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Wrangler TJ98 - Inicio da Preparação

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  • 05/05/2013, 12:12
    ecdec
    Citação:

    Postado originalmente por Sandro Tannuri Ver Post
    Eduardo,

    Um é fabricado pela Dana e o outro pela Superior apesar de ambos serem vendidos pela Superior.

    Abraços,

    Valeu, Sandro.

    Agora entendi o porquê dessa diferença de preço. Não sabia que a própria Superior vendia produtos da Dana Spicer.
  • 05/05/2013, 13:06
    ecdec
    Citação:

    Postado originalmente por fchevita Ver Post
    Dudú,

    Alguém já conhecia este reforço na carcaça do D35?
    Eu não conhecia e achei muito caro. Por este valor dá comprar as duas tampas reforçadas da ARB. Não sei se dão a mesma resistência ao conjunto, mas com recur$o$ limitados, seria a minha escolha.

    Quanto a dúvida sobre a relação dos Dana 30, existem alguns diferentes modelos de Dana 30, que foram sendo disponibilizados ao longo da história. Basicamente o que varia é o comprimento do pinhão, curto e longo e a rotação, "standard" ou "reverse". Segue um link com uma boa explicação sobre isso: Dana 30 Gears

    Resumindo, para o seu TJ o modelo escolhido deve ser o "short" com rotação "standard".

    Valeu, Fernando.

    Como andava fuçando ups para o meu Jeep acabei encontrando este reforço da Superior. Acho que não dá para comparar com somente a troca da tampa do dif. Este reforço vai de ponta a ponta e aumenta a resistência do eixo inteiro. Também achei caro e não que vá comprar agora, mas ficamos sabendo que ele existe.

    Muito legal a explicação no site da my4by.com sobre os Dana 30 e também preços melhores que a 4wd. Você já comprou com eles?

    Estou com uma puta dúvida sobre as relações 4.10 ou 4.56. Já estava praticamente decidido pela 4.10 (ou 4.11), mas não tenho mais a possibilidade de trocar num futuro a t-case por outra mais reduzida porque o conjunto não irá aguentar. Com a 4.10 fico preocupado se na low não ficar bem reduzida nas trilhas. Meu jeep é manual e em trilhas principalmente de erosões, quanto mais reduzido melhor(= maior controle). Por outro lado, com as 4.56, vou sofrer mais nos deslocamentos. Tudo bem que meu jeep não passará de 90-100km/h em cruzeiro por questões de segurança (pneus etc).

    Abçs.
  • 05/05/2013, 20:15
    LeoPOA
    Eduardo,

    Chegou a pesquisar sobre os semi eixos 4340 27 Estrias ?? O preço é semelhante ao 30E porem as opçoes de bloqueios sao maiores....

    Estou quase comprando esses eixos p/ meu....

    Abraço
  • 05/05/2013, 22:11
    ecdec
    Citação:

    Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    Eduardo,

    Chegou a pesquisar sobre os semi eixos 4340 27 Estrias ?? O preço é semelhante ao 30E porem as opçoes de bloqueios sao maiores....

    Estou quase comprando esses eixos p/ meu....

    Abraço

    Leo.

    O bloqueio já está decidido: será o e-locker traseiro. Na frente não irei bloquear por enquanto.
    Neste caso posso usar o de 30E. A dúvida agora é só quanto a marca: G2 ou Superior(US$60 mais caros).

    Abraços.
  • 05/05/2013, 23:16
    fchevita
    Citação:

    Postado originalmente por ecdec Ver Post
    Valeu, Fernando.

    Como andava fuçando ups para o meu Jeep acabei encontrando este reforço da Superior. Acho que não dá para comparar com somente a troca da tampa do dif. Este reforço vai de ponta a ponta e aumenta a resistência do eixo inteiro. Também achei caro e não que vá comprar agora, mas ficamos sabendo que ele existe.

    Muito legal a explicação no site da my4by.com sobre os Dana 30 e também preços melhores que a 4wd. Você já comprou com eles?

    Estou com uma puta dúvida sobre as relações 4.10 ou 4.56. Já estava praticamente decidido pela 4.10 (ou 4.11), mas não tenho mais a possibilidade de trocar num futuro a t-case por outra mais reduzida porque o conjunto não irá aguentar. Com a 4.10 fico preocupado se na low não ficar bem reduzida nas trilhas. Meu jeep é manual e em trilhas principalmente de erosões, quanto mais reduzido melhor(= maior controle). Por outro lado, com as 4.56, vou sofrer mais nos deslocamentos. Tudo bem que meu jeep não passará de 90-100km/h em cruzeiro por questões de segurança (pneus etc).

    Abçs.

    Dudú,

    Citação:

    Muito legal a explicação no site da my4by.com sobre os Dana 30 e também preços melhores que a 4wd. Você já comprou com eles?
    Ainda não comprei neste site não, mas gostei muito da forma como os produtos estão organizados. Para comprar os amortecedores Bilstein, usei bastante as informações deste site para decidir o que compraria.

    Relação 4.10 x 4.56:
    A diferença entre estas duas relações eu pude testar na prática, pois o meu carro está com a 4.10 e o do Grélo estava com a 4.56.
    A 4.10 fica perfeito no asfalto com pneus 35", mas fica um pouco longa na reduzida. Não dá para descer pirambeira sem usar o freio.
    A 4.56 fica um pouco curta no asfalto e boa na reduzida. Para o meu gosto, poderia ser um pouco mais reduzida na low. A saída para ambos os casos seria usar uma T-case mais reduzida, como as dos Rubicon. O problema novamente é $$$.
    Fizemos um teste, não lembro se a 80 ou 100 KM/h e a 4.10 ficou em 2400 RPM e a 4.56 ficou em 2750 RPM.
  • 05/05/2013, 23:19
    fchevita
    Citação:

    Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    Eduardo,

    Chegou a pesquisar sobre os semi eixos 4340 27 Estrias ?? O preço é semelhante ao 30E porem as opçoes de bloqueios sao maiores....

    Estou quase comprando esses eixos p/ meu....

    Abraço

    Léo,

    Para semi-eixos reforçados de 27 estrias eu já ouvi falar bem da marca Alloy. Acho que eles não fabricam de 30 estrias...
    Mais uma opção para você pesquisar...

    Um abraço,
  • 06/05/2013, 09:53
    ecdec
    Citação:

    Postado originalmente por fchevita Ver Post
    Dudú,


    Ainda não comprei neste site não, mas gostei muito da forma como os produtos estão organizados. Para comprar os amortecedores Bilstein, usei bastante as informações deste site para decidir o que compraria.

    Relação 4.10 x 4.56:
    A diferença entre estas duas relações eu pude testar na prática, pois o meu carro está com a 4.10 e o do Grélo estava com a 4.56.
    A 4.10 fica perfeito no asfalto com pneus 35", mas fica um pouco longa na reduzida. Não dá para descer pirambeira sem usar o freio.
    A 4.56 fica um pouco curta no asfalto e boa na reduzida. Para o meu gosto, poderia ser um pouco mais reduzida na low. A saída para ambos os casos seria usar uma T-case mais reduzida, como as dos Rubicon. O problema novamente é $$$.
    Fizemos um teste, não lembro se a 80 ou 100 KM/h e a 4.10 ficou em 2400 RPM e a 4.56 ficou em 2750 RPM.

    É isso aí, Fernando.

    Era exatamente este o meu plano: colocar uma C&P que melhor se adapte em high (4.10) e mais a frente substituir a t-case, mas segundo o nosso amigo Sandro os nossos eixos iriam explodir com tanta redução (caixa Atlas 4:1). São fracos e não aguentariam. Então o problema seria maior que o $$$ da caixa.
    Com esta informação foi que me fez pensar melhor na C&P 4.56, como sendo "limite de segurança" aceitável para evitar quebras nas trilhas sem perder a maior redução em low.

    O site da Superior tem um Calculator bem legal:
    Superior Axle & Gear
  • 06/05/2013, 11:57
    LeoPOA
    Olá Fernando,

    É esse mesmo Alloy, que andei pesquisando... Encontrei com 27 estrias com C-Clip e sem C-Clip... o do Wrangler é com C-Clip e sem ABS certo?

    Minha receita será esses semis e o bloqueio AussieLocker. e na dianteira um Kaiser.

    Abraço e obrigado pela dica.

    Citação:

    Postado originalmente por fchevita Ver Post
    Léo,

    Para semi-eixos reforçados de 27 estrias eu já ouvi falar bem da marca Alloy. Acho que eles não fabricam de 30 estrias...
    Mais uma opção para você pesquisar...

    Um abraço,

  • 06/05/2013, 18:31
    Sandro Tannuri
    Só para explicar melhor o que falei ao Eduardo pelo telefone o torque do seu motor é multiplicado pela relação da marcha que estiver usando e depois por 2,72 no caso da tcase original, com uma tcase 4,3:1 que é o caso de uma opção da Atlas o torque vai ficar 60% maior pois 4,3 é 60% maior que 2,72, imagina eixos já fracos para 35" com 60% a mais de torque chegando neles.

    Na pratica eu explodi o 35 e o 30 3 vezes cada depois da Atlas. Acreditem, quebra sem nem mover as rodas.
    Solução para isso, mantenha a tcase, logo o torque que chega aos eixos original ou troque os eixos por outros mais fortes como um D60 por exemplo.

    Abraços,
  • 06/05/2013, 23:35
    fchevita
    Léo,

    é isso mesmo, YJ e TJ usam semi-eixos Dana 35 com C-Clip. O meu TJ não tem ABS, não sei se veio algum YJ com ABS. Se você não souber, é fácil que o seu mecânico verifique.

    Um abraço,
  • 09/05/2013, 09:06
    Mozer
    Edu,

    Um guia interessante para 35" segue no link abaixo.
    I want to run 35's on my TJ - JeepForum.com
  • 09/05/2013, 10:21
    ecdec
    Citação:

    Postado originalmente por Mozer Ver Post
    Edu,

    Um guia interessante para 35" segue no link abaixo.
    I want to run 35's on my TJ - JeepForum.com

    Valeu, Mozer.

    Um belo tópico muito bem explicado. A minha receita está bem próxima a esta, mas é claro que faltando alguns detalhes como direção e freios.

    Abçs.
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