Pessoalmente me desagrada a idéia de discutir asssuntos pessoais no tópico. Melhor seria voltar ao tema, já que você não tem mais o que acrescentar em sua dissertação (conteúdo).
Joao
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Ao usar uma mola mais firme de um veículo pesado, aumentará pura e exclusivamente a tolerância ao peso ou à massa do veículo, porém não modificará a velocidade de resposta da suspensão. Quem causa a rigidez de uma suspensão é apenas o amortecedor. Se não fosse isso não existiria amortecedores com regulagens, ou eles não seriam eficientes...
Galera, vamos agir como adultos e respeitar as regras de conduta.
Tópico de zuação é uma coisa, agressão gratuita é outra...
Fica chato um ensinar tudo e o outro absorver tudo.
Agora não compartilhar ou não absorver nao da ne...
Pra discutir precisa conhecer o minimo possivel de mecanica.
Voltando ao topico.
Triton é a picape mais linda do mercado, to apaixonado por ela...
Mas e a especificação é identica????
Só para efeito de curiosidade estou usando uma mola de uma van na diant. da L200 4x2 que possui bitola do arame mais espessa além de ser progressiva ela aumentou e muito a rigidez do conjunto, mesmo mantendo-se os amortecedores.
Errado quem causa a rigidez da susp. é o conjunto mola e amortecedor, por isso modificando o amortecedor consegue-se interferir neste quesito, porém não necessita somente dele.
Para efeito de comparação:
Uma mola com coeficiente de rigidez maior, vai deformar 20mm com uma força de x.
A outra mola com coeficiente de rigidez menor, vai deformar 30mm com a mesma força x.
O amortecedor promove a perda de carga do sistema, para absorver energia e dissipá-la, e como este controle do fluxo do fluido do amortecedor tambem causa uma força no sistema (já que tem que se tranferir x ml de fluido através de válvulas que restringem o fluxo e variam de acordo com a velocidade deste fluido), temos a carga de amortecedores.
E Walter quanto ao teste de tirar os amortecedores da tras. eu já fiz...
[]s
Pessoal,
No Gol (zinho) que utilizo para o trabalho, troquei as molas traseiras orignais por molas de Gol equipado com GNV, as quais possuem a mesma altura, porém são mais rígidas.
Utilizando os mesmos amortecedores, a traseira do Gol ficou mais firme, posso carregar mais peso que ele não "senta" e quando vazio, ficou mais estável.
Lembrando que nos Gol GIV, a suspensão é mais macia (mole) que nas outras gerações, o que me incomoda bastante. A traseira está resolvida, agora, caso for ficar mais um tempo com ele, vou trocar os amortecedores dianteiros.
Abraço a todos.
Eu sei que se trocam as molas par nivelar a suspensão. Como é o caso de alguns lifts de suspensão para off-road, nos caso dos veículos com GNV ou blindagem.
Para endurecer a suspensão, para mim isso é novidade...
Walter, bem que voce poderia fazer um comparativo entre o conjunto cambio-motor da triton at versus hilux at .
Acho que um comparativo deveria ser feito por que tem convivência com os dois veículos pra poder relatar detalhes até do custo de manutenção. Já andei bastante na Hilux, mais que na Triton e o que poderia fazer seria colocar alguma impressões já que na semana que vem vão estas as duas a minha disposição. Quem sabe rola algumas fotos.:mrgreen: