Pessoal, minha Ranger ta na oficina.
Alguém sabe me dizer se o atuador da embreagem que vai na Ranger 2.8 é o mesmo da 3.0?
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Pessoal, minha Ranger ta na oficina.
Alguém sabe me dizer se o atuador da embreagem que vai na Ranger 2.8 é o mesmo da 3.0?
Qual a função da válvula termostática?
Eu imagino o seguinte: ela fecha para manter a água no bloco até atingir a temperatura de trabalho, depois que atingiu ela abre deixando a água circular para não aumentar mais a temperatura. Seria isto mesmo?
O que aconteceria se passasse a usar o motor sem esta válvula, ficando aberto direto?
Eu imagino que somente demoraria mais para aquecer o motor. Ou tem algum problema mais grave?
Vários problemas.
O primeiro você já citou, é a questão da temperatura de trabalho do motor que não será atingida. E, com isso, provoca-se o desgaste prematuro de vários componentes do motor que foram desenhados para trabalhar em temperatura X.
O segundo e mais comumente esquecido é que a válvula termostática controla a passagem de água para o cabeçote e ficar sem ela pode fazer ele fica com muita ou pouca/nenhuma água também.
O desempenho, consumo e eficiência do motor também ficam comprometidos...
Mencionaria também, apenas para iliustrar com exemplos práticos:
-> Muitos motores sem válvula termostática trabalham frio. A água não atinge a temperatura ideal de trabalho do motor. Assim, o óleo trabalha mais viscoso, gasta-se mais combustivel e maior desgaste. O MWM é um exemplo. Sem termostática, a temperatura não sobe, especialmente na estrada e em climas frios.
-> Em veiculos de ciclo otto injetados, motor trabalhando sem termostática, a oscilação de temperatura fica muito grande, e em muitos casos, o motor trabalha frio. Com isso, a injeção entende que o motor está em fase fria e injeta mais combustivel, aumentando o consumo e mesmo a carbonização em decorrência da mistura rica.
-> Já vi casos de motores a álcool mais antigos que, ao ter a termostática removida, quando trafegando em condições de chuva extrema, com poças de água na pista, a temperatura de trabalho do motor caia a niveis tão baixos que requeria o uso do afogador para o funcionamento em marcha lenta. Mesmo estado funcionando a bastante tempo.
-> O Novo motor VW EA-211 3 cilindros do Fox Bluemotion tem 2 valvulas termostáticas, uma controlando a agua que circula no bloco e outra da água que circula no cabeçote, a uma temperatura inferior (80 graus no cabeçote no lugar dos 95 no bloco), o que permite que a camara de combustão trabalhe mais fria, inibindo a detonação. Agora, imagina tirar a válvula termostática de um motor desses? Bagunça todinho o sistema e o engenho perde a eficiência.
Abraços
Valeu Daniel!
Mais uma dúvida. Se a VT travar aberta ficaria como se ela não existesse. Correto?
E se ela travar fechada? O que pode acontecer? O marcador exibiria a temperatura correta? E a ventuinha armaria?
O sensor da ventuinha acho que fica no radiador e o sensor de temperatura acho que fica na VT. Ele fica do lado da água do bloco ou do lado da água do radiador?
Travada aberta digamos que é praticamente como se ele não estivesse lá, apesar que o tanto que travou pode variar de caso para caso, metade, inteira, etc...
Travada fechada o superaquecimento é iminente e praticamente instantâneo, pois a água vai circular apenas pelo bloco e pelo cabeçote e não no radiador. Será indicado no painel o superaquecimento, mas a temperatura vai subir muito rápido.
Na Ranger diesel não há eletro-ventilador, apenas há um acoplamento viscoso.
Esse fim de semana fui vítima de um acidente.
Estava lutando para encontrar o alargador do paralama original (lado direito, frente) da Ranger. Que luta! Não encontrei nem no Mercado Livre, o jeito foi cair com 500 (!!!) nas ccs aqui de Fortaleza. Que roubo! Eu sou fã da Ford, mas todos sabem que as peças da Ford são caras e difíceis de encontrar...
PS: No Mercado Livre só tem aquelas paralelas fininhas, usadas nas Ranger XL que não tem alargador, que são diferentes do modelo original da Ranger...
Vai com calma que tem muito file por ai.
Se é teu 1º carro 4X4, procura que vc acha um em bom estado.
Se comprar aquele por empolgação e começa dar problema, depois vai por a culpa nas ranger e motor que não presta.
Geralmente ex donos não faziam manutenção preventiva e depois quem compra paga o pato.
Boa sorte, espero que consiga compra algo muito bom.
abraço