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  • #289



    kkkkkkkkkkkkkk...sai fora com essa estoria de pau no painel...kkkkkkkkkk...o loco!

    Qto a estorinha do teste, alguma dica de como proceder pra eu refazer?

    To feliz pq parece ser mesmo a ventoinha e o radiador....mais barato e mais facil de fazer.

    Vou levar na kia pra trocar a ventoinha que ta na garantia. Depois farei o radiador.
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  • #290
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    Teste do copo é com motor quente sem acelerar, sai algumas bolhas mas poucas, depois fica um bom tempo sem bolhas, daí sai mais algumas e por aí vai, o que não pode é fivar saindo bolhas intermitentemente, grandes e rápidas.
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  • #291
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    Citação Postado originalmente por Gleison BH Ver Post
    Oi Robinho. Blz amigao!?!?! Num esqueci que tô te devendo não viu... é que esse final de semana fiquei em sete lagoas...

    mas nos falamos depois.

    Abraços procê e pra dona-onça-patroa-jaguatirica-brabadimaisdaconta.
    Oi Gleison,

    Sua dívida das 12 latinhas restantes estão na caderneta, a corda tá sem stress, este final de semana fui ao Rio, sem ar no meio do caminho, foi de cair o c# da bund@...

    Forte abraço!


    Robinho
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  • #292
    Valeu amigo pelas dicas.

    Bem, levei numa casa de radiadores hoje para testar a ventoinha. O cara condenou ela. Dai levei o carro na kia, um avez que a porcaria ta na garantia. Fui bem atendido, fiquei surpreso.

    O mecanico veio ja com o copo na mao. Nada de bolha. Abriu o radiador, acelera daqui, olha de la...painel nem mexe, nem ventoinha liga....

    Levou lá pra oficina, testou com ar a tampa, ok. Dai ele meteu luz dentro do radiador e disse que precisaria varetar, pois ha muita encrustação.

    Concordei com ele no sentido de eliminar este ponto. Vou levar amanha para limpar o dito cujo. Depois combinei de voltar a kia para nova bateria de testes...

    Espero que continue o diagnostico de nao ter causado danos ao motor...
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  • #293
    Robinho,

    Você comentou sobre bolhas no sistema...

    Confiro a água todas as manhãs, está sempre na marca "FULL" do reservatório. Quando percorro uns 100 km a água expande 1 cm de altura dentro do reservatório e baixa só na manhã do dia seguinte, mas agora a água começou a expandir uns 5 cm ou mais, seguido bolhas pequenas e lentas na água. Não percebo pressão na tampa do radiador. Ainda não fiz o teste no copo, mas até aqui, ISSO É NORMAL?

    Status

    Peças novas trocadas ha 5 meses:

    -Cabeçote
    -Colméia do Radiador
    -Válvula termostática
    -Tampa do Radiador
    -Hélice do motor
    -Duas mangueiras
    -Fluido de Radiador

    Abraço
    4X4 Brasil
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #294
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    Citação Postado originalmente por Juliobf161 Ver Post
    Robinho,

    Você comentou sobre bolhas no sistema...

    Confiro a água todas as manhãs, está sempre na marca "FULL" do reservatório. Quando percorro uns 100 km a água expande 1 cm de altura dentro do reservatório e baixa só na manhã do dia seguinte, mas agora a água começou a expandir uns 5 cm ou mais, seguido bolhas pequenas e lentas na água. Não percebo pressão na tampa do radiador. Ainda não fiz o teste no copo, mas até aqui, ISSO É NORMAL?

    Status

    Peças novas trocadas ha 5 meses:

    -Cabeçote
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    -Válvula termostática
    -Tampa do Radiador
    -Hélice do motor
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    -Fluido de Radiador

    Abraço
    Oi Júlio,

    Vai ser um testamento, mas vai ajudar a galera.

    Tá tudo certinho com a sua viatura, quando aquece a água expande e este excesso vai pro vaso expansor, e de fato conforme vai esfriando a água vai retornando pro radiador pois é criado um vácuo no sistema, a altura que vai subir no vaso depende da quantidade de calor criada no radiador que provocará o aumento do volume da água, mas ao esfriar a água voltará a sua marca exata, o sistema estando perfeito sem vasamentos nem compressão, a viatura não bebe nada de água, a água que falta é pela evaporação natural do vaso expansor, mínima, 200 ml a cada 4 a 6 meses (no meu caso).
    O caso das bolhas é preoculpante quando elsa são grandes e intermitentes.
    O melhor teste do copo é muito interessante, mas depende de tempo e paciência.
    Pela manhã, num domingão, pegue um copo grande com água pela metade, coloque a mangueira interna do vaso expansor dentro do copo, ligue a viatura e deixe na lenta, conforme a viatura vai esquentando vc perceberá algumas poucas e pequenas bolhas, daí quando a menina esquenta mesmo as bolhas aumentam e derepente param de uma vez, daí vc perceberá que o radiador começará a enviar água para o copo, tendo o aditivo fica fácil perceber pois, além de aumentar o volume no copo, percebe-se a água colorida pelo aditivo, com a coisa estabilizada vc dá uma acelerada longa na viatura, perceberá que um pouco da água do copo volta pro radiador, ao voltar pra lenta novamente acontecerá de novo as bolhas pequenas e a água volta pro copo. Com isso percebi que o sistema até forma algumas bolhas com a aceleração e desaceleração, é normal, mas como já fiz o teste com a junta queimada lembro da quantidade de bolhas que nunca paravam de sair, eram grandes e intermitentes, além de toda manhã ter que completar alguma coisa no radiador, sempre faltava um copinho, e quando a junta foi pro saco mesmo todo o sistema vira um chafariz, a pressão é enorme, parece que tem uma mangueira de água da rua explindo pelo radiador, até criancinha de colo saberá que a junta torrou.
    Atualmente minha viatura está com vazamento, mas o jacú aqui ainda não sabe onde é, estou aguardando anciosamente a coisa acabar de estourar pra poder arrumar, coloquei um aditivo que deixa rastro do vasamento semana passada, mas ainda não parei para reparar onde está o rastro, e se ele existe.

    Boa lama!


    Robinho
    Willys CJ5 61 AP álcool "CACHORRO DOIDO"; Sportage TDI 01 " ambulança"; Ranger CD 4x4 3,0 Diesel 2010 chacrete

  • #295
    E o relógio com alarme sonoro?????

    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Valeu amigo pelas dicas.

    Depois combinei de voltar a kia para nova bateria de testes...

    Espero que continue o diagnostico de nao ter causado danos ao motor...

  • #296
    Usuário Avatar de Robinho da Jaguatirica
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    Citação Postado originalmente por Gleison BH Ver Post
    E o relógio com alarme sonoro?????
    Gleison,

    Este forum é muito sério, vc deve parar de encomodar o Nava pelo fato dele gostar de ficar olhando pro pauzinho (ui) do painel, esta
    é uma opção dele, como advogado vc bem sabe que ele tem direito de ficar olhando pro pau do painel.


    Morro da Skol sábado.

    Boa lama!

    Robinho
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  • #297
    Nesse caso, se o pau do painel "levantar" o motor tá "fundido", he he he!

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #298
    Eita, com uns amigos destes quem precisa de inimigos ne...afe cruz...

    Moçada, resolvido!

    O problema era o radiador, entupido. Mas pense num radidor entupido...kkkkk.

    Meu, parece até que o motor ficou mais solto. A ventoinha agora voltou a funcionar normalmente, iniciando devagar e indo acoplando mais qto mais quente o motor fica.

    Notei tb que ta puxando bastante ar pela grade...

    O resto ta tudo ok. Voltei na kia e o mecanico testou tudo e disse que a junta ta intacta e o motor 100%

    Uuuhuuuuu...só alegria.

    Fica a dica então pro pessoal: limpeza do radiador para começar a eliminar as variaveis.
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  • #299
    Que sorte Nava, no meu caso tive que trocar a colméia do radiador. Após varetar o radiador, apareceram três furos sem chance de recuperar. Jamais use água pura no sistema de arrefecimento, pois os pedaços de ferrugem que se soltam "encalham" no radiador entupindo o mesmo. Às vezes a válvula termostática “tranca” por causa da ausência de fluído de radiador (que tem função lubrificante). São conselhos que ouvi de um especialista em radiadores.

    Abraço
    Julio

    Sportage 2.2 diesel 1996

  • #300
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    Citação Postado originalmente por Nava Ver Post
    Eita, com uns amigos destes quem precisa de inimigos ne...afe cruz...

    Moçada, resolvido!

    O problema era o radiador, entupido. Mas pense num radidor entupido...kkkkk.

    Meu, parece até que o motor ficou mais solto. A ventoinha agora voltou a funcionar normalmente, iniciando devagar e indo acoplando mais qto mais quente o motor fica.

    Notei tb que ta puxando bastante ar pela grade...

    O resto ta tudo ok. Voltei na kia e o mecanico testou tudo e disse que a junta ta intacta e o motor 100%

    Uuuhuuuuu...só alegria.

    Fica a dica então pro pessoal: limpeza do radiador para começar a eliminar as variaveis.
    Oi Nava,

    Que bom que resolveu este problema, e que problema, deixa a gente louco, agora é só instalar o reloginho e largar de vez esse negócio de pau do painel.

    A dica do Júlio é importante mesmo, e tem mais, às vezes colocamos água pura por pouco tempo pq sabe que vai trocar a água rápido, mas é bom colocar ao menos 1/4 de litro de aditivo, pq mesmo sendo pouquinho já impede a ferrugem.

    Boa lama!


    Robinho
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