenho e velocidade do veículo, com estes valores você sabe (tendo as dimensões do pneu) a velocidade que o veículo estará, o quanto de torque ele tem conseguir deslocar a massa do veículo e em que situações, por exemplo: para manter a velocidade, ganhar velocidade, suportar carga, subidas, etc.
Qualquer dúvida ou se algo não ficou claro, pergunte.
[]s