Eu disse que a peça que determina que o veículo terá a suspensão macia ou firme são os amortecedores e não as molas. Não falei que as molas são iguais...
Versão Imprimível
Pelo amor de deus....
Amigo walter eu tambem não disse que as molas são iguais. Apenas disse que quando fala "Eu disse que a peça que determina que o veículo terá a suspensão macia ou firme são os amortecedores e não as molas" está enganado.
As molas, assim como as barras de torção e ainda, secundariamente, a barra estabilizadora é que controlam. Amortecedores são auxiliares a este sistema. Controlam a energia demasiada que o mesmo produz. Logo quem controla a maciez são, em grande parte, as molas.
Joao
A suspensão perderá controle e logicamente estabilidade. Como as volocidades de fechamento e abertura aumentarão muito, a tendência é que a amplitude do movimento se alongue. Velxmassa.
Logo a sensação que tem não reflete a realidade. Mude sua mola original por uma de caminhão pesado e sua suspensão ficará muito mais estável. Mola controlando.
Toda mola teb coef. De elasticidade/maciez. Elas são grande parte do controle de um veículo.
Joao
senhores, vamos aos conceitos:
a mola serve para absorver impactos e manter o automovel em altura constante, ou seja, se nao houvesse a mola, ao entrar ou sair de depressoes, o sistema rigido daria trancos violentissimos no chassi, inutilizando em pouco tempo. A mola é a alma mestre da suspensao, ela que define sua capacidade de transpor obstaculos, gera maior ou menor oscilacao entre os pontos de decida ou subida.
Porem a mola nao é perfeita, ela absorve muito impacto rapidamente e solta lentamente, ou seja, ela fica quicando, o que acaba gerando dificuldade em equilibrar o carro. Alguem lembra do landau? aquela barca era maravilhosa mas ao passar por buracos a gente ficava 100 metros adiante subindo e descendo dentro do carro ate ele estabilizar.
Para isso foi criado o estabilizador de molas ou amortecedor, que nada mais faz que (deerr) absorver a forca da mola e amenizar sua instabildade trabalhando em sentindo oposto a forca que vem da mola, resumindo: o amortecedor trabalha para diminuir as oscilacoes da mola.
Se retirar um ou outro, obviamente, o carro vai ficar mais macio, mas tambem ira perder sua dirigibilidade. Lembrando que:
se retirar a mola, o amortecedor seguramente nao vai aguentar o peso do carro e vai arriar imediatamente, mas isso é possivel ser feito em motos para o pseudo-teste , se retirar o amortecedor, nao ande muito pois as molas irao trabalhar com muita forca na chapa e isso pode danificar rapidamente.
segue uma reportagem sobre amortecedores
http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/amort.htm
Temso que considerar que ambos sao complementares do outros.
E portanto devem ser pensados com iguais intensidades e forca para cada uso, assim como o peso suportado, por essa razao a suspensao traseira é sempre muito dura nas pick up, pq precisam aguentar com seguranca um peso consideravel.
Usar o sistema de feixe de molas, é um recurso BARATO e SIMPLES de ter uma boa equalizacao das forcas. Porem ele é mais limitado e consequentemente mais desconfortavel que outros sistemas.
Imagina assim, o eixo traseiro das pick ups é mais limitado, ou seja, tem menores tamanhos de curso, se vc pegar uma suspensao independente nas 4 e rebaixar, cortando as molas, mesmo que refaca o amortecedor, tera um curso menor e portanto menor conforto.
O grande ponto do feixe de molas é que ele aguenta muito peso com baixa deformacao e por muito mais tempo, alem de ser simples de voltar a sua posicao normal, coisa impossivel de uma mola helicoidal depois de ser submetida a grande esforco.
Senhores, please....
Voltemos ao assunto do tópico...:dance: