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  • #1
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
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    E aí Douglas. Cê sabe qual a porcentagem de aditivo para o radiador do 2.2 (água + aditivo)? Segundo o manual do meu, com aquecedor o radiador comporta 9,0 litros e sem aquecedor 8,5 litros de água.

  • #2
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Luiz, de 2.2 diesel num manjo quase nada, mas o mínimo que se usa é 50%.
    Mas vamos aguardar algum róia daqui do forum, alguem sabe...
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #3
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
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    Douglas, tava na dúvida se colocava uma ventoinha nova original ou uma elétrica, já que a minha tava travada e que, além do barulhão, tirava potência do motor. Acabei optando pela elétrica de 16", e instalei, também, uma luz no painel que acende quando a ventoinha arma.
    O fato é que as ventoinhas de acoplamento viscoso, quando armam, giram de acordo com a rotação do eixo e na trilha a rotação do motor, na maior parte do percurso, não é alta e acho que prejudica a ventilação. Por isso optei pela elétrica. Fiz uma "trilhazinha" ontem, como teste, e achei que ficou muito bom, acabou a barullhada e fiquei surpreso com o desempenho. Aprovado!

  • #4
    Primeiramente peço desculpas por estar fazendo esta pergunta aqui e por nao ter tido tempo de ler este topico todo, mas eu preciso de uma resposta rápida e sei que aqui vcs podem me ajudar.
    Eu acabei de fazer a retifica completa de meu carro (turbo diesel 2.0 intercooler) o carro tá show, barulinho de carro zero, aproveitei e fiz outras coisas também (pintei os amortecedores traseiros da besta e as molas dianteiras da besta de amarelos - ficou irada!hehe), mas to com um probleminha aqui...Meu radiador nao esta chupando a agua do reservatório e sim jogando a agua pra ele e daí pra fora. Pensei que fosse a tampa do radiador que nao tivesse com a devida pressão, comprei uma novinha coloquei e continua a mesma coisa, to colocando agua toda hora, mas como meu carro a ventoinha é ligada direta ainda não ferveu...Queria saber se alguem pode me dar uma luz do que pode ser, to começando a ficar com medo de que meu cabeçote foi pro espaço, apesar de ser novinho (peguei o carro tem uma semana na retifica). Pode ser a valvula termoestatica? pode ser montagem errada do motor??? Já até olhei a tampa do de onde colocamos oleo e lá ainda esta ok e na vareta também, tá tudo certinho, o óleo ta limpinho por causa da retifica. Por favor se alguem puder me ajudar eu agradeço.
    Abraços.
    .´.BODES 4X4.´. SPORTAGE 2001 curta
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  • #5
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    Olá pessoal, acabei de comprar uma sptg tdi 2000 que não rodou 2500km ainda (colecionador) e vou fazer uma revisão geral nela essa semana: correias, borrachas, liquido de arrefecimento, oléo etc.

    Andei lendo o tópico (fui até a página 17 rsss) e pelo entendi até agora se quiser ficar seguro eu já posso instalar uma ventoinha elétrica com medidor de temperatura pra ficar de olho e fazer um furo na válvula termostatica de 4mm (com certeza a válvula é original).

    Existe mais algum cuidado para evitar fervura que eu já possa ta fazendo na revisão?

  • #6
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por Hoberdan Ver Post
    ... ficar seguro eu já posso instalar uma ventoinha elétrica com medidor de temperatura pra ficar de olho e fazer um furo na válvula termostatica de 4mm (com certeza a válvula é original).

    Existe mais algum cuidado para evitar fervura que eu já possa ta fazendo na revisão?...
    Troque tbm a tampa do radiador e a agua colocando 50% de aditivo e o resto com agua desmineralizada e verifique se as mangueiras não estão rachadas.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #7
    Usuário Avatar de DouglasMac
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    Eduarte, segue foto da válvula termostática original com o "pigolin" auxiliar a ser removido e o segundo estágio também a ser removido e deixar o furo aberto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-092.jpg   Sportage fervendo-091.jpg   Sportage fervendo-090.jpg  
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

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  • #8
    Usuário Avatar de Donizetiaps
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    Question Duvida...

    E aí Eduarte, mô tempão que a gente não se vê em cara...
    Lembra que eu tive um problema com a viatura esquentando a ponto de queinar a junta do cabeçote e tive que retificar a tampa e outros itens? Então, depois de consertada eu percebi que estava trabalhando muito quente, questionei o mecanico que fez os reparos e ele me disse que estava normal... ela esquentava demais e quase ela quemava de novo, no susto eu resolvi tirar a valvola termostática e tá rodando sem, tive que trocar a mangueira principal e ela parou de esquentar mas não sei se o que o marcador de temp. indica esta correto.... será que tô com um problema na mão??? Dá pra rodar sem ela...?
    Valeu...
    Donizeti A. da S.
    Fone:(11) 8563-9138
    Nextel: 55*30*36703

  • #9
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    O Douglas, a minha é a gnv e tava ruim pra andar com o frio colquei a valvula original e ta uma blza, a temperatura sobe e se mantem normal, mas o principa é a ventoinha ta funcionando direito!

  • #10
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    O Donizete blz! A minha depois que foi instalado o gnv o antigo dono retirou a valvula, roda sem problema, porem é normal ela esquentar, o ponteiro trabalha quase no meio. Como a minha ta no gnv e em Curitiba é frio quase o ano inteiro, recoloquei a valvula e troquei o acoplamento viscoso, porque pra render o motor trabalha a quase 90º, e na gasolina ela fica mais economica porque o motor vai trabalhar na temperatura certa.

  • #11
    tive um probleminha com aquecimento tambem.
    mas estou relax, vou relatar...
    estava eu indo pela rodovia, e tuxei o pezao na bichinha, tava boa, desempenhando bem, quando começou a dar uma subidinha no ponteiro do temperatura.
    tirei o pe ele voltou para o meio, e assim fui indo, mas fui maneiro, 110, 120 km/h, de boa, dai o diabinho do ponteiro subiu, eu tirei o pe e ele nao desceu, 60km/h na rodovia e nao desceu, chegou no topo e o carro perdeu força e apagou...
    vai vendo...
    chamei o guincho da rodovia,, me levaram até o proximo posto, que nao tinha mecanico, onde tive que chamar um guincho paticular, rodar 40km com o mesmo até a cidade grande mais proxima, ai ja eram 19h, aparentemente o diagnostico foi cabeçote, estava perdendo compressao e nao funcionava.
    o mecanico, aparentemente de uma boa mecanica, nao conheço a cidade, ainda me quebro o galho e levou a rodoviaria, pois so depois de tres dias o carro ficara pronto.
    como nao havia mais passagem para cidade que eu ia, a 200km a frente, o mecanico novamente me levou a um hotel, onde tive que dormir, e pegar um onibus cedinho para la.
    moral da historia, amanha ligo para saber o orçamento e o diagnostico, dai posto para voces.
    por enquanto me adiantou que ao abrir o motor, verifico que nao foi apenas o cabeçote, mas tambem parte interna do motor, biela, pistao bronzina, etc e tal...
    pelo relatado, o cabeçote, que é de aluminio, chegou a derreter em algumas partes.
    total do prejuizo, algo em torno de 8000 com a troca de peças novas, incluindo o cabeçote, acho que é esse o preço mesmo, um amigo meu fez o motor de uma traker, gastou 6500, joga mais o cabeçote novo, e tenho motor para o resto da vida, hehehe
    ja vou aproveitar o ensejo e dar uma geral na termostatica e na bomba de agua.
    depois posto o orçamento certinho para voces.
    abraços

  • #12
    Citação Postado originalmente por fredboell Ver Post
    tive um probleminha com aquecimento tambem.
    mas estou relax, vou relatar...
    estava eu indo pela rodovia, e tuxei o pezao na bichinha, tava boa, desempenhando bem, quando começou a dar uma subidinha no ponteiro do temperatura.
    tirei o pe ele voltou para o meio, e assim fui indo, mas fui maneiro, 110, 120 km/h, de boa, dai o diabinho do ponteiro subiu, eu tirei o pe e ele nao desceu, 60km/h na rodovia e nao desceu, chegou no topo e o carro perdeu força e apagou...
    vai vendo...
    chamei o guincho da rodovia,, me levaram até o proximo posto, que nao tinha mecanico, onde tive que chamar um guincho paticular, rodar 40km com o mesmo até a cidade grande mais proxima, ai ja eram 19h, aparentemente o diagnostico foi cabeçote, estava perdendo compressao e nao funcionava.
    o mecanico, aparentemente de uma boa mecanica, nao conheço a cidade, ainda me quebro o galho e levou a rodoviaria, pois so depois de tres dias o carro ficara pronto.
    como nao havia mais passagem para cidade que eu ia, a 200km a frente, o mecanico novamente me levou a um hotel, onde tive que dormir, e pegar um onibus cedinho para la.
    moral da historia, amanha ligo para saber o orçamento e o diagnostico, dai posto para voces.
    por enquanto me adiantou que ao abrir o motor, verifico que nao foi apenas o cabeçote, mas tambem parte interna do motor, biela, pistao bronzina, etc e tal...
    pelo relatado, o cabeçote, que é de aluminio, chegou a derreter em algumas partes.
    total do prejuizo, algo em torno de 8000 com a troca de peças novas, incluindo o cabeçote, acho que é esse o preço mesmo, um amigo meu fez o motor de uma traker, gastou 6500, joga mais o cabeçote novo, e tenho motor para o resto da vida, hehehe
    ja vou aproveitar o ensejo e dar uma geral na termostatica e na bomba de agua.
    depois posto o orçamento certinho para voces.
    abraços
    aproveitando para constar, a retificadora é esta...
    RETIFICADORA GUARAMOTORES
    em guarapuava, no meu ver, nao compensa levar o carro para curitiba, gastar com guinço e depois gastar a mesma coisa, como parece ser uma empresa seria, resolvi fazer por aqui mesmo
    dai ja viu ne, volto de onibus para casa, e carro, so daqui duas semanas, mais uma viagem de onibus e retorno com ela pra curitiba.
    a saga continua, quando chegar o orçamento posto para voces opinarem

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