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  • #1
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    A minha tava com a ventoinha travada, troquei o acoplamentop viscoso e ta show de bola não baixa nada, o consumo passou de 7 pra 10 na estrada na média de 110/ 120 km/h, já pensei em trocar pq tava com gnv, tava só me incomodando principalmente em dias muito frios, comorodo pouco tirei o gnv, agora é só alegria, rodo como se fosse carro de passeio, arranca bem desenvolve legal pro padrão de veiculo que é, ja dei coro em tr4! kkk ( o motora devai ser ruiimmm) Brincadeiras à parte é o segundo melhor carro que tive, o primeiro era uma civic 95 coupe, o problema era que não dava pra enfiar nas estradas de pesque-pague!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #2
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    Olá ,

    Lendo tudo aqui sobre aquecimento e olhando o motor da Sportage , me veio uma dúvida:

    Pode-se colocar uma outra ventoinha (deixando a original do carro) naquela parte em frente ao radiador ?
    Seria uma boa opção contra o possível aquecimento ?
    Em caso afirmativo isso não poderia atrapalhar a entrada do vento que vem de fora ?

    Valeu pessoal

  • #3
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Pode colocar outra ventoinha sim, o dificil vai ser achar uma que caiba naquele espaço...

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #4
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    Miguel Pereira/RJ
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    Eduarte,

    Então, se não encontrar, o melhor seria trocar a original por uma elétrica (no caso de não usar o carro em trilhas mais pesadas)...certo ?

  • #5
    Eu fiz isso, estou esperando terminar a instalação do ar quente para tirar umas fotos. Comprei em um desmanche mais uma ventoinha de ar condicionado da Sportage (que já vem com o defletor) e coloquei ao lado da original. Eu acho que dá para usar qualquer ventoinha ching ling (com defletor) que caiba lá, é que eu acabei achando essa por um bom preço. Quando dispara a ventoinha principal dispara junto uma das ventoinhas da frente, a outra da frente só dispara quando liga o ar condicionado. Instalei um celolão 97-92 na mangueira de cima e o sensor do medidor auxiliar também na parte de cima (mandei furar uma peça de ferro que já tem um sensor de temperatura, não sei o nome dela, fica perto da válvula termostática, tem um lugar nela que parece que foi feito para ser furado), imaginei que iria medir uma temperatura mas alta que 90, mas está estabilizando em 90 graus, não sei porque. Só quando força o motor em uma subida que a temperatura eleva um pouco, mas baixa logo em seguida.

  • #6
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    Miguel Pereira/RJ
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    Pessoal,

    Minha Sportage (2001-diesel) esta sem a valvula termostatica, mas como moro na regiao serrana do Rio, onde a temperatura costuma ser mais baixa, acho que devo colocar a mesma para o motor andar a temperatura correta ....certo ?

    Pergunto:

    Qual válvula devo comprar ? Qual a marca e o modelo ?


    Obrigado !!!

  • #7
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    Angelo,

    Seu carro está baixando água, com a ventuinha travada e sem válvula termostática, são indicações que o carro já sofreu aquecimento e o antigo dono optou pela forma fácil de resolver o problema...Colocar simplesmente a válvula termostática sem
    revisar todo o resto, pode piorar o problema. Abs!


    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Pessoal,

    Minha Sportage (2001-diesel) esta sem a valvula termostatica, mas como moro na regiao serrana do Rio, onde a temperatura costuma ser mais baixa, acho que devo colocar a mesma para o motor andar a temperatura correta ....certo ?

    Pergunto:

    Qual válvula devo comprar ? Qual a marca e o modelo ?


    Obrigado !!!
    ERIC
    Samurai Metal 97 (Urubuzinho)
    Tracker 09
    (Chié)

  • #8
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Coloca a original ou a do motor ap da volks, elas abrem a +ou_- 80º, da uma pesquisada no tópico valvula termostática que tem mais informação a respeito de similares: Resposta da KIa referente às TD:

    Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC...
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #9
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    Valeu Djalma .....

    Vou ver se coloca a original mesmo, está na faixa de 55,00.


    Abs

  • #10
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    Pitacos: não deixe sua viatura esquentando para depois sair...ligue e saia devagar andando até os 2.000rpm. Assim voce aquece toda a mecanica (embregem, freios, diferenciais, rolamentos etc...) junto com o motor.

    Válvula termostática (somente) original: tirar a primária e fazer um furo de 4.0mm.

    LAMA!!
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #11
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Uso a original sem alterala, sempre tá normal a temperatura, não esqueça de verificar se não tem ar no sistema de arrefecimento, isso pode provocar aquecimento alem do normal e use aditivo recomendado!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #12
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    Valvula e nivel da agua

    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Uso a original sem alterala, sempre tá normal a temperatura, não esqueça de verificar se não tem ar no sistema de arrefecimento, isso pode provocar aquecimento alem do normal e use aditivo recomendado!

    Pessoal,

    coloquei a valvula termostatica ontem e por enquanto notei que o carro esta mais "redondo" . O certo é o botão marcador de temperatura ficar abaixo daquela marcação do meio, certo ?

    Ps: A ventoninha está travada, isso altera o funcionamento do marcador de temperatura ? O que devo observar ?

    Aproveitando ....

    QUal o nivel que deve ficar a água naquele compartimento de plastico ligado ao radiador ?
    Deve ficar perto da boca ou mais la pra baixo ?
    Tenho medo de colocar muita agua alí e ela acabar sendo "cuspida" .


    Abs,

    Obrigado

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