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  • #1
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    Thumbs up Como funciona e o que fazer




    Citação Postado originalmente por alessandrossp Ver Post
    Tenho uma sportage 99. Esta fervendo e não consigo resolver o problema. Já tirei a válvula termostática, troquei a ventoinha e o radiador não parece estar entupido. Não conheço bem o funcionamento dessa ventoinha a óleo. Mesmo com o carro com o ponteiro de temperatura no 3/4 eu com a ajuda de um pano consigo parar a ventoinha que acabei de trocar.... Isso é normal??? Ela não tinha que travar??? Alguém sabe como é o funcionamento dessa ventoinha??? Ela costuma estar com problema mesmo sendo nova e original???? Fico muito agradecido se alguém puder me passar essas informações
    Pessoal, a minha aconteceu o mesmo... ferve em transito urbano. de imediato comprei uma usada e abri (cuidado para não quebrar os parafusos porque precisa de chave estria de impacto. se quebrar a cabeça do parafuso, da um trabalhao para tirar) mas o pafaruso é fácil de achar. ai recortei uma camara de ar de bicicleta na forma redonda e coloquei sobre o disco e montei. ficou travada sem inutilizar o sistema de atracamento viscoso que é o nucleo da ventoinha. ficou travada, mas a correia canta na partida e quando acelero. tive que esticar a correia um pouco. refrigera muito bem, mas faz um barulhao na estrada. no transito urbano da para tolerar. em altas rotações ha o risco da ventoinha quebrar e furar o radiador porque ela puxa muito ar. dizem que provoca o desgaste do cilindro 1 e 2. o carro tambem ficou mais fraco porque ela pesa. o certo é manter o sistema original. Mas meu meca que trabalha na Kia me avisou que muitas originais novas ja vem com defeito. Evite furar o nucleo da ventoinha e colocar parafuso ou amarrar com arame, etc. amanha vou comprar uma bisnaga de silicone viscoso gel para colocar na minha ventoinha para testar se funciona.

  • #2
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    travando ventoinha

    Para os amigos que qerem travar a ventoinha vai a dica mais fácil, aminha tava asim até trocar pela original:

    Desmonta o acoplamento viscoso, solta todos os parafusos da volta depois pega uma camara de ar dobra em dois recorta do tamanho do interior onde estaria o gel e fecha tudo de novo, pode usar um pedaço de tapete de borracha, não derrete, não solta pedaços nem fede...rsrsrs só atenção para os giros muito altos, pois pode arrebentar a helice.

    O melhor é trocar o acoplamento viscoso, mas só coloca se for original kia ou gmd.

  • #3
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    Geisler, primeiro verifica se não tem água misturando com óleo na vareta de nivel do óleo e na tampa do cabeçote, se não tiver não fudeu a junta ou o cabeçote, e troca a tampa do radiador. Eu tinha um civic que começou a jorrar agua toda vez que completava o reservatório e fazia um barulho de água fervendo, troquei a tampa do radiador e tudo resolvido. Precisando ta,mos aí!

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Geisler, primeiro verifica se não tem água misturando com óleo na vareta de nivel do óleo e na tampa do cabeçote, se não tiver não fudeu a junta ou o cabeçote, e troca a tampa do radiador. Eu tinha um civic que começou a jorrar agua toda vez que completava o reservatório e fazia um barulho de água fervendo, troquei a tampa do radiador e tudo resolvido. Precisando ta,mos aí!
    Djalma, valeu a dica, foi a junta que queimou, ai o motor funcionou uns instantes com um pouco de agua, o cabeçote foi pra retifica e esta OK, só precisa plainar, infelizmente na ultima medida
    Esse semana agora deve ficar pronto, ai posto os resultados $$$$ por aqui..

    Abraço, e LAMA \o/
    Marcelo - Joinville/SC - Espaçadores AVM 38mm.
    Sportage 2.0 TDI 2001 - RL AVM 460 - Pneus BF Goodrich All-Terrain 235/75 R15.
    [|___\==KIA==/___|]

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Geisler® Ver Post
    Djalma, valeu a dica, foi a junta que queimou, ai o motor funcionou uns instantes com um pouco de agua, o cabeçote foi pra retifica e esta OK, só precisa plainar, infelizmente na ultima medida
    Esse semana agora deve ficar pronto, ai posto os resultados $$$$ por aqui..

    Abraço, e LAMA \o/
    O Geiser, monta com a junta original...não corra o risco com as paralelas! Ching-ling então nem pensar. Com pouco tempo já era.
    Os peritos informam: as originais tem a espessura certa após o aperto.
    Detalhe: acompanhe a seguencia e o torque de aperto conforme catálogo.

    LAMA!!
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  • #6
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    Putz Geisler...a gente fala pra começar pelo mais barato e num é que era!!? Por favor ao seu bolso, coloque água destilada e aditivo correto. Coloca uma termostática e tampa novas e testa de novo.
    Edu, lembra quando postei, "existe uma circular da Kia para tirar o segundo estágio da válvula"? Pois é, quem usar a original tirar e quem usar adaptada, comprar de temperatura mais baixa um cadin.
    O triangulo quente: válvula/tampa/acoplamento é a vida dos motores.
    Duvido que o bloco esteja trincado.
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  • #7
    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    "existe uma circular da Kia para tirar o segundo estágio da válvula"
    Douglas.
    A válvula que tem dois estágios não é para gasolina?
    Quando comprei a minha na concessionária Kia, ela tinha somente um estágio e tinha um furo com um "pitoco".
    []s
    Marcelo

  • #8
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Edu, lembra quando postei, "existe uma circular da Kia para tirar o segundo estágio da válvula"? Pois é, quem usar a original tirar e quem usar adaptada, comprar de temperatura mais baixa um cadin.
    Lembro sim Douglas, bem lembrado, a minha ta com a valvula da ranger se não me engano, ela tem um furinho original com um pininho, mas não é uma valvulinha...

    []s
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  • #9
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    Marc, as originais que vieram tinham uma pequena válvula auxiliar, ao liberá-la seria equivalente a um furo como alguns fazem de 4mm, ou menos. Acredito que a Kia já deve ter substituido por uma de um estágio só e/ou com furo para a reposição de balcão nos concessionários.
    Edu, sem esse pitoco a água vai fluir mais, certo? Ranger diesel ou gasol? Manda a dica aí.
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Edu, sem esse pitoco a água vai fluir mais, certo? Ranger diesel ou gasol? Manda a dica aí.
    Puts...Agora ferrou, troquei a válvula meio que na pressa e não anotei, só lembro que é da ranger e que abre mais cedo que a original, na cidade a temperatura não passa de 84º e na estrada 90º com a hélice original.
    O furinho acho que tem uns 4mm, mas com o pininho (que fica meio solto) deve ficar com uns 2mm, se tirar o pininho a água vai fluir mais com certeza.

    []s
    (DU)
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  • #11
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    Rapais, troquei a tampa da minha semana passada, gastei 18,00 na original, parou de cuspir agua, outra equivalente são a do civic,dos ap e varios outros, não é difil de achar. na valvula termostática paguei 45,00 na original, ficou nshow de bola!

  • #12
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    kkkkk!! Ferrou nada...é só a gente na hora da compra medir a altura, circunferencia e grau. Xá comigo.
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