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  • #1
    Usuário Avatar de Luiz Roberto Coura Paiva
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    Djalma, na primeira semana de outubro estarei de férias e pretendo fazer um passeio (mais para trilhas), já que ninguém é de ferro. Assim que retornar vou postar fotos da viatura com as adaptações feitas no sistema de refrigeração.

  • #2
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Blz Luiz, boas férias e trilhas, que tudo corra bem e paz nas estradas, forte abraço!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #3
    A minha já está com ventoinha elétrica, e eu estou pensando em colocar uma chave para eu poder disparar manualmente a ventoinha do ar condicionado, independente de ligar o ar. Tá certo que não faz milagre, mas é melhor do que ficar sem nada, aliás já tive situação de desespero que o carro só baixava temperatura com o ar ligado tanto a Sportage quanto uma Scenic (já foi vendida).
    Curiosidade: será que em uma situação emergencial é possível tentar resfriar um pouco a água do motor ligando o ar condicionado no quente e o ventilador no máximo? Em tese a água do motor passa pelo radiador do ar quente e seria um pouco "resfriada", isso tem sentido ou esse resfriamento é despresível? Tomara que eu não precise testar isso...

  • #4
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Fala Lucena...
    Se vc ligar o ar quente no maximo faz toda diferença, isso ja me salvou algumas vezes que o radiador ficou tampado com lama.

    []s
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  • #5
    deve fazer um calor lascado dentro da viatura, kkk mas é bem melhor que o pânico do motor ferver...
    Você fez com ou sem o ar condicionado ligado? o vento gela antes ou depois que passa pelo radiador de ar quente? ou existe uma separação?
    valeu Eduardo
    []'s

  • #6
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Não usei o A/C, os dois estão no mesmo duto mas não sei dizer qual é o primeiro, vou verificar...

    []s
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  • #7
    Se eu não me engano existe uma recomendação no manual para desligar o ar condicionado em caso de super aquecimento do motor talvez por causa do aquecimento daquele dissipador que fica perto do radiador, mas é estranho pq ao ligar o ar condicionado aciona uma ventoinha "reserva" (pelo menos deveria acionar, acho que é daí a recomendação de desligar o ar condicionado) e se o vento realmente gelar antes de passar pelo radiador de ar quente aí seria uma maravilha, quem não gostaria na hora do desespero ligar o ar condicionado direto no motor, rs? eu não duvido nada que daria até para andar um bom trecho até mesmo sem a ventoinha principal. Eu ainda estou para instalar o radiador de ar quente na minha e não tenho como testar.

  • #8
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    Olá,,,ainda não tenho uma Sportage....estou querendo comprar uma e por isso estou me certificando dos problemas desse carro.

    Eu tive um JPX (que tem problemas cronicos de aquecimento) e nele veio instalado no painél, um botão que ligava a ventoinha a hora que quiséssemos. Pois bem, quando fui no alto da serra da Bocaina, e fiz o carro fazer um grande esforço, deixei o botão da ventoinha ligado e dessa forma acho que ajudei a evitar um aquecimento do motor.

    Pergunto: É possível fazer o mesmo na SPortage ? Alguem ja tem esse botão instalado ?


    abs

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Olá,,,ainda não tenho uma Sportage....estou querendo comprar uma e por isso estou me certificando dos problemas desse carro.

    Eu tive um JPX (que tem problemas cronicos de aquecimento) e nele veio instalado no painél, um botão que ligava a ventoinha a hora que quiséssemos. Pois bem, quando fui no alto da serra da Bocaina, e fiz o carro fazer um grande esforço, deixei o botão da ventoinha ligado e dessa forma acho que ajudei a evitar um aquecimento do motor.

    Pergunto: É possível fazer o mesmo na SPortage ? Alguem ja tem esse botão instalado ?


    abs
    É possivel sim, se vc instalar uma ventoinha eletrica, pois a original da sportage é mecanica.

    []s
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  • #10
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    Desculpe a ignorância......mas como seria isso ?

    Apenas uma troca, tira a mecanica e coloca a elétrica ? Não teria que haver alguma adaptação ?

    E o mais importante: Será que ajudaria a resolver o problema ?


    valeu

  • #11
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Citação Postado originalmente por Angelo RJ Ver Post
    Desculpe a ignorância......mas como seria isso ?

    Apenas uma troca, tira a mecanica e coloca a elétrica ? Não teria que haver alguma adaptação ?

    E o mais importante: Será que ajudaria a resolver o problema ?


    valeu
    É necessario adaptação, ja instalei em algumas sportages e na cidade é muito eficiente, ja em trilha não gostei muito do desempenho não.

    []s
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  • #12
    Confesso que tenho medo de molhar o motor da ventoinha elétrica, sempre fui contra a alteração do sistema original, mas como para mim o sistema original deu muitos problemas fui obrigado a tentar a elétrica, mesmo contra a minha vontade. Estou pensando ainda em selar o sistema, se eu não me engano ganha alguns litros de água e acho que perde água com menos facilidade.

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