
Postado originalmente por
Trojão
Caro Ulisses,
Pelo visto seu carro andou seco (sem água), provavelmente sua junta do cabeçote foi pro beleléu, possivelmente pode ter ocorrido danos também ao cabeçote, vamos a alguns testes que você mesmo pode fazer, mas depois é mecânico mesmo.
1-Verifique a presença de água no óleo, existe água quando o óleo fica com cor de capuccino. (junta estourada), verifique também no radiador e vazo expansor a presença de óleo do motor, às vezes passa óleo para a água e não passa água para o óleo e vice-versa, ás vezes mistura tudo, água e óleo, uma caca só.
2-Verifique se sai vapor d'água pela descarga (junta estourada e provável fissura do cabeçote, passa água para a câmara de combustão e ela sai na forma de vapor, mas não é aquela fumacinha branca que sai pela manhã com o carro ainda frio, é vapor mesmo).
3-Verifique a pressão do sistema de arrefecimento, coloque a mangueira do reservatório de água dentro de um copo ou garrafa e perceba se sai um excesso de bolhas (junta do cabeçote queimada), uma bolha aqui outra alí vez ou outra não tem problema, mas se sair bolhas intermitentemente..., com a tampa do radiador aberta e carro ligado, verifique a pressão da água, si jorrar (sair um pouco de água por aumento de volume pelo calor é normal) água pra fora a junta foi pro saco.
4-Carro com junta do cabeçote ou até o cabeçote trincado esquenta quase que instantâneamente, e esquenta mesmo, passa do meio com facilidade (saiba que ninguém confia no marcador de temperatura do painel das sportages).
5-Com o motor quente, gire a ventoinha, se ela girar com arrasto e parar quase que instantâneamente está boa, senão...
6-verifique o estado da tampa do radiador, muitos amigos quase ficaram doidos e era simplesmente a tampa que escapava pressão.
espero sinceramente que todos estes testes lhe ajudem a ter certeza que seu carro não tem nada, e você possa fazer sua viagem com tranquilidade.
Boa lama!