Vou te colocar um pouco do que percebo na minha viatura, lembre-se que tenho o reloginho pra monitorar instantaneamente.

Em subidas de serra, se a ventoinha entra na subida acoplada sobe tudo acoplada, se sobe a serra sem acoplar, somente no topo ou às vezes só descendo ela acopla, com isso no topo a temperatura costuma ir até uns 93º, por uns segundinhos, mas acoplando ela vai voltando gradativamente, se o esforço foi grande, ela demora bastante a desacoplar, alguns minutos. Na estrada o comportamento é diferente mesmo do urbano, a temperatura urbana sempre fica entre 84º e 87º, na estrada raramente baixa dos 86º, e quando cai vai a 83º ou 84º também por poucos segundinhos, variando entre 87º e 88º, com picos de 89º.
O furo na válvula termostática foi eu que usei por algum tempo, depois voltei com uma nova e percebi que o furo não é bom, o que acontece é que com o furo a água passa mais rápido pelo radiador, então a temperatura da viatura em cruzeiro é mais alta em esforços, em compensação quando desce serras a temperatura vai aos 79º ou menos até. Então a válvula termostática sem o furo segura a água no radiador por mais tempo fazendo a água realmente resfriar, o que nem sempre acontece se a água passar muito rápido.
A idéia da ventoinha extra é interessante, mas acho que se vc puder ligar a ventoinha do ar direto, deverá resolver e o que irá gastar será somente fio e um interruptor, o resto já está lá, só acho que não é conveniente ligar a ventoinha do ar direto com o ar ligado, pode causar algum descompasso na refrigeração.
O sistema estando funcionando perfeitamente e com aditivação correta a abertura da válvula termostática é suficiente, te garanto isso pq faço trilhas com minha viatura e gosto muito de fazer o morro da Skol, comsiderado a melhor trilha de Minas, a mais técnica e perigosa, é um morrão de 1,5 km de minério e pedras soltas com inclinação muito alta, só dá pra subir uma viatura por vez, de 1º reduzida, giro alto, vai cavucando até chegar na pedra firme e anda, depois cavuca mais um tiquim e vai, é terrível, dá muito, mas muito medo mesmo de ver os jipes subindo pela primeira vez, e se alguém pára é um stress geral, as Zequinhas começam a rezar e os pilotos a falar palavrões, pq todos sabem que vai dar muita caca, pra vc ter uma idéia, se vc parar no meio do caminho é caixão, não dá pra voltar de ré, nem pensar em manobrar pra virar, pra rebocar só com corda muito grande, 25 metros pelo menos e fazendo trenzinho com mais uma viatura, o Gleison pode te falar o que é pq ele já parou neste morro e teve que pagar 20 latas, das quais ainda deve 12.
Eu subo este morro e a temperatura da viatura vai no máximo aos 89º numa boa, só lá em cima é que tem que segurar um pouco o giro pra ele acabar de resfriar, mas é pouco tempo.
Pessoal, desculpe o testamento.

Boa lama!
Robinho