Seguem então minhas considerações:
- Hoje todos os carros a diesel novos do mercado tem filtro de partículas, mas pelo que me consta só o Troller conta com a regeneração manual (que deveria ser chamada de regeneração forçada)
- Ela serve para se o carro por algum motivo a central eletrônica não conseguir fazer a regeneração automaticamente, você possa força-la. É um sistema "a mais" para que você não precise levar o carro até o concessionário.
- Na Europa, onde o FAP é usado a anos, muitas montadoras pedem aos seus clientes que rodem 1 vez por semana por 30 minutos em uma auto-estrada mantendo velocidade constante e 2mil RPM.
A regeneração forçada só deve ser feita SE NECESSÁRIO, ou seja, se por algum motivo o motor não conseguir faze-la automaticamente. Nesse caso se acenderá uma luz laranja no painel avisando que você precisa faze-la manualmente.
IMPORTANTE: O carro só vai aceitar a regeneração manual se ele julgar necessário. Caso não haja fuligem suficiente dentro do catalisador ele não vai aceitar a regeneração manual.
MUITÍSSIMO IMPORTANTE: A regeneração manual nunca deve ser feita perto de materiais que possam pegar fogo, tipo grama seca, mato, pisos de madeira e etc. Os gases superaquecidos do escape (acima de 600ºC) pode tocar fogo em tudo que estiver em seu caminho.
- Com o carro parado, freio de mão puxado e o motor em temperatura normal de trabalho, aperte a embreagem e posteriormente o botão da regeneração por 5 segundos.
- O motor vai elevar o giro para cerca de 2mil RPM e vai iniciar a regeneração manual. A partir dai pode soltar o botão e a embreagem e sair do carro que ele faz o resto sozinho.
- A regeneração manual leva de 5 a 25 minutos e NÃO DEVE SER INTERROMPIDA.
Eu fiz um vídeo para mostrar o processo a vocês, e no vídeo eu coloco uma folha de papel na saída do escape, diretamente no fluxo de gases. A folha pega fogo quase que instantaneamente.
Mais tarde posto o vídeo aqui.
Abraços.