Parece que você está pendendo para a Ranger NGD 3.0. Nesse caso recomendo que você baixe tudo que tem aqui no fórum sobre a Ranger 3.0 e vá estudando aos poucos, e se você tiver algum mecânico amigo ou parente para tirar algumas dúvidas é melhor ainda. Recomendo também que você separe um espaço para que você mesmo possa eventualmente fazer a manutenção dela, e eu afirmo por experiencia própria que o mais difícil nesse carro é a investigação, a descoberta do problema, do que o trabalho braçal mesmo, depois que você aprende como as coisas funcionam fica bem fácil meter a mão na graxa (com luva, rsrsrs) e consertar os problemas que não exijam a abertura do motor, caixa de câmbio ou a desmontagem do common rail. Veja no youtube alguns vídeos de problemas que pareciam ser "cabeludos" e foram resolvidos com a simples troca de uma válvula ou sensor, aqui mesmo no fórum temos vários relatos assim. Se prepare para comprar também um adaptador para ligar o notebook ou tablet/celular android no ECU (injeção eletrônica) e visualizar os códigos de erros registrados, esse adaptador custa barato e existem vários tutoriais explicando como se faz para utilizá-lo. Encontre alguém para te ajudar no início e depois você vai aprendendo a se virar sozinho.
O que vai lhe dar confiança não é a quantidade de dinheiro gasta em manutenção, mas como e por que essa manutenção é feita. Tem gente aqui no fórum que diz ter gasto mais de 10 mil em manutenção e o carro ainda não está 100% e nesses casos eu tenho certeza que foi gasto dinheiro com coisas desnecessárias. Não se gasta tudo isso para deixar essa Ranger 100%, "acho" que nem caso de retífica completa.
Eu já sujei minha mão (com luva) de graxa várias vezes, passei horas na frente do notebook buscando entender algumas coisas, mas não troco minha Ranger por nenhum outro carro com o valor de tabela equivalente. Depois de vencida a etapa da manutenção estou agora buscando upgrades na mecânica, na eletrônica e na estética. Vou fazendo devagar, conforme o tempo e os recur$o$ disponíveis. É muito mais gostoso do que ficar assistindo televisão.
Antes de procurar uma 3.0 dê uma olhada nos relatos de problemas e soluções que estão aqui no fórum, no youtube e na internet no geral. Assim você vai estar mais preparado para "investigar" a picape antes de comprá-la. Levar junto alguém que conhece o comportamento desta Ranger é indispensável.
Abraço