Postado originalmente por
Daniel.Shimomoto
Galera, apesar de ser forista do tópico Ford, venho acompanhando com interesse esse problema dos Maxxforce 3.2 pelo fato de eu ser um entusiasta da motorização diesel em geral.
O problema principal mesmo é da MWM International que produz e fornece o motor para a Ford/Troller. A Ford/Troller tem sua parcela de culpa sim, por não exigir mais da MWM International e nem em dar o respaldo aos consumidores, mas no fundo, a empresa (Troller/Ford) está com uma "batata quente" e tanto na mão.
Parece que esse MWM não foi suficientemente testado (na verdade ele é o Sprint 4.08TCE do VW 8-140 aumentado em cilindrada e colocado um cabeçote de 4 valvulas por cilindro) e era a única opção que a Ford tinha de imediato para enquadrar o Troller nas normas Euro V. Era o unico motor que cabia no cofre. E o Troller foi o ultimo diesel a ser produzido e comercializado em 2012 com motor Euro III
Tanto isso é verdade que o Maxxforce 3.2 é um motor na verdade, Low Speed, com potencia máxima em 3000 rpms. No Troller, ele teve que ter o torque máximo reduzido para 380Nm (para nao ter que mexer na transmissão) e com isso, a rotação de potencia máxima aumentada para 3500 rpms.
Aliás, os problemas com o sistema de escapamento e regeneração de gases dos motores International em veiculos Ford não são exclusivos ao Troller. Nos EUA, após o grande fiasco que foi o International Powerstroke 6L na F-250 americana (era um motor que não oferecia qualquer confiabilidade, tanto na eletronica quanto mecanicamente), vieram os 6.4L para tentar apagar os problemas e mesmo assim eles continuaram...exatamente na questão de regeneração do filtro de particulas. O sistema esquentava tanto que saia uma labareda de fogo pelo escapamento das Superduty.
Acho que a solução para vocês, Trolleiros é literalmente "cairem de pau" em cima da Troller/Ford e também da MWM International e acionar todo mundo, para forçarem eles a darem uma solução definitiva para o caso. Recorrerem a Justiça, Procon, etc. pois senão vocês ficarão com a bomba que está sendo esse motor Maxxforce e o que eu acho pior, terão medo de rodar com seus veículos em uma viagem, ou a noite, o que é muito ruim, ainda mais se tratando de um carro novo.
Enfrentei essa decepção com o motor e a International Engines com minha ex. Ranger e seu motor NGD3.0E, que com 150 mil km, resolveu me "apresentar as contas" e dar defeitos.
Desculpe o longo texto, a intromissão e o longo palpite para vocês Trolleiros
Abracos