x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    28/06/2013
    Local
    Peruíbe/SP
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por Ghostalker Ver Post
    Olá Rodrigo,

Vamos lá, eu trabalho com construção civil mas confesso que sempre tive paixão por carros e mecânica mas infelizmente nunca dei asas à essa minha paixão por conta de outras circunstâncias. Vejo muitos elogios sobre a 3.0 mas ao mesmo tempo vejo os lados negativos que se referem à manutenção. Eu sinceramente não entendo muito sobre motores, macetes e menos ainda especificamente sobre Rangers. O que eu tenho aprendido é o que tenho lido nessas últimas semanas aqui no fórum 4x4. Tenho derrubado uma série de mitos que eu tinha antes por conta da ignorância que tenho sobre o assunto.

Eu fico muito dividido entre uma 2.8 com excelente custo/benefício de aquisição/manutenção mas por outro lado tem a questão da obsolescência tecnológica e da própria idade do carro e essa idade cobra o seu preço sem dúvida alguma. Temos na outra mão a 3.0 com o seu motor bruto e tecnologia mais moderna porém como todos já sabem, uma manutenção mais complicada e cara.

Eu achei muito legal sua declaração de que eu poderia estudar e aprender sobre a mecânica da 3.0, confesso que não havia parado para olhar por esse ponto de vista e eu sinceramente fico empolgado com esse desafio de aprendizagem. Só não sei se eu teria tempo para isso, talvez pesquisar (esse fórum já é uma rica fonte de pesquisa), ler e estudar nas minhas horas vagas.

Porém tudo isso começa com a compra da viatura e é exatamente ai que começa a dificuldade pois depende de uma série de variáveis como por exemplo:

1) Eu precisaria de uma pessoa que entenda do assunto para me dar uma consultoria e me acompanhe na hora da compra (como o caro Imperador! que inclusive gentilmente já me ofereceu seus conhecimentos na hora da escolha);

2) O carro precisa estar num estado de conservação no qual mesmo que se gaste uns 5K ou 10K mas se tenha a garantia de que no final da luta ele fique NOVO e principalmente confiável.

Para resumir, comprar carro usado de maneira inteligente é algo que dá trabalho mas que dá os seus frutos. Eu só espero ter capacidade de aprender mais sobre esse carro para poder saber diagnosticar certos sintomas, não ser enrolado por mecânicos de má fé e não ter surpresas desagradáveis.

Só para aproveitar, gostaria mais uma vez de agradecer às pessoas desse fórum que tão gentilmente tem compartilhado comigo suas opiniões e conselhos. Obrigado de verdade
    Parece que você está pendendo para a Ranger NGD 3.0. Nesse caso recomendo que você baixe tudo que tem aqui no fórum sobre a Ranger 3.0 e vá estudando aos poucos, e se você tiver algum mecânico amigo ou parente para tirar algumas dúvidas é melhor ainda. Recomendo também que você separe um espaço para que você mesmo possa eventualmente fazer a manutenção dela, e eu afirmo por experiencia própria que o mais difícil nesse carro é a investigação, a descoberta do problema, do que o trabalho braçal mesmo, depois que você aprende como as coisas funcionam fica bem fácil meter a mão na graxa (com luva, rsrsrs) e consertar os problemas que não exijam a abertura do motor, caixa de câmbio ou a desmontagem do common rail. Veja no youtube alguns vídeos de problemas que pareciam ser "cabeludos" e foram resolvidos com a simples troca de uma válvula ou sensor, aqui mesmo no fórum temos vários relatos assim. Se prepare para comprar também um adaptador para ligar o notebook ou tablet/celular android no ECU (injeção eletrônica) e visualizar os códigos de erros registrados, esse adaptador custa barato e existem vários tutoriais explicando como se faz para utilizá-lo. Encontre alguém para te ajudar no início e depois você vai aprendendo a se virar sozinho.

O que vai lhe dar confiança não é a quantidade de dinheiro gasta em manutenção, mas como e por que essa manutenção é feita. Tem gente aqui no fórum que diz ter gasto mais de 10 mil em manutenção e o carro ainda não está 100% e nesses casos eu tenho certeza que foi gasto dinheiro com coisas desnecessárias. Não se gasta tudo isso para deixar essa Ranger 100%, "acho" que nem caso de retífica completa.

Eu já sujei minha mão (com luva) de graxa várias vezes, passei horas na frente do notebook buscando entender algumas coisas, mas não troco minha Ranger por nenhum outro carro com o valor de tabela equivalente. Depois de vencida a etapa da manutenção estou agora buscando upgrades na mecânica, na eletrônica e na estética. Vou fazendo devagar, conforme o tempo e os recur$o$ disponíveis. É muito mais gostoso do que ficar assistindo televisão.

Antes de procurar uma 3.0 dê uma olhada nos relatos de problemas e soluções que estão aqui no fórum, no youtube e na internet no geral. Assim você vai estar mais preparado para "investigar" a picape antes de comprá-la. Levar junto alguém que conhece o comportamento desta Ranger é indispensável.

Abraço
    FORD RANGER XLS - CS - 2008/2008 - POWER STROKE 3.0 TURBO DIESEL ELETRONIC

Usuário Avatar de Pequeno jr
    Entrada
    07/12/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Ghostalker Ver Post
    Oi Daniel, eu já tenho visto alguns anúncios por aqui em Fortaleza de algumas Rangers nesse perfil até por preços mais em conta, o ruim é saber o estado real de conservação delas, mas isso ai é trabalho de garimpagem mesmo.

Um abraço
    Parcero,

Ajudando a tu achar uma inteira, com procedência e bom ano. A única dificuldade é que ela está em Brasília, mas a qualidade dos nossos carros daqui, vale muito a pena.

Dê uma ligada nesse camarada, peça as fotos e veja o nível do carro:

A quem interessar coloquei a venda uma Ford Ranger 4x4 à venda.

Características:

RANGER LIMITED 3.0 DIESEL
    ANO 2008
    COR PRETA
    4X4
    BANCOS EM COURO
    COMPUTADOR DE BORDO
    PARACHOQUE DE IMPULSÃO
    ENGATE
    SANTO ANTÔNIO
    CAPOTA MARÍTIMA
    100.000 KM rodados
    MUITO NOVA.
    54.000,00

Contato: Adriano
    Tel: 9213-8834 (TIM)
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

Usuário
    Entrada
    20/02/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Comprei a minha 3.0 em janeiro, desde la tenho muitas alegrias e poucos problemas
    Como de normal ao comprar um veiculo usado tem alguns problemas
    Ja na primeira semana se foi a embreagem, discos de freio e rolamento da roda dianteira total R$2.500
    Troca dos 4 pneus
    e o barulho que toda ranger 3.0 faz, mas que no meu caso estava ja me irritando
    Kit corrente comando todas as 3.0 fazem esse barulho com o tempo vai ter que troca o kit, total R$2.150
    Como ja foi comentado, depois de fazer a manutenção não troco minha ranger por outro.
    Só tenho alegrias com ela agora.
    RANGER XLT 4X4

Usuário
    Entrada
    28/06/2013
    Local
    Peruíbe/SP
    Citação Postado originalmente por Lucianu Ohlveiler Ver Post
    Ola pessoal, estou com um problema na minha ranger, troquei a embreagem completa dela: discoe plato de marca LUK, atuador e cilindro de pedal da marca TRW, mas agora se passa 2 dias e a embreagem fica com ar falso então ela é sangrada fica 100% e 2 dias depois la esta ela com ar falso novamente, trocamos novamente atuador e cilindro de pedal e o problema continua sendo que não tem vazamento e não baixa fluido.

obs. somente entra ar falso durante a noite quando ela esta parrada
    Guri Ranger, Luciano e outros que estão tendo problemas com a embreagem, leiam este documento em anexo sobre a manutenção do sistema. Vejam a necessidade de se colocar o cilindro mestre na posição horizontal para remover totalmente o ar do sistema e outras dicas.

Abraço
    Arquivos Anexos
    FORD RANGER XLS - CS - 2008/2008 - POWER STROKE 3.0 TURBO DIESEL ELETRONIC

Usuário
    Entrada
    09/08/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por marcoswiedemann Ver Post
    Trocou so o atuador?
    na minha eu troquei todo kit embragem
    usa embreagem luk e atuador de marca boa, ou mesmo da luk
    ja tem 7 meses

Marcos, troquei todo o KIT, botei LUK, original, em função de o pedal estar baixando por entrar toda hora ar no sitema...pois como ia abrir, já troquei tudo....
    Isto faz 7 meses...agora tudo de novo...pedal baixando lá no fundo...vou na oficina, sangram o sistema, fica 100%...dura três dias...e aí começa a via crucis outra vez...e não há vazamento algum no atuador...

abraço
    TROLLER T4 15/15
    EX NISSAN FRONTIER 190CV BF 265/75 A/T 12/13
    EX FORD RANGER 3.0 TD 4x4/ BF 265/75 A/T 08/08

Usuário
    Entrada
    09/08/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por Rodrigo Wolpert Ver Post
    Guri Ranger, Luciano e outros que estão tendo problemas com a embreagem, leiam este documento em anexo sobre a manutenção do sistema. Vejam a necessidade de se colocar o cilindro mestre na posição horizontal para remover totalmente o ar do sistema e outras dicas.

Abraço
    Luciano, problema idêntico ao seu.

Rodrigo, obrigado pela dica e pelo manual...vou esperar mais alguns dias a fim de verificar se o pedal vai novamente baixar, e caso ocorra isso, vou levar o manual na oficina...não é possível...problema irritante este hein...

abraço
    TROLLER T4 15/15

Usuário
    Entrada
    18/08/2013
    Local
    São Luis/MA
    Prezados, peço aos nobres amigos com mais experiência, conselho sobre minha compra. Estou a procura do meu 1º carro a diesel, como muitos, estou inseguro na decisão do carro que achei.

RANGER cab. dupla, XLT, 2007/2008, Diesel. 155.000km rodados. O preço é R$ 37.000,00.

O carro não está em minha cidade, só olhei por fotos. Ele não parece aqueles "carros de garagem", está com pintura arranhada,alguns pequenos machucados, bancos de couro rasgados. Aparentemente sem vazamentos sérios, o proprietário avisou que tem apenas um pequeno vazamento "no volante", "retentor do volante" algo assim.

Então, o que me deixa inseguro:
    km de 155.000 rodados.
    Ter que arrumar um mecânico que não conheço lá, quando for ver o carro.

Queria muito a ajuda de vcs, se esse é um bom negocio, se realmente esse valor é tão bom quanto estou achando, o que eu devo verificar quando for olhar o carro.

Desde já, agradeço muito a ajuda.

Usuário
    Entrada
    20/02/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Citação Postado originalmente por Marcus Caminha Ver Post
    Prezados, peço aos nobres amigos com mais experiência, conselho sobre minha compra. Estou a procura do meu 1º carro a diesel, como muitos, estou inseguro na decisão do carro que achei.

RANGER cab. dupla, XLT, 2007/2008, Diesel. 155.000km rodados. O preço é R$ 37.000,00.

O carro não está em minha cidade, só olhei por fotos. Ele não parece aqueles "carros de garagem", está com pintura arranhada,alguns pequenos machucados, bancos de couro rasgados. Aparentemente sem vazamentos sérios, o proprietário avisou que tem apenas um pequeno vazamento "no volante", "retentor do volante" algo assim.

Então, o que me deixa inseguro:
    km de 155.000 rodados.
    Ter que arrumar um mecânico que não conheço lá, quando for ver o carro.

Queria muito a ajuda de vcs, se esse é um bom negocio, se realmente esse valor é tão bom quanto estou achando, o que eu devo verificar quando for olhar o carro.

Desde já, agradeço muito a ajuda.
    Por todos problemas que vc já apresentou eu não compraria apesar do preço estar bom
    vazamento no volante, deve ter mais coisas
    ainda em uma cidade que vc não conhece
    quando comprei a minha XLT 2005 com 180.000km
    tive que troca embreagem discos de freio e rolamento das rodas, depois de alguns meses o kit corrente comando.
    se tiver um mecânico de confiança leva ele junto, caso contrario boa sorte.
    RANGER XLT 4X4

Usuário Avatar de Hamilton Alexandre
    Entrada
    15/05/2012
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por joaormontanha Ver Post
    Boa noite pessoal, como faço para drenar o filtro de combustível,no manual fala de um filtro diferente do meu
    É só desatarrachar do lado do filtro , uma rosca que parece um botão, deixa o diesel sair, quando reparar que tá saindo sem uniforme, atarracha de novo. Ligue a chave 3 vezes sem acionar o motor, para encher ele de diesel.
    Ranger 2007/2008 4x4 Limited 3.0

Usuário
    Entrada
    02/03/2004
    Local
    Inglaterra/OUTRO PAÍS
    Comprei a minha 3.0 em janeiro, desde la tenho muitas alegrias e poucos problemas
    Como de normal ao comprar um veiculo usado tem alguns problemas
    Ja na primeira semana se foi a embreagem, discos de freio e rolamento da roda dianteira total R$2.500
    Troca dos 4 pneus
    e o barulho que toda ranger 3.0 faz, mas que no meu caso estava ja me irritando
    Kit corrente comando todas as 3.0 fazem esse barulho com o tempo vai ter que troca o kit, total R$2.150
    Como ja foi comentado, depois de fazer a manutenção não troco minha ranger por outro.
    Só tenho alegrias com ela agora.
    Que barulho? Você diz aquele quando liga na 1a vez da manhã depois para?

Usuário
    Entrada
    09/08/2008
    Local
    Porto Alegre/RS
    Citação Postado originalmente por gui ranger 00 Ver Post
    Luciano, problema idêntico ao seu.

Rodrigo, obrigado pela dica e pelo manual...vou esperar mais alguns dias a fim de verificar se o pedal vai novamente baixar, e caso ocorra isso, vou levar o manual na oficina...não é possível...problema irritante este hein...

abraço

Amigos, peço ajuda.

Minha Ranger está na oficina para resolver aquele problema de atuador da embreagem; desmontaram a caixa, e não vaza nada no atuador de baixo, por isso não baixa o líquido...e como já falei meu pedal está lá no fundo, duro...aí sangra e ele volta, dura 3 dias fica duro de novo...por isso resolvi tirar a caixa fora...questiono a vocês, se existe a possibilidade de ser o atuador de cima...estou comprando um agora...

Obrigado.
    TROLLER T4 15/15

Usuário
    Entrada
    18/08/2013
    Local
    São Luis/MA
    Por todos problemas que vc já apresentou eu não compraria apesar do preço estar bom
    vazamento no volante, deve ter mais coisas
    ainda em uma cidade que vc não conhece
    quando comprei a minha XLT 2005 com 180.000km
    tive que troca embreagem discos de freio e rolamento das rodas, depois de alguns meses o kit corrente comando.
    se tiver um mecânico de confiança leva ele junto, caso contrario boa sorte.
    Marcos, obg pelo seu relato e opinião.

Ajudou muito, agora, estou ciente desses gastos na 1º revisão do carro comigo. O melhor foi que com esses argumentos, consegui barganhar mais o valor do carro, com isso, decidi fechar o negocio.

Eu queria saber o que devo checar no carro, antes de realmente fechar o negócio.

Desde já, obg.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 100
      Última resposta: 22/08/2015, 02:14
    2. Respostas: 10
      Última resposta: 03/10/2011, 01:07
    3. Tópico da RANGER 2.5 e 2.8
      Por Imperador! no fórum Ford
      Respostas: 23
      Última resposta: 19/08/2011, 20:14
    4. Respostas: 12
      Última resposta: 04/06/2005, 09:51

Permissões de Postagem