x
Convex Datacenter

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    10/05/2013
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0

Olá pessoal, sou advogado e proprietário de um 3.2. Meu carro está com 4.000 km e graças a Deus até agora sem problema algum.

Para o pessoal que entrou com ação ou pensa em entrar segue, a título ilustrativo, jurisprudência recente de um caso análogo.

Abs.

TJMS - Empresas devem indenizar cliente por vício em veículo

Duas empresas do ramo automobilístico foram condenadas pelo juízo da 3ª Vara Cível de Três Lagoas a restituir o valor de R$ 43.020,98 pago pela cliente R.S.O.R., referente à aquisição do veículo F. L. LX, adaptado às necessidades físicas dela, com correção monetária e juros, além de, solidariamente, arcarem com a indenização por danos morais no valor de R$ 8 mil. A sentença se deu em razão do automóvel ter apresentado vícios insanáveis desde a compra.

De acordo com a ação de obrigação de fazer combinada com danos materiais e morais, a cliente adquiriu junto à concessionária o veículo em maio de 2010, com as adaptações exigidas de acordo com a necessidade física que ela tem. Após um mês de uso, o veículo passou a apresentar ruídos na porta do passageiro e a trepidar nas arrancadas, mesmo sendo automático e, em dias de chuvas intensas, o veículo ?apagava? sem qualquer justificativa.

Mesmo após a revisão de 15 mil km, os problemas mecânicos persistiram, tendo o veículo apresentado dificuldades novamente em agosto de 2010 e abril de 2011, quando foi para a concessionária. De acordo com a compradora, no ato de retirada do automóvel, mais uma vez ele apresentou os vícios e, pouco tempo depois, ela ficou sem poder usar o veículo.

Em contestação, a concessionária informou que o fornecedor só tem o dever de dar as alternativas do Código de Defesa do Consumidor se o vício não for sanado em 30 dias, que a cliente não teria dado chance à empresa para resolver o problema dentro do prazo e que o veículo foi consertado, estando o mesmo no prazo correto da garantia, sendo que os problemas apresentados são de natureza do uso do veículo. A alegação da concessionária é de que os fatos não são danosos, configurando-se meros aborrecimentos.

A segunda empresa tida como requerida na ação apresentou resposta alegando que todas as ocasiões em que a requerente reclamou dos vícios em seu veículo, a concessionária autorizada da rede prontamente efetuou os reparos necessários e que a cliente recusou-se a retirar o veículo, insistindo no pedido de restituição de valores ou substituição do mesmo. Para ela, não persiste qualquer vício ou defeito de fabricação, mas sim a simples insatisfação da consumidora com o produto adquirido, o que não gera o direito à indenização ou qualquer reparação.

Em sua sentença, o juiz Renato Antônio de Liberali ressaltou o que estabelece o artigo 18 do CDC, que ?os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas?.

O magistrado citou os diversos problemas do automóvel apontados pela cliente na ação. ?Isto porque, segundo afirma, o veículo apresentou vários defeitos, como na pintura (mancha na porta), barulhos na porta direita e, na transmissão; trepidação ao iniciar movimentação; dificuldades para 'pegar' pela manhã e, 'apagar' em dias de chuva, durante sua movimentação?. Ele ressaltou que, apesar das inúmeras vezes que R.S.O.R. tentou solucionar o defeito constatado administrativamente, não logrou êxito em sua pretensão, tendo o problema persistido, razão pela qual se socorreu do Judiciário.

Assim, diante do que foi colhido dos autos, o juiz concluiu que ?é indiscutível que o veículo adquirido pela requerente apresentou, desde a sua compra, defeito insanável, que, apesar de não o tornar imprestável ao fim a que se destina, implica diminuição de seu valor, além do desconforto que causa ao consumidor, caracterizando-se como produto viciado. Não bastasse isso, é evidente que tal situação gera uma frustração às justas expectativas daquele que adquire no mercado de consumo um bem durável por considerável valor, como no caso dos autos, impedindo-o de extrair do produto toda sua utilidade e conforto?.

Processo nº: 0003551-32.2011.8.12.0021

Fonte: Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul

Usuário Avatar de Pc Zafanelli
    Entrada
    24/04/2013
    Local
    Umuarama/PR
    E eu que achei que estaria livre do "modo de segurança" ou "perca de potencia", logo no início já havia percebido os lags...

Mas, com 7.800 km o meu entrou em modo de segurança, colocando minha vida em risco! Estava ultrapassando 2 carretas, e no meio ele perdeu toda a potência, foi quando desceu um terceiro caminhão de frente... Tive um grande livramento de Deus.

Atravessei entre as 2 carretas e fui parar no acostamento!

Bom, é fato que se não todos a maioria dos Trollers 12/13 e 13/13 estão com problemas de LAG, nos sensores, bicos injetores... que acabam entrando em modo de segurança.

SOLUÇÃO IMEDIATA: TER MUITO CUIDADO NAS ESTRADAS E PRINCIPALMENTE NAS ULTRAPASSAGENS, POIS VOCÊ PODE ESTAR COLOCANDO SUA VIDA E SUA FAMÍLIA EM RISCO!!!

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Citação Postado originalmente por Pc Zafanelli Ver Post
    SOLUÇÃO IMEDIATA: TER MUITO CUIDADO NAS ESTRADAS E PRINCIPALMENTE NAS ULTRAPASSAGENS, POIS VOCÊ PODE ESTAR COLOCANDO SUA VIDA E SUA FAMÍLIA EM RISCO!!!
    Ah se neste país houvesse justiça e não somente os aparatos jurídicos....

Se estivéssemos na Europa ou nos EUA os (i) responsáveis por esta "empresa" já estariam na cadeia!

Usuário Avatar de telles0808
    Entrada
    15/05/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Estou entrando com ação pública em todos os dispositivos legais possíveis.

Resposta do ministério:
    Prezado (a) Senhor (a) Consumidor (a),
    Este e-mail pertence à Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba. Por ele recebemos notícias defatos concretos ocorridos no município de Curitiba ou daqueles cujos danos sejam de caráter regional ou nacional, visando à facilitação da defesa de direitos coletivos dos consumidores.
    Sua reclamação tem repercussão coletiva. Para que possamos atuar no aspecto coletivo e, para dar cumprimento ao disposto no inciso II do art. 2°* e art. 5°, caput,** da Resolução 1928/2008 da Procuradoria Geral de Justiça, solicitamos:
    1 - Que nos informe a sua qualificação completa: Nome, n° do RG, n° do CPF e endereço.
    2 - Nos encaminhe elementos que comprovem, ainda que minimamente, os fatos narrados;
    (*Art. 2º O inquérito civil poderá ser instaurado: (...) II em face de requerimento ou representação formulada por qualquer pessoa ou comunicação de outro órgão do Ministério Público, ou qualquer autoridade, desde que forneça,por qualquer meio legalmente permitido, informações sobre o fato e seu provável autor, bem como a qualificação mínima que permita sua identificação e localização;
    **Art. 5º Em caso de insuficiência de elementos, de evidência de que os fatos narrados na representação não configurem lesão aos interesses ou direitos mencionados no art. 1º desta Resolução, se o fato já tiver sido objeto de investigação ou de ação civil pública ou se as ocorrências apresentadas já se encontrarem solucionadas, o membro do Ministério Público, no prazo máximo de trinta dias, indeferirá o pedido de instauração de inquérito civil, em decisão fundamentada, da dando ciência pessoal ao representante e ao representado, via correio, com aviso de recebimento.)
    Os documentos poderão ser remetidos através do correio ou entregues diretamente no protocolo da Promotoria de Justiça sita à Rua Marechal Floriano Peixoto, n° 1251, Rebouças, Curitiba – Paraná, CEP 80.230-110.

Atenciosamente,
    Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba
    Ministério Público do Estado do Paraná

Usuário Avatar de telles0808
    Entrada
    15/05/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    Pessoal, respondi ao email do ministério público com o seguinte conteúdo:
    Obrigado pela pronta resposta.

Este e-mail segue com cópia ao meu advogado, afim de o mesmo auxiliar da melhor maneira possível esta denuncia.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...er-2013-a.html

2 - Nos encaminhe elementos que comprovem, ainda que minimamente, os fatos narrados:
    Segue vídeo, disposto no youtube, feito ontem, ao entregar o carro na concessionária, após consultar a assistência Troller 0800, que orientou levá-lo.

Vácuo na aceleração, oscilação e perda de potência.

A imagem mostra o carro perdendo a potência e baixando a rotação, mesmo acelerando o motor no máximo, a rotação ficava somente entre 1 mil a 2 mil rotações.

Este link contêm 3 vídeos: Troller, um estilo de vida - YouTube
    Tópico para acompanhamento das denúncias e reclamações: http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...er-2013-a.html

O problema apresentado aqui foi o de falta de potência, o mesmo que ocorreu durante viagem de Curitiba a Morretes, o qual, no dia, entrei em contato com o suporte 0800 para ser orientado em que fazer, e o mesmo pediu que aguardasse cerca de 15 minutos parado e depois ligasse o carro, resolvendo, provisoriamente, o problema.

O problema tornou-se intermitente e cotidiano, oferecendo sérios riscos de ultrapassagem, no qual várias testemunhas (caronas) estavam no momento e local, para comprovar.

------------------

Esmagamento dos Pés

O mesmo esmagou o pé de meu irmão, quando rebaixado, e só não ocorreu amputamento por felizmente o mesmo ter agido sob reflexo.

Sequencia dos fatos:

Para acessar o banco traseiro, é obrigatório o rebatimento do banco.

Que ergue-se, fornecendo a passagem de acesso.

E esmaga e/ou amputa membros dos pés, ao voltar para o local original.

------------
    Vazamento de óleo devido a erro de projeto

Mais um problema comprovado por vários usuários e proprietários de Troller, que frequentam a comunidade 4x4 Brasil, foi o amassamento do reservatório de óleo embaixo do motor, devido a um erro de projeto da barra de direção.

A Troller faz questão de esconder o fato e fez um kit de reparo, onde aumenta o centro de gravidade do carro, aumentando também o risco de capotamento e a trepidação interna do veículo.
    Tópico de acompanhamento da discução: http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ml#post1929980

Foto que comprova o ocorrido:

Por fim, posso encaminhar os protocolos de atendimentos, onde fiz questão de registrar, mesmo em protesto do atendente, as reclamações em relação ao carro. Estou no aguardo do envio de tais documentos, já solicitados, pela concessionária.

Fico na completa disposição para esclarecer mais fatos, comprovar e provar os ocorridos.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    Petrolina/PE
    Meu T4 apresentou ontem o mesmo problema, foi guinchado para autorizada, assim que extrapolar o prazo e só faltam 3 dias vou entrar com ação na justiça.
    Seria importante um forum com todos que já entraram na justiça, pois os problemas são semalhantes.

Usuário
    Entrada
    18/05/2013
    Local
    Birigui/SP
    Esta é a única postura QUE AJUDA.
    Se nós, choramingas da Web, tivéssemos a mesma postura do alex, a Troller sentiria um pouco mais.
    O problema é que no Brasil as pessoas têm mais medo de advogado do que medo do Capeta.
    Uma droga.
    Citação Postado originalmente por alexsandorjr Ver Post
    Meu T4 apresentou ontem o mesmo problema, foi guinchado para autorizada, assim que extrapolar o prazo e só faltam 3 dias vou entrar com ação na justiça.
    Seria importante um forum com todos que já entraram na justiça, pois os problemas são semalhantes.

Usuário
    Entrada
    10/06/2013
    Local
    Petrolina/PE
    Quando o veículo foi para Autorizada pela segunda vez, já foi no site da reclame aqui , entrei em contato com a Proteste e enviei três cartas com AR para dar ciência a empresa e dar oportunidade de efetuarem a manutenção. Segundo o CDC eles trinta dias para resolver o problema, então após os trinta dias não dou mais nenhum. Desde o inicio que junto documentos das idas e vindas bem como contratos de locação. Enviei diversos emails para as autorizadas nenhuma respondeu, parece que eles já estão orientatos.
    Mas não importa recebi os ARs e isso já mostra que a FORD tomou ciência do problema. Confio na Justiça.
    4X4 Brasil
    Atual Troller 2012/2013
    Ex- Willys 66 e 69/Ex-JPX /Ex-Engesa 2.8 MWM/Ex-TR4 2009 e 2010

Usuário
    Entrada
    18/05/2013
    Local
    Birigui/SP
    Eu não sei dizer, mas os indícios indicam que há um conluio entre as CCS e a montadora.
    A Troller nega com veemência a reprogramação. As autorizadas também negam, seguindo ordens do Ceará.
    Eu gosto muito do jipe, mas devo confessar: é uma FRIA.
    Vi vários colegas tombando. Fiquei triste com o relato do Telles. Um sonho de consumo que se transforma no maior pesadelo de um homem e sua família.
    Citação Postado originalmente por alexsandorjr Ver Post
    Quando o veículo foi para Autorizada pela segunda vez, já foi no site da reclame aqui , entrei em contato com a Proteste e enviei três cartas com AR para dar ciência a empresa e dar oportunidade de efetuarem a manutenção. Segundo o CDC eles trinta dias para resolver o problema, então após os trinta dias não dou mais nenhum. Desde o inicio que junto documentos das idas e vindas bem como contratos de locação. Enviei diversos emails para as autorizadas nenhuma respondeu, parece que eles já estão orientatos.
    Mas não importa recebi os ARs e isso já mostra que a FORD tomou ciência do problema. Confio na Justiça.

Citação Postado originalmente por telles0808 Ver Post
    Pessoal, respondi ao email do ministério público com o seguinte conteúdo:
    Pessoal,

Com tudo isso que o Telles mencionou em sua carta, nem precisaria de ação na Justiça - bastaria os órgãos "competentes" fazerem seu trabalho, caso os mesmo tivessem vergonha na cara.

Como é aprovado para produção um veículo com esses problemas? Me refiro principalmente ao banco, pois para quem é da área, é um defeito óbvio, que poderia ser resolvido com uma simples capa telescópica em material rígido, e, obviamente, indicaria outros problemas mais sérios pela absoluta falta de cuidado. Imagina uma criança no banco de trás da "bomba Troller", colocando a mão ali... "Patrocínio" para o fiscal do departamento? (se bem que aquela porcaria no banco, me recuso a admitir que recebeu qualquer projeto).

Impressões sobre o modelo? As piores possíveis - já sobre a marca.. é de dar dó dos proprietários. Vergonha alheia.
    Parabéns Troller e Ford - nunca mais irei olhar para suas marcas. E certamente ninguém da minha família.

Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por André F Ver Post
    Pessoal,

Com tudo isso que o Telles mencionou em sua carta, nem precisaria de ação na Justiça - bastaria os órgãos "competentes" fazerem seu trabalho, caso os mesmo tivessem vergonha na cara.

Como é aprovado para produção um veículo com esses problemas? Me refiro principalmente ao banco, pois para quem é da área, é um defeito óbvio, que poderia ser resolvido com uma simples capa telescópica em material rígido, e, obviamente, indicaria outros problemas mais sérios pela absoluta falta de cuidado. Imagina uma criança no banco de trás da "bomba Troller", colocando a mão ali... "Patrocínio" para o fiscal do departamento? (se bem que aquela porcaria no banco, me recuso a admitir que recebeu qualquer projeto).

Impressões sobre o modelo? As piores possíveis - já sobre a marca.. é de dar dó dos proprietários. Vergonha alheia.
    Parabéns Troller e Ford - nunca mais irei olhar para suas marcas. E certamente ninguém da minha família.
    Boa tarde André. Concordo plenamente contigo, haja vista, que os órgãos competentes são mantidos com o nosso dinheirinho suado. Acho que ninguém quer saber de nada. O consumidor que se exploda. É um tal de salve-se quem puder. Na minha opinião, vocês tem que ir atrás dos seus direitos na justiça mesmo. Acho que é o melhor caminho e o mais seguro. Na torcida para que vocês tenham êxito nas ações. Abs. Valter.
    p.s. e eu na minha ingenuidade, achando que a Ford/Troller estava resolvendo os problemas do TGV, principalmente nos novos. Santa ingenuidade. Acho que um ditado antigo vem bem a calhar nesta situação: "quanto mais eu rezo, mais assombração aparece"
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Sandrãobh
    Entrada
    29/03/2011
    Local
    Poraí/MG
    Citação Postado originalmente por IDOSO DO TROLLER Ver Post
    Boa tarde André. Concordo plenamente contigo, haja vista, que os órgãos competentes são mantidos com o nosso dinheirinho suado. Acho que ninguém quer saber de nada. O consumidor que se exploda. É um tal de salve-se quem puder. Na minha opinião, vocês tem que ir atrás dos seus direitos na justiça mesmo. Acho que é o melhor caminho e o mais seguro. Na torcida para que vocês tenham êxito nas ações. Abs. Valter.
    p.s. e eu na minha ingenuidade, achando que a Ford/Troller estava resolvendo os problemas do TGV, principalmente nos novos. Santa ingenuidade. Acho que um ditado antigo vem bem a calhar nesta situação: "quanto mais eu rezo, mais assombração aparece"
    Oh Válter, esse problema dos bancos do Troller é de todos....(não sei dos RF, nunca entrei em um), mas até o 2011 é o mesmo sistema!!!

Acho um absurdo o banco ser um risco, mas amputação e risco à mãozinha da criança é um pouco de exagero!! Dá prá ficar com o dedo roxo e/ou arrancar a unha e quando se coloca a criança no banco de trás a primeira coisa é passar o cinto e as perninhas curtas não deixarão os seus pezinhos lá embaixo do banco dianteiro!!!! Dá prá melhorar, mas sem dramas!!

abç
    T4 2.8 -CARROÇA- BF 35', Bead's15x9 - Bilstein 5125-12'', E-locker/Spartan , Warn XD 9000 I/ Warn RC 9,0 (T) , RK 2,5''/3,5'', 4:56's, LEDs...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Troller 3.2 TGV: Problemas resolvidos?
      Por MarcoKK no fórum Troller
      Respostas: 6
      Última resposta: 25/09/2017, 16:38
    2. Problemas Troller MWM 2.8
      Por Bruno F. Lima no fórum Troller
      Respostas: 38
      Última resposta: 06/08/2013, 10:16
    3. Problemas com troller 2008 3.0
      Por robson caxias no fórum Troller
      Respostas: 14
      Última resposta: 30/12/2012, 15:15
    4. Troller 3.0: problemas com bloqueio ...
      Por arthurmozao no fórum Troller
      Respostas: 0
      Última resposta: 15/12/2009, 22:56
    5. Problemas Câmbio Troller 03
      Por aluchesi no fórum Troller
      Respostas: 4
      Última resposta: 20/10/2008, 18:46

Permissões de Postagem