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Wrangler TJ98 - Inicio da Preparação

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  • 21/03/2013, 23:03
    MARCELOLUCHESI
    Citação:

    Postado originalmente por Hans Beran Ver Post
    Concordo com o Marcelão, se for colocar o bloqueio coloca 30 estria, eu bobiei no meu porque eu não ia troca o semi eixos, ai pareceu um cara precisando de um e acabei vendendo e já tinha compra o TrueTac de 27E...

    Mas se quiser deixa esta parte de decisão do eixo traseiro para depois, apesar do seu ser mecânico vc vai curtir bem !

    Seus pneus são 33 né ?

    Abs

    Também concordo com o Hans, kkkkkk, deixa o eixo traseiro para depois.
    Léo, você já fez decidiu e fez kit se susp, e pneus. Está no caminho certo. Continue com o seu plano o négocio e ter um objetivo e não fugir dele. Infelizmente o Wrangler é assim. Você tem que pensar num todo. Ou seja, relação de diferencial mais curta, pede bloqueio, bloqueio e pneu grande pede semi eixo reforçado, e assim por diante. E o pior que tem uma infinidade de tipos e marcas de bloqueios e semi eixos e relações disponível para linha Jeep. Fora outros acessórios. Não esqueça que você está pensando em freio a disco traseiro! Será que não é vantagem trocar o eixo inteiro pelo Dana44 do Troller ai você nacionaliza o Jeep e compra bloqueio ensimeq e semis flutuantes e ou reforçados? Ou o dana44 que vieram em algumas ZJ nao em todas, mas em algumas que seria parecido com o eixo do Troller até 2001? Mas ai e a relação como fica? Mas ai tem que trocar o eixo dianteiro também pois o dana 30 da ZJ é pinhÃo Baixo e do YJ é reverso ou high pinion! Cara tem inúmeras possibilidades. Monta um plano e segue. É o mais certo que você deve fazer.
  • 21/03/2013, 23:16
    LeoPOA
    Nossas trilhas aqui sao 90% banhados, lavoura de arroz, beira de lagoa, dunas, transpor alguns valos e alguma coisinha de erosao...
    Sempre tive bloqueio automatico 100% nos jipes, por isso pensei em seguir 100% no wrangler.... Acho que o bloqueio trazeiro ajuda bastante em algumas situaçoes onde forma o X.... Bloqueio no eixo dianteiro tive uma má experiencia tanto no vitara quanto no Samurai... Escolhi o bloqueio errado e ai nao deu certo.... Gostei de ver o kaiser no eixo dianteiro do samurai de um amigo.. e como voce tbm utiliza, seria a minha opção.

    O eixo dianteiro do teu Jipe é reforçado tbm?

    Os pneus que estou usando sao 33 recapados VJ910, ficaram com 34.5" mas como sao pouco agressivos, se eu começar a passar trabalho nos banhados, irei recapar outro Jogo porem mais cravudos...

    Tentarei contato com a Kaiser e ver se eles fabricam o bloqueio para semi eixos 30E.... Os Aussie sao bloqueios estilo os Spartan, LockRight... Aqueles que estalam... porem só estao disponiveis para eixos 27E...

    Grande Abraço

    Léo
  • 21/03/2013, 23:25
    LeoPOA
    Meu maior objetivo no YJ é nao gastar dobrado.... Essa opção da troca do eixo é bem interessante, pensei no eixo Ford 8.8 da explorer que custa bem menos que os D44 do troller e sao mais fortes.... porem se com o dana 35 reforçado eu tiver uma segurança de que vou pode pisar fundo no acelerador sem risco de quebra.... já me serve tbm. Acertei a suspensao do jipe para usar pneus 33 recapados ou 35 mud. nao pretendo passar disso.

    O preço dos semis reforçados tanto trazeiros quanto dianteiros nao sao caros... se o resultado for bom, vale a pena fazer... e ainda continuarei com um vao livre bem melhor que os que utilizam D44...
  • 22/03/2013, 00:41
    Hans Beran
    Realmente Marcelo e Léo, tem muita coisas que podemos fazer no Wrangler, antes de entender isto sempre ouvi que o Dana 30 e 35 do Wrangler é uma bosta que o bom é o Dana 44...ai com o passar do tempo e com medo de quebrar aprendi que quem quebra um Dana 30 ou 35 ou 44 é o chamdo PÉ !!

    Já vi meu amigo Warty e Marcelão quebrarem em video, os dois foram PÉ em baixo, certo Marcelo ?

    Quando fiz a Transcatarina o dono da Esimec sentou comigo no Jantar e a primeira pergunta que fiz porque eles não fabricam eixos reforçados para o wrangler, a resposta foram 2, nos EUA é mais barato e a tempera americana é melhor que a Brasileira. Assim eu já vi muitos Troller dando ré e quebrarem o semi dianteiro ou homocinética.

    Para vc não ficar nesta paranoia total de fazer um plano sem saber como vai acontecer com seu jeep, faz por partes, use e sinta limite dele, o pior que pode acontecer é vc quebrar, não vai ser o unico e o ultimo.

    O Wrangler por ter uma excelente suspensão não é um Jeep que vc precisa acelerar demais para passar onde um troller tem que entrar a toda, a tocada é outra, assim vc evita quebrar.

    Trocar eixo do Wrangler é um investimento caro, claro que fica excelente, mas não trocaria pelo Dana 44 do Troller. eu partiria para o eixos da F250 ou explorer.

    Mas na minha opnião nada haver, curta e descubra que o Wrangler do jeito que está vai faze-lo feiz !!! :palmas:

    Abs

    Citação:

    Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    Também concordo com o Hans, kkkkkk, deixa o eixo traseiro para depois.
    Léo, você já fez decidiu e fez kit se susp, e pneus. Está no caminho certo. Continue com o seu plano o négocio e ter um objetivo e não fugir dele. Infelizmente o Wrangler é assim. Você tem que pensar num todo. Ou seja, relação de diferencial mais curta, pede bloqueio, bloqueio e pneu grande pede semi eixo reforçado, e assim por diante. E o pior que tem uma infinidade de tipos e marcas de bloqueios e semi eixos e relações disponível para linha Jeep. Fora outros acessórios. Não esqueça que você está pensando em freio a disco traseiro! Será que não é vantagem trocar o eixo inteiro pelo Dana44 do Troller ai você nacionaliza o Jeep e compra bloqueio ensimeq e semis flutuantes e ou reforçados? Ou o dana44 que vieram em algumas ZJ nao em todas, mas em algumas que seria parecido com o eixo do Troller até 2001? Mas ai e a relação como fica? Mas ai tem que trocar o eixo dianteiro também pois o dana 30 da ZJ é pinhÃo Baixo e do YJ é reverso ou high pinion! Cara tem inúmeras possibilidades. Monta um plano e segue. É o mais certo que você deve fazer.

  • 22/03/2013, 01:02
    Hans Beran
    Léo,

    Meus eixos da frente são originais, agora que vou trocar porque os olhais onde vão as cruzetas esta com um pouco de folga.

    Se vc colocar o Kaiser na frente, esquece que em X vc não terá problemas, pois vc terá tração em 3 rodas.

    Eu usei um 34 frontieira que tem mais tração que o trepador da maxxis, com eixos originais e relação 3,07 original, nunca quebrei.

    Léo, minha opinião e experiencia, se vc usar somente o Kaiser na frente vc peceberá que seu Jeep passará pro 99% da situações, principalmente erosões, X, barrancos. Quando vc coloca um bloqueio traseiro, o que falta ?

    Em termos de bloqueio....NADA. Agora se vc colocar um Truetac sabe que vc ganha ? Um sistema que controla a tração traseira que ajuda a frente Bloqueiada a tracionar. Sabe onde ? Nas subidas lisas, em pedras, em banhados e lamas, no asfalto com chuva em 4x2, em estrada de barros 4x2 ou 4x4.
    No brasil poucos conhecem as vantagens dele, pois todos partem para os tais 100% que faz vc numa subida perder a dirigibilidade do Jeep pois como o peso se concentra no eixo traseiro vc não consegue dirigir o Jeep. Já vi situações onde o cara teve que desligar o bloqueio traseiro para pode passar pois o ele era jogado para as laterais e não conseguia ir reto.

    Que estou te falando é uma experiencia própria, depois de muitas trilhas, claro que aqui teremos outra opniões e respeito cada uma.

    Abs


    Citação:

    Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    Nossas trilhas aqui sao 90% banhados, lavoura de arroz, beira de lagoa, dunas, transpor alguns valos e alguma coisinha de erosao...
    Sempre tive bloqueio automatico 100% nos jipes, por isso pensei em seguir 100% no wrangler.... Acho que o bloqueio trazeiro ajuda bastante em algumas situaçoes onde forma o X.... Bloqueio no eixo dianteiro tive uma má experiencia tanto no vitara quanto no Samurai... Escolhi o bloqueio errado e ai nao deu certo.... Gostei de ver o kaiser no eixo dianteiro do samurai de um amigo.. e como voce tbm utiliza, seria a minha opção.

    O eixo dianteiro do teu Jipe é reforçado tbm?

    Os pneus que estou usando sao 33 recapados VJ910, ficaram com 34.5" mas como sao pouco agressivos, se eu começar a passar trabalho nos banhados, irei recapar outro Jogo porem mais cravudos...

    Tentarei contato com a Kaiser e ver se eles fabricam o bloqueio para semi eixos 30E.... Os Aussie sao bloqueios estilo os Spartan, LockRight... Aqueles que estalam... porem só estao disponiveis para eixos 27E...

    Grande Abraço

    Léo

  • 22/03/2013, 14:25
    LeoPOA
    Hans,

    Obrigado pela explicação !!! Como diz o ditado quem morre de véspera é peru de natal certo ? Lí muito sobre a fragilidade dos eixos Dana 30 e Dana 35, e como nao tinha conhecimento pratico do desempenho deles, acabei me assustando... Dai veio a ideia de reforçar, trocar eixo... como uma medida mais preventiva.... pois uma coisa que me estressa mto é quebrar na trilha e acabar dando trabalho p/ parceiros que estao junto... Faz parte da brincadeira, mas se der p/ ir prevenindo melhor será...

    Como o dinheiro anda curto por aqui, pensei em fazer esse upgrade de eixos e bloqueios da seguinte forma e ordem.

    Importar um kit de semi eixos estilo esses 1987 2006 Jeep Wrangler YJ TJ Dana 30 Front End USA 4340 Chromoly Axle Kit New | eBay

    e em seguida um bloqueio Kaiser p/ eixo dianteiro, e seguir com o eixo trazeiro original.

    Depois comprar os semis trazeiros Alloy USA 12134 Rear Axle Kit For Jeep Wrangler (YJ) 90-95, (TJ) 97-02, Cherokee (XJ) 90-01, Dana 35 Grande 30-Spline Kit, (C-clip, Without ABS) e ir atras desse bloqueio TrueTRac que voce e o Marcelo comentaram...

    Só gostaria de saber se com esses reforços de semi eixos, terei uma certa segurança p/ andar com pneus 35 mud podendo acelerar sem grandes riscos de quebra ? Tenho andado bastante com meu YJ e acredito que nao será necessário a troca de coroa e pinha por outra mais reduzida tbm... ficarei na 3.55 mesmo.

    Abraço

    Léo
  • 24/03/2013, 08:26
    Hans Beran
    Oi Léo,

    Quando vc coloca os eixos reforçados vc aumenta a resistência em 30 %, para vc ter uma. Ideia até hoje meu semi dianteiro é original !! Eu na minha opinião iria de Kaiser na frente primeiro e ia curtir o Jeep, lemb

    Segundo reforçaria o eixo de trás, o risco de quebra é maior no semi curto do traseiro. Nunca de alto giro no Wrangler...principalmente em lugares de erosão + pedras.... Quanto mais o pé em baixo...maior o valor do estrago !!!! O que quebra semi é o PÉ. Com o bloqueio dianteiro e a suspensão dele vc passa nos obstáculos na MORAL !! Kkkkkkkk....

    Abs.


    Citação:

    Postado originalmente por LeoPOA Ver Post
    Hans,

    Obrigado pela explicação !!! Como diz o ditado quem morre de véspera é peru de natal certo ? Lí muito sobre a fragilidade dos eixos Dana 30 e Dana 35, e como nao tinha conhecimento pratico do desempenho deles, acabei me assustando... Dai veio a ideia de reforçar, trocar eixo... como uma medida mais preventiva.... pois uma coisa que me estressa mto é quebrar na trilha e acabar dando trabalho p/ parceiros que estao junto... Faz parte da brincadeira, mas se der p/ ir prevenindo melhor será...

    Como o dinheiro anda curto por aqui, pensei em fazer esse upgrade de eixos e bloqueios da seguinte forma e ordem.

    Importar um kit de semi eixos estilo esses 1987 2006 Jeep Wrangler YJ TJ Dana 30 Front End USA 4340 Chromoly Axle Kit New | eBay

    e em seguida um bloqueio Kaiser p/ eixo dianteiro, e seguir com o eixo trazeiro original.

    Depois comprar os semis trazeiros Alloy USA 12134 Rear Axle Kit For Jeep Wrangler (YJ) 90-95, (TJ) 97-02, Cherokee (XJ) 90-01, Dana 35 Grande 30-Spline Kit, (C-clip, Without ABS) e ir atras desse bloqueio TrueTRac que voce e o Marcelo comentaram...

    Só gostaria de saber se com esses reforços de semi eixos, terei uma certa segurança p/ andar com pneus 35 mud podendo acelerar sem grandes riscos de quebra ? Tenho andado bastante com meu YJ e acredito que nao será necessário a troca de coroa e pinha por outra mais reduzida tbm... ficarei na 3.55 mesmo.

    Abraço

    Léo

  • 25/03/2013, 18:38
    Grélo
    Meus 0,02 cents....

    O Dana 30 na dianteira é muito parecido com o Dana 44 e como leva apenas 30% da tração como um todo, dificilmente vc quebrará se não tiver um pé muito pesado, como bem ressaltou o meu amigo Hans ;-)

    O que quebra mesmo são os Dana 35. Esses quebram e pior de tudo, sai a roda com semi-eixos! Um verdadeiro perigo.

    O lance é: monte um projeto e siga-o!
    Se vc já quebrou algum diferencial antes, tem o pé pesado, gosta de jogar lama para o alto, melhor trocar o diferencial traseiro! Hehehehehhe
    Agora se vc não sem encaixa em nenhuma das anteriores, vc tem outras opções ;-)

    Eu quando planejei meu Jeep, pensei em pneus 35" que é um "break even" dos eixos, mesmo reforçados. Como queria colocar bloqueios ARB's nos 2 eixos, já optei pelo bloqueio traseiro com 30 estrias, pq não dá para adaptar um para o outro e na ocasião não queria/podia trocar o eixo traseiro inteiro sem penalizar algum outro item do meu projeto ;-)

    Ah! Semi-eixos para Dana 35 30 estrias não existem em lugar nenhum no Brasil. É uma adaptação/reforço exclusivamente americana. Se um dia o meu quebrar, só importando outro.

    Abraços,

    Grélo.
  • 25/03/2013, 19:01
    Hans Beran
    Fala Grélo, tudo bem ? Realmente o lance do Dana 35 em quebrar e sair é perigoso, tenho um amigo que comprou um TJ com 35 e numa subida deu um motor forte, ele kicou, pulou, picotou e quebrou em cima, o Jeep desceu e quando chegou em baixo de ré...tombou !!!:parede:

    Assim um solução que eu fiz é colocar o freio a disco com um bom suporte para não deixar o eixo sair.

    Quando vc aciona os bloqueios em subida ingrime você percebe se o bloqueio traseiro diminui a dirigibilidade ?

    Acho que em Maio o pessoal dos Wrangler JK vai andar ai no Rio, falei para o Sandro te dar um alô.

    Abs

    Citação:

    Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Meus 0,02 cents....

    O Dana 30 na dianteira é muito parecido com o Dana 44 e como leva apenas 30% da tração como um todo, dificilmente vc quebrará se não tiver um pé muito pesado, como bem ressaltou o meu amigo Hans ;-)

    O que quebra mesmo são os Dana 35. Esses quebram e pior de tudo, sai a roda com semi-eixos! Um verdadeiro perigo.

    O lance é: monte um projeto e siga-o!
    Se vc já quebrou algum diferencial antes, tem o pé pesado, gosta de jogar lama para o alto, melhor trocar o diferencial traseiro! Hehehehehhe
    Agora se vc não sem encaixa em nenhuma das anteriores, vc tem outras opções ;-)

    Eu quando planejei meu Jeep, pensei em pneus 35" que é um "break even" dos eixos, mesmo reforçados. Como queria colocar bloqueios ARB's nos 2 eixos, já optei pelo bloqueio traseiro com 30 estrias, pq não dá para adaptar um para o outro e na ocasião não queria/podia trocar o eixo traseiro inteiro sem penalizar algum outro item do meu projeto ;-)

    Ah! Semi-eixos para Dana 35 30 estrias não existem em lugar nenhum no Brasil. É uma adaptação/reforço exclusivamente americana. Se um dia o meu quebrar, só importando outro.

    Abraços,

    Grélo.

  • 26/03/2013, 16:34
    Grélo
    Hans,

    não sei se o freio a disco atrás segura o semieixo e eu tb coloquei, mas por uma questão de economia mesmo.

    Eu às vezes aciono os bloqueios até em asfalto, em linha reta, para lubrificar todo o sistema, por uns 100mts e depois desligo. O traseiro nem dá para sentir que tá acionado nessa situação.

    Abraços,

    Grélo.
  • 26/03/2013, 16:34
    Grélo
    Ah! Quando quiser vir, tô na área! :D

    Abração.

    Grélo.
  • 29/04/2013, 13:01
    ecdec
    Citação:

    Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Correto. Se a Receita pegar, pode ser tudo apreendido. Não aguento mais esperar esta montagem!

    Homero, Sandro e all.

    Finalmente deixei meu Jeep hoje para instalar a suspensão no Gustavo em São Cristóvão, mas como um "bom" mecânico está enrolado (são todos iguais) e provalmente só deverá colacá-lo no elevador amanhã.
    Desculpe não postar antes, mas é que estava consultando vários mecânicos sobre o serviço.
    Quem quiser ir ver é só me ligar (8174-9875) ou ir direto lá na Figueira de Melo 436.
    Qualquer dúvida eu posto aqui.
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